Seria crime punir os filhos desse jeito?
Estou repetindo essa pergunta pq queria mais respostas, agradeço.
Considerando q a lei proíbe q os pais apliquem castigos humilhantes nos filhos, queria saber se seria abuso de autoridade, cárcere privado, violência psicológica e humilhação quando os pais aplicam nos filhos castigos como esses q vou citar abaixo, conheço crianças e adolescentes q são punidos assim e quero saber se é crime:
a)colocar o filho de castigo de joelhos com a cara na parede por várias horas para refletir nas besteiras q fez;
b)obrigar o filho a escrever centenas de frases como punição, por exemplo, escrever 500 vezes "não devo sair de casa sem avisar meus pais";
c)ser privado das coisas q gosta por castigo, como tv, net, praia, piscina, festas, passeios, baladas, etc por dias ou semanas e até por tempo indeterminado(vários meses);
d)não ganhar presente de Natal e de aniversário nem ter festa de niver como castigo por desrespeitar ou xingar os pais;
e)ficar sem mesada e sem roupas e calçados novos por vários meses como punição e ficar de castigo durante as ferias sem direito a diversão nem viagem alguma tb por xingar os pais.
Os pais q castigam os filhos assim podem ser denunciados? Obrigado!
Comments
Trabalhei alguns anos no conselho tutelar, já vi pais perderem a guarda do filho por bem menos que isso, se esses pais forem denunciados, vão responder por crime de tortura e abuso moral, psicológico e emocional. A LETRA A É INACEITAVEL É CRIME DE TORTURA, e a B é um castigo ridículo. Castigar por vários meses um filho é querer enlouquecê-lo, uma criança ou adolescente não tem a capacidade em lidar com meses e meses de privações, CASTIGO TEM QUE SER MODERADO, DIAS E NUNCA DEVE SER MESES. Durante os anos em que trabalhei no conselho tutelar vi diversos jovens que tentaram suicídio por conta de pais severos, rígidos, que ofendiam, humilhavam e batiam neles. Se esses pais descritos forem denunciados, serão encaminhados a avaliação psicológica, os filhos encaminhados a um abrigo, e tenho absoluta certeza que esses pais perderão a guarda desses filhos.
A letra A é considerada tortura e é sim proibida, a letra B é burrice, pois não ensina nada, seria melhor mandar copiar o livro inteiro afinal o filho estaria aprendendo alguma coisa, mas não é crime. Quanto as letras C,D e E não só podem, como são ótimos métodos de ensinar o valor das coisas, para os filhos, e um bom método para eles aprenderem que para ter direito a alguma coisa temos antes que cumprir com as obrigações.
Tenho 3 filhos já adultos e nunca precisei castigar nenhum deles pois eu os eduquei desde pequenos.
Agora pense bem pois se denunciar seus pais o Conselho Tutelar vai analisar a situação e se achar que os pais estão realmente maltratando os filhos eles irão processar os pais e tirar os filhos da tutela deles, e como as crianças precisam serem protegidas elas serão encaminhadas para um abrigo longe da família. Boa sorte.
Nossa para chegar nesse ponto de castigo, acho que a palavra correta seria tortura psicológica. O grande problema é que pais colocam filhos no mundo e depois não sabem como educá-los. Vou falar da minha família, somos em 3, eu e mais 2 irmãos mais velhos, meus pais souberam como nos educar de verdade, nunca bateram em nós, nunca nos deixaram de castigo.
Quando errávamos eles vinham sentavam conosco e ficavam o tempo que fosse preciso conversando, mostrando o porque do erro, a maneira de agir, sempre calmos, com a voz controlada....Pronto era o que bastava, para não repetir o comportamento errôneo. Nossa família é muito unida e afetuosa, todos nós sempre respeitamos um ao outro. Hoje moro sozinha, mas sempre vou na casa de meus pais ou telefono para falar que amo eles. Meus irmãos também são casados, mas sempre estão na casa de nossos pais. Eu entrei na faculdade com 16 anos, hoje estou fazendo minha segunda faculdade, meus irmão estão fazendo doutorado.
Se um pai castiga um filho dessa maneira, não deveria ser considerado pai, mas um tirano. Provavelmente a rebeldia desse filho é reflexo de falta de amor e atenção dos pais.
Não adianta punir dessa forma os filhos, sendo que provavelmente pais que castigam os filhos dessa forma incorreta, não souberam dar o fundamental que é o amor e o incentivo ao diálogo, estimular o lado racional do filho. Agora não conserta mais, esses pais estão colhendo o que plantaram...e ainda estão correndo um sério risco em serem denunciados por esta severidade e rigidez de castigos ridículos e humilhantes
Letras A e B são castigos severos e absurdos...Não é com humilhações que se educa, mas sempre com o diálogo.
Castigos por meses...esses pais são completamente insanos! Castigo é uma semana e olhe lá. Tenho 16 anos, e minha mãe me criou com muita atenção, amor e somente no diálogo, ela nunca me bateu, nem nunca me deixou de castigo. Até me zoam na escola por ser muito certinho, odeio baladas, bebidas, prefiro ficar em casa com a minha mãe assistindo um filme ou estudar para o vestibular do que sair com meus amigos....Nunca xinguei minha mãe, amo e admiro demais minha mãe, conto tudo que acontece para minha mãe.
Meus amigos apanharam e foram castigados um monte na infância, hoje são alunos medíocres, uns bêbados, fumam, vão curtir balada, ficam com varias meninas na mesma noite, mentem para os pais, saem escondidos, falam super mal dos pais, não vou nem citar os nomes que eles se referem ao pais deles... Não tenho certeza mas acho que pela severidade desses castigos, os pais podem ser denunciados ao conselho tutelar por cárcere privado, e violência moral e psicológica.
Na minha opinião as letras C e D, São os mais aceitáveis, eu quando criança apanhava e ficava de joelhos virada para parede, e eu odiava meu pai por isso... tem muitas maneiras de educar sem precisar bater ou humilhar os filhos.
Porque ter filho, DÁ TRABALHO. MUITO, muito mais do que vocês imaginam quando têm, muito mais do que vocês tem quando vocês já tem filhos. Então assumam, que vocês castigam exageradamente ou batem por que seus pais batiam ou humilhavam vocês, assumam que é raiva, magoa, cansaço, estress… de vocês pais, não dos filhos. Educar tem a ver com conquistar respeito e admiração, não medo. Todas as pessoas que eu conheci na minha vida que nunca apanharam ou nunca foram humilhadas, cresceram como seres humanos totalmente em paz, estudam, inteligentes, equilíbrio mental, físico, respeitam e amam muito seus pais.
Agora, as pessoas que apanharam ou sofreram castigos severos… tudo bem, nem todas viraram marginais, sequestradores, seriais killers, mas… todos os marginais, sequestradores e seriais killers sofreram algum tipo de violência… Seja essa em casa, na rua, na escola, no trabalho…
Parem de ter preguiça de educar seus filhos corretamente… Parem de justificar seus erros…
Tirar mesade festas certas até concordo, mas vc vai deixa seu filho andar pelado
Se os pais querem o ódio, raiva, mágoa e indiferença do filho...estão fazendo um ótimo trabalho castigando dessa forma.
o filho é seu, corrija-o do jeito e da maneira que você achar melhor
Todos tirando cde