Minha gataestá em trabalho. Socorro!?

Saiu o primeiro filhote numa bolsa de água, li que ela everia lamber, ela não lambeu, eu rasguei a bolsa com aa mão... amarrei o cordão, cortei, o filhote tá miando, mas ela não tá cheganod perto ele... O que eu faço com esse bicho?

Em quanto tempo virão os outros? ela não vai lambê-los também, não? será que ela vai cuidar os filhotes depois?

O que acontece?

Update:

E se ela não limpá-lo e ele morrer? Deixo o terceiro morrer tb?

Update 3:

Só fico preocupado com a primeira cria, ele estava frio, pois estão lá fora, ela o teve no quintal, e eu que limpei e coloquei perto da barriga dela... agora estão dois com ela.

Update 5:

Bom, no final de tudo, foram 05 gatinhos, O primeiro eu limpei, achei que ela deu uma rejeitada nele. O segundo e o terceiro quando eu fui ver, já estavam com ela. o 04º e o 05º ainda estavam naquela bolsa estranha, mas ela não os lambeu, eu não mexi , conclusão... morreram.

Minha gata quando estava próximo do parto, não foi para aonde armamos para ela ir. Ela ficava seguindo minha mãe. Se minha mãe estava no quarto, ela ia pro quarto e deitava na cama, se estava na sala, corria pra sala. Então minha mãe decidiu pegar os panos e colocar no quintal, na hora de sair o primeiro filhote, acho que ela ficou com medo e saiu correndo, por isso, limpei.

Agora tenho 03 filhotinhos, um é bem miúdo, diferente dos outros. O que eu limpei, é o mais esperto hehe.

Ela está amamentando os 03. Só que o miúdo, não sei, ele é muito pequeno, acho que tem algo de estranho.

E a minha gata continua muito ofegante depois do parto, isso é normal?

Comments

  • Coloque o filhote perto da barriga da gata para ele se aquecer. Se for a primeira cria dela é normal que ela se atrapalhe um pouco. E também é normal ela dar pouca atenção aos filhotes no começo do parto, afinal, ela está com dores. Deixe o filhotinho junto dela e acompanhe o parto de longe e só interfira se for necessário. É muito difícil uma gata abandonar os filhotes, só mesmo em situações de estresse extremo ou quando os filhote já nascem com algum problema. O próximo filhote deverá nascer entre 15 minutos a 2 horas, mas tem gata que demora muito mais.

  • Agora já deve ter terminada, mas isso aconteceu porque ela estava dando a luz em um lugar em que ela não se sentia segura. O fato de vc ter ficado em cima olhando também contribui para ela ficar nervosa, ela precisa de privacidade.

    Se vc não é veterinário vai mais atrapalhar que ajudar. Aquele que vc cortou o cordão provavelmente não vai sobreviver.

    A melhor opção teria sido colocar ela dentro de uma caixa grande ou trancar em um armário e deixar ela sozinha.

    Agora tente, pelo menos, arranjar um ninho fechado e escurinho para eles, senão a gata vai ficar mudando os gatinhos de lugar toda hora.

  • Sinais: 24hs antes do parto a fêmea pára de comer e se aninha na caixa de parição. A temperatura corpórea começará a baixar. Quanto mais próximo do momento do nascimento, mais agitada e inquieta a fêmea ficará.

    Impeça que ela vá parir em locais de difícil acesso (em baixo de camas ou móveis). Após o nascimento do primeiro filhote, a fêmea irá cortar o cordão umbilical, lamberá o filhote para o estimular e secar, e irá comer a placenta. Cada filhote será acompanhado de uma placenta. Deixe que ela coma, pois a placenta fornecerá nutrientes para a gata.

    É importante que se peça orientação ao veterinário sobre os sinais normais e anormais de um parto. Uma ninhada pode ser perdida por falta de experiência da gata, ou pela demora na saída do primeiro filhote. O veterinário irá orientar como proceder e quando será necessário contactá-lo em caso de anormalidades durante o parto.

    Causas de perda da ninhada:

    - demora na saída de algum filhote, por falta de dilatação ou devido a fetos muito grandes;

    - falta de contrações para expulsão dos filhotes;

    - eclâmpsia: falta cálcio, o útero não se contrai; *emergência veterinária.

    - tempo de gestação prolongado (acima de 62 dias);

    - torções do útero que impeçam a expulsão dos filhotes.

    A ninhada

    Os filhotes irão mamar logo após o nascimento e irão adquirir os anticorpos passados pelo leite materno. Gatas não vacinadas fornecerão bem menos anticorpos do que aquelas que tem a vacinação em dia.

    A gata permanecerá no ninho o dia todo, só saindo para urinar e defecar. Coloque água e comida próximos ao animal. Muitas gatas podem ficar agressivas com a aproximação de estranhos ou mesmo do dono. Não insista, pois o instinto materno falará mais alto e a fêmea poderá atacar.

    A fêmea irá lamber os genitais e ânus dos filhotes, o que os estimulará a defecar e urinar. A mãe irá comer os dejetos dos filhotes. A partir de 20 a 25 dias de idade, a gata começa a rejeitar a ninhada. É hora da orientação do veterinário quanto ao desmame.

    Os filhotes abrem os olhos com 10 a 15 dias de idade. Os dentes começam a nascer entre 25 e 30 dias. Com 15 dias eles já começam a dar os primeiros passos, meio arrastados.

    Com 30 dias de idade, prepare-se!! A mãe já não terá paciência com os filhotes e eles, por sua vez, já não ficarão quietinhos dentro da caixa... Estará instalada a bagunça! E que bagunça deliciosa!

    Os gatinhos podem ser separados da mãe a partir de 45 dias de idade.

    Oriente o novo proprietário a levar o filhote ao veterinário para exames e início da vacinação.

  • Nossa! já se passaram 2 horas ou mais, e ai o que aconteceu?

    Não mexa, deixa que ela tem que fazer tudo sozinha, é a natureza DEUS que criou e deu capacidade aos animais para que eles façam sozinhos...

  • é acho que é melhor nem mexer nos filhotinhos não..

    ela tem os instintos dela e sabe o que fazer nessas horas

    ;D

  • deixa que ela faz td. nao meixa pq ela pode rejeitar.

    OBS: minha cadela foi assim nao sei a gata.

  • Fique aí de plantão, voce é o parteiro

Sign In or Register to comment.