Uma denuncia que um professor fez recentemente.....?

Obviamente, ele não se identificou, mas deixou um texto em um jornal, no qual denunciava que os professores (como ele), que davam aulas para alunos de nível médio (antigo 2º grau), estavam sendo ''orientados" pela própria Diretoria de um determinado Colégio (particular), onde ele dava aulas, a "aprovarem" os alunos, mesmo que esses não estivessem indo bem nos seus "estudos", ou estivessem faltando ás aulas freqüentemente, além de estarem fazendo péssimas provas e testes;

Como se isso não bastasse, esse professor disse que era constantemente humilhado e ironizado por esses alunos, que o tratavam como um mero serviçal (empregado mesmo) mas que ele (o professor) não podia fazer nada, já que tinha família para sustentar e dependia daquele emprego.

Ou seja, se ele resolvesse dar nota baixa pra alguém, recebia uma denuncia, o Diretor então chamava-o para uma "conversa ao pé do ouvido" e o ameaçava demiti-lo, caso ele não reconsiderasse a sua "errônea" avaliação.

Update:

Esse Colégio era de alto padrão e apenas as famílias mais abastadas financeiramente, poderiam ter o “privilégio” de ter seus filhos estudando por lá.

Após ler isso, fiquei imaginando quão decadente, estão nossos valores morais e éticos. O dinheiro, além de ofuscar o bom senso, transforma as pessoas. A educação parece que virou um balcão de negócios e o ensino, já não é tão importante para alguns, como foi no passado.

O texto desse professor, era na verdade um grito de indignação e tristeza, já que ele não era um homem corrupto e apesar de acreditar em seus princípios educacionais, precisava se curvar ao “sistema” e aceitar os fatos.

Você gostaria de comentar algo sobre isso?

Comments

• Se eu não me engano, vc deve ser o meu amigo Disnatia.

Bom, abordando o fato que vc questionou, é lamentável como anda a educação no Brasil. Não tem escola que escape, seja ela pública, ou particular. E ainda fazem o professor de palhaços na frente dos alunos.

Mas isso não é só prejudicial para os alunos, que não aprendem nada no 2º grau. Esses mesmos alunos já acostumados com a facilidade que é para serem aprovados, sejam em escolas do 2º grau, sejam faculdades particulares, eu faço um questionamento.

Já imaginou algum de nós, ou algum de nossos familiares precisarem de um médico que teve esse tipo de formação?

Já imaginou ir morar num apartamento, que foi feito o projeto por um engenheiro que também teve esse tipo de formação?

Não é por acaso que vemos frequentemente na TV, inúmeros erros médicos, e apartamento, ou certas obras, ou um outro tipo de construçaõ desabarem, e matarem muitas pessoas, e deixar muitos feridos.

Não sei o que estará reservado para a população lá na frente.

Só sei que nos depararemos cada vez mais com pessoas mal-capacitadas.

Um abraço, fui!!!

• Quando se houve nos jornais denuncias de erros médico, motoristas que perderam o controle mediante uma manobra simples, advogados que perderam casos por negligencia, pense neste grito de socorro. O erro pode vir lá de trás, ou seja, de uma educação comprada.

• Caro amigo Mago

Cito Rui Barbosa que, iluminado à época, traz luz aos dias de hoje com a sua citação: “De tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, de tanto ver prevalecer a mentira, o homem chega a rir-se da honra, a desanimar-se da virtude e a ter vergonha de ser honesto”.

• Infelizmente muitos valores morais estao perdidos em muitas famìlias, o pior de tudo é que a direçao da escola por iniciativa pròpria nao està preocupada em mudar a mentalidade desses jovens e de seus pais. O dinheiro, o status, se tornaram mais importante e com isso se fica mais pobre moralmente em alguns casos.

• Penso que vivemos um forte momento de corrupção, apesar de que ela já existia há muito tempo, agora vem à tona todos os dias com a mídia. Precisamos mudar o curso desta história. Não podemos ser dependentes desta posição de partilhar com o erro, podemos ser honestos denunciando estes fatos.

• Querido amigo,Mago.

É a mesma velha Ansarinha-malhada, que deram ao Mestre Sócrates na Grécia Antiga, para apagar a luz da verdade aos seus discípulos.

O professor na atual conjuntura, é obrigado a calar-se para que o veneno dos outros deixa-o viver...

• Pergunta pertinente.

Embora seja ou melhor fui, professor universitário na área de sociologia, eu sei que essa pratica existe nos colegios estaduais de São Paulo.Acredite se quiser, existem alunos que completam o ensino fundamental ANALFABETOS, isso mesmo, analfabetos!!

Essa prática está formando uma geração de imbecis, apedeutas como o senhor Da Silva.

Lamentavel, mas é verdade tudo que colocastes na pergunta.

Nós professores, temos vergonha disso, e que nossos colegas de ensino médio estejam sofrendo retaliações, isso é um absurdo!!

abraços

edu

• Meu caro amigo mago , convivi nesse meio como Amiga da escola e como participaste do Conselho da escola do meu filho.Até nas eleições éramos chamadas na sala para votar em quem eles (os diretores) queriam.Professores trocando insultos e arrumando encrenca e derrubando os colegas.Era tanta maracutaia que resolvi sair e nunca mais voltar .Nessa escola fiquei um ano e meio e na outra três anos .O ensino esta em baixa , e as pessoas também .Como diz meu marido devia pegar e botar fogo no mundo .E´mas ainda tem muita gente boa .Os bons professores não tem motivação e os maus deitam e rolam.

Sign In or Register to comment.