O que é retrolistose degenerativa (Grau 1) de L5 sobre S1 associada a discopatia degenerativa...?

Se alguém puder me ajudar... a conclusão de minha tomografia deu: Mínima retrolistese degenerativa (Grau 1) de L5 sobre S1 que associada a discopatia degenerativa incipiente/pseudoabaulamento discal condicionam redução da a amplitude dos recessos laterais nesse nível.

Minha situação: o médico com um pouco de pressa não pode me explica mais sobre meu problema, me passou 5 injeções (daquelas que misturam duas ampolas, sendo uma incolor e outra vermelha) mais hidroterapia. Não obtive resultado. Tenho 30 anos, com 24 descobri que tenho uma leve escoliose, sem mais dados. Atualmente sinto dor na parte de trás da coxa esquerda que desce até a dobra atrás do joelho e dói espontanemante bem como assevera quando sento ou agacho. É normal essas coisas com minha idade? o meu médico disse que meu caso haveria cura. Isso é verdade? Estou bem acima do peso, sei que isso contribui, mas será essa a total responsável de meus problemas? (tenho 89kg e tenho 1,73m). Desde já agradeço quem puder me dar algumas explicações.

Comments

  • O nome correto é retrolistese. O nome é feio mas vou tentar te explicar o que é e vc vai ver que o diabo não é tão feio quanto pintam. Retrolistese é o deslocamento de uma vértebra para trás da adjacente.Esta retrolistese está associada com a curvatura lombar, sendo que provavelmente seu abdomen projeta-se para frente de maneira acentuada, gerando uma "dobra" da curva lombar neste ponto, onde acaba ocorrendo a incidência da força e aumento do peso da parte superior de seu corpo sobre a coluna. Isto pode causar uma discopatia que é, digamos, o comprometimento do disco que serve de "amortecedor" entre uma vértebra e outra. Isso se dá devido ao processo natural de envelhecimento da vértebra que no seu caso aconteceu bem cedo. Herança de família. O importante é fazer que vc não sinta as dores e sintomas que esta doença traz. As injeções provavelmente são DexaCitoneurin, uma mistura de corticóide (antinflamatório) e vitaminas do complexo B, elas vão te ajudar bastante. Provavelmete vc terá de fazer exercícios para fortalecer a musculatura e aliviar a coluna, mas só o médico lhe dirá a hora certa e o tipo de exercício. Boa sorte!

  • Caro colega. o mas conveniente é você procurar ajuda de um fisioterapeuta que além de exercicios estudou também as doenças,especialmente as osteomusculares.

  • BOM DIA FEZ UMA RESSONANCIA MAGNETICA E DEU TECNICA - SAGITAL T1 SE e TT2 FSE COM E SEM SATURAÇÃO DE GORDURA. OS SEUINTES ASPECTOS FORAM OBSERVADOS , eixo lombar normal. corpos vertebrais com altura e alinhamentos posterior preservados. pediculos integros. foramos neurais livres redução da intensidade de sinal do disco intervertebral L5-S1, indicando desidratação do mesmo. pequeno foco de hipersianl em T2 no contorno posterior do disco intervertebral L5-S1, inferindo foco de fissura das fibras internas do ânulo fibroso. não são observados protusões discais significativas nos niveis avaliados. cone medular de aspecto anatômico, localizado ao nivel de L1. distribuição habitual das raízes nervosas da cauda equina. articulações interapofisárias sem alterções significativas.partes mole paravertebrais sem alterações apreciáveis.

  • Porém não procure um médico pra saber qual exercício deve fazer... Ele não é formado para isso...

    Procure um Profissional de Educação Física.... Esse sim estudou para poder lhe instruir qual exercício deve ou não fazer.....

    Assim como esse profissional de Ed. Física não irá lhe receitar remédios...

Sign In or Register to comment.