A constelação de Orion pode ser vista de qualquer lugar da Terra?

Se sim, como funciona esta observação e orientação?

É somente Orion que pode ser vista de qualquer lugar ou há outras também?

Obrigado.

Comments

• amigo, eu não sei como funciona essa observação, tenho um interesse muito grande por constelações desde que estive nos desbravadores á muito tempo, principalmente esta, tudo que diz respeito á ela me interessa, quando tiver uma resposta me passa por favor, todos deviam procurar saber mais sobre Orion...

abraço amigo

• As "3 Marias", asterísmo que se situa no meio da constelação de Orion, estão exatamente sobre o equador celeste, assim, mesmo que estejamos nos pólos terrestres poderemos ver pelo menos metade de Orion, MAS NÃO TODA A CONSTELAÇÃO. Isso acontece com qualquer constelação que esteja sobre o equador celeste (que corresponde ao zênite de um observador no equador terrestre).

Outras constelações sobre o equador celeste: Monoceros, Hydra, Sextans, Virgo, Ophiuchus, Aquila, Aquiarius, Pisces, Cetus e Taurus.

Um observador num dos pólos só enxerga meia esfera celeste, tudo que estiver além do equador celeste ficaria invisível, abaixo do seu horizonte. Um observador no equador terrestre enxerga praticamente toda a esfera celeste, basta esperar que as horas ou os dias passem para ver todo céu à medida que a Terra gira.

No momento do nascimento desta constelação (ou qualquer outra sobre o equador celeste) ela mostrará o leste, no momento do poente desta constelação, ela mostrará o oeste.

.

• Aqui no Rio Grande do Sul não conseguimos ver nunca a Estrela Polar. Existem estrelas que não são nunca vistas acima de uma certa latitude, mas uma grande faixa de estrelas pode ser vista de qualquer ponto da Terra.

• Jacó,

Pq vc encucou com Orion? É lá que vc acha que está o céu??? Digo, a moradia do pai celestial? :O)

Mas vc pode responder a essa pergunta vc mesmo. Baixe um programa como cartas Celestes ou Stellarium e veja como fica o céu em diferentes regiões da terra e épocas do ano.

• Lá vem ele de novo, daqui a pouco tem outra que vem falar de Deus. he he he...

Sim, é uma constelação do equador celeste. pode ser vista dos 2 hemisférios. sua observação é bem frutífera já que nela se encontra a nebulosa de órion, uma grande fábrica de estrelas.

Existem diversas constelações que estão no equador celeste, logo, estas também podem ser vistas nos 2 hemisférios.

• dá para ver do youtube.

Sign In or Register to comment.