A constelação de Orion pode ser vista de qualquer lugar da Terra?
Se sim, como funciona esta observação e orientação?
É somente Orion que pode ser vista de qualquer lugar ou há outras também?
Obrigado.
Se sim, como funciona esta observação e orientação?
É somente Orion que pode ser vista de qualquer lugar ou há outras também?
Obrigado.
Comments
amigo, eu não sei como funciona essa observação, tenho um interesse muito grande por constelações desde que estive nos desbravadores á muito tempo, principalmente esta, tudo que diz respeito á ela me interessa, quando tiver uma resposta me passa por favor, todos deviam procurar saber mais sobre Orion...
abraço amigo
As "3 Marias", asterísmo que se situa no meio da constelação de Orion, estão exatamente sobre o equador celeste, assim, mesmo que estejamos nos pólos terrestres poderemos ver pelo menos metade de Orion, MAS NÃO TODA A CONSTELAÇÃO. Isso acontece com qualquer constelação que esteja sobre o equador celeste (que corresponde ao zênite de um observador no equador terrestre).
Outras constelações sobre o equador celeste: Monoceros, Hydra, Sextans, Virgo, Ophiuchus, Aquila, Aquiarius, Pisces, Cetus e Taurus.
Um observador num dos pólos só enxerga meia esfera celeste, tudo que estiver além do equador celeste ficaria invisível, abaixo do seu horizonte. Um observador no equador terrestre enxerga praticamente toda a esfera celeste, basta esperar que as horas ou os dias passem para ver todo céu à medida que a Terra gira.
No momento do nascimento desta constelação (ou qualquer outra sobre o equador celeste) ela mostrará o leste, no momento do poente desta constelação, ela mostrará o oeste.
.
Aqui no Rio Grande do Sul não conseguimos ver nunca a Estrela Polar. Existem estrelas que não são nunca vistas acima de uma certa latitude, mas uma grande faixa de estrelas pode ser vista de qualquer ponto da Terra.
Jacó,
Pq vc encucou com Orion? É lá que vc acha que está o céu??? Digo, a moradia do pai celestial? :O)
Mas vc pode responder a essa pergunta vc mesmo. Baixe um programa como cartas Celestes ou Stellarium e veja como fica o céu em diferentes regiões da terra e épocas do ano.
Lá vem ele de novo, daqui a pouco tem outra que vem falar de Deus. he he he...
Sim, é uma constelação do equador celeste. pode ser vista dos 2 hemisférios. sua observação é bem frutífera já que nela se encontra a nebulosa de órion, uma grande fábrica de estrelas.
Existem diversas constelações que estão no equador celeste, logo, estas também podem ser vistas nos 2 hemisférios.
dá para ver do youtube.