O GÊNERO ÉPICO reúne textos literários que expõem objetivamente o mundo exterior do autor, que conta a história através de alguém chamado de narrador. Um texto épico, portanto, narra e descreve, de preferência em prosa.
São exemplos de textos épicos as epopéias clássicas, como a Ilíada e a Odisséia (séc. IX a.C.), do poeta grego Homero. Na Ilíada são exaltados os heróis gregos que tomaram parte na guerra de Tróia. A Odisséia conta a volta de Ulisses para Ítaca, sua terra, depois de Tróia ser destruída. A Eneida, epopéia escrita por Virgílio, descreve as aventuras do príncipe troiano Enéias, que fugiu quando Tróia foi incendiada, andou três anos pelo mar e, ao final, fundou Roma.
Na Idade Média, o gênero épico manifestou-se através das Novelas de Cavalaria. São narrativas em verso acerca de cavaleiros andantes. Em português as mais famosas são as do cavaleiro Amadis de Gaula.
No Renascimento surgiram o poemeto e o poema épico, ambos em verso; o conto e a novela, em prosa; e houve o retorno da epopéia. Os Lusíadas, de Camões, é a primeira epopéia em língua portuguesa e é considerada uma obra prima universal.
No século XIX, com o Romantismo e o surgimento da classe média, o gênero épico aburguesou-se e nasceu o romance, que adaptou o enredo aventuresco ao gosto do cidadão urbano. Em sua maioria, os romances românticos são textos mais líricos do que épicos.
Atualmente, além do cultivo do romance, do conto e da novela, surgiu a crônica, todos desenvolvidos em forma narrativa. Daí a expressão gênero narrativo, com que é conhecido o gênero épico na atualidade. Os romances modernos e contemporâneos, em geral, constituem exemplos de textos épicos.
texto dramático
O texto dramático é entendido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma comunicação direta das personagens entre si e com os recetores do enunciado. O texto dramático privilegia a dinâmica do conflito, tentando representar as ações e reações humanas, pela tragédia, pela comédia e pelo drama (propriamente dito), graças à presença das personagens.
Serve, com frequência, o teatro, que tem como objetivo específico a representação e o espetáculo. Por isso o texto teatral obriga à concentração dos elementos essenciais do texto dramático em linhas de força que garantam um ritmo vivo e uma progressão capaz de prender a atenção do espectador. O teatro permite uma comunicação específica entre autor, ator e público; entre as personagens da obra; entre o palco e a plateia. O conflito ou o drama oferece-se à contemplação do espectador
O texto dramático, onde predomina a função apelativa da linguagem, ao exprimir o mundo exterior e objetivo, recorre, em geral, à enunciação na segunda pessoa. E utiliza um discurso múltiplo e complexo, com os respetivos signos linguísticos, mas também com signos paralinguísticos (entoação, voz...), expressão corporal, elementos de caracterização dos atores, ou mesmo elementos que se encontram fora do ator, como o espaço cénico e os efeitos sonoros.
texto lírico
O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu". No texto lírico, predomina uma voz central, um "Eu" que, sem preocupações espácio-temporais, revela o seu olhar sobre o mundo, com que se funde, e aprofunda as suas vivências emocionais, os seus estados de alma, reflexões, conceções e sentimentos. Usualmente, recorre à enunciação na primeira pessoa, podendo traduzir entusiasmos individuais e coletivos.
A poesia é a forma de literatura que melhor e com mais frequência privilegia o lirismo, embora também o possamos encontrar em diversos textos de prosa. O verso e os recursos sonoros e textuais, como rima, métrica, ritmo, musicalidade e figuras de linguagem favorecem, na poesia, o tratamento desta expressão de sentimentos, das emoções e pensamentos. Isto não invalida a presença da efusão lírica em belíssimos textos de prosa, cuja estrutura frásica, o predomínio da linguagem conotativa e das funções poética e emotiva, o vocabulário marcadamente afetivo, ou as imagens permitem exprimir a mensagem individual e íntima. O que interessa é a criação onde dominam as preocupações do "EU" que procura comunicar os seus estados de alma e as suas reações.
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O GÊNERO ÉPICO reúne textos literários que expõem objetivamente o mundo exterior do autor, que conta a história através de alguém chamado de narrador. Um texto épico, portanto, narra e descreve, de preferência em prosa.
São exemplos de textos épicos as epopéias clássicas, como a Ilíada e a Odisséia (séc. IX a.C.), do poeta grego Homero. Na Ilíada são exaltados os heróis gregos que tomaram parte na guerra de Tróia. A Odisséia conta a volta de Ulisses para Ítaca, sua terra, depois de Tróia ser destruída. A Eneida, epopéia escrita por Virgílio, descreve as aventuras do príncipe troiano Enéias, que fugiu quando Tróia foi incendiada, andou três anos pelo mar e, ao final, fundou Roma.
Na Idade Média, o gênero épico manifestou-se através das Novelas de Cavalaria. São narrativas em verso acerca de cavaleiros andantes. Em português as mais famosas são as do cavaleiro Amadis de Gaula.
No Renascimento surgiram o poemeto e o poema épico, ambos em verso; o conto e a novela, em prosa; e houve o retorno da epopéia. Os Lusíadas, de Camões, é a primeira epopéia em língua portuguesa e é considerada uma obra prima universal.
No século XIX, com o Romantismo e o surgimento da classe média, o gênero épico aburguesou-se e nasceu o romance, que adaptou o enredo aventuresco ao gosto do cidadão urbano. Em sua maioria, os romances românticos são textos mais líricos do que épicos.
Atualmente, além do cultivo do romance, do conto e da novela, surgiu a crônica, todos desenvolvidos em forma narrativa. Daí a expressão gênero narrativo, com que é conhecido o gênero épico na atualidade. Os romances modernos e contemporâneos, em geral, constituem exemplos de textos épicos.
texto dramático
O texto dramático é entendido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma comunicação direta das personagens entre si e com os recetores do enunciado. O texto dramático privilegia a dinâmica do conflito, tentando representar as ações e reações humanas, pela tragédia, pela comédia e pelo drama (propriamente dito), graças à presença das personagens.
Serve, com frequência, o teatro, que tem como objetivo específico a representação e o espetáculo. Por isso o texto teatral obriga à concentração dos elementos essenciais do texto dramático em linhas de força que garantam um ritmo vivo e uma progressão capaz de prender a atenção do espectador. O teatro permite uma comunicação específica entre autor, ator e público; entre as personagens da obra; entre o palco e a plateia. O conflito ou o drama oferece-se à contemplação do espectador
O texto dramático, onde predomina a função apelativa da linguagem, ao exprimir o mundo exterior e objetivo, recorre, em geral, à enunciação na segunda pessoa. E utiliza um discurso múltiplo e complexo, com os respetivos signos linguísticos, mas também com signos paralinguísticos (entoação, voz...), expressão corporal, elementos de caracterização dos atores, ou mesmo elementos que se encontram fora do ator, como o espaço cénico e os efeitos sonoros.
texto lírico
O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu". No texto lírico, predomina uma voz central, um "Eu" que, sem preocupações espácio-temporais, revela o seu olhar sobre o mundo, com que se funde, e aprofunda as suas vivências emocionais, os seus estados de alma, reflexões, conceções e sentimentos. Usualmente, recorre à enunciação na primeira pessoa, podendo traduzir entusiasmos individuais e coletivos.
A poesia é a forma de literatura que melhor e com mais frequência privilegia o lirismo, embora também o possamos encontrar em diversos textos de prosa. O verso e os recursos sonoros e textuais, como rima, métrica, ritmo, musicalidade e figuras de linguagem favorecem, na poesia, o tratamento desta expressão de sentimentos, das emoções e pensamentos. Isto não invalida a presença da efusão lírica em belíssimos textos de prosa, cuja estrutura frásica, o predomínio da linguagem conotativa e das funções poética e emotiva, o vocabulário marcadamente afetivo, ou as imagens permitem exprimir a mensagem individual e íntima. O que interessa é a criação onde dominam as preocupações do "EU" que procura comunicar os seus estados de alma e as suas reações.
Agora vou te passar alguns textos...
Lirico: http://recreiodasletras.wordpress.com/category/tex...
Dramatico http://pt.scribd.com/doc/2580618/Raquel-texto-dram...
Epicos: http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=53678928271...