Furar ou não furar o lombo de porco?
Vou fazer um lombo assado e pintou essa dúvida, porque tem receitas que mandam furar a carne para o tempero penetrar, outras que dizem o contrário. Dizem que furar carne que vai ser assada faz com que os líquidos dela escorram e ela fique seca. Não quero que meu lombo fique seco! Estou na maior dúvida. Alguém sabe o que é melhor ?
Comments
O Lombo de porco não se fura.
Vc deve dar uma selada nele. Em uma panela ou frigideira com um filete de óleo frite ele de todos os lados se possível as duas pontas também, ai o liquido ficara dentro da carne. Após coloque em uma forma e cubra com papel alumínio e leve ao foco por 20 minutos. Retire o papel e o excesso do liquido que se formou na forma (reserve) Volte ao forno para dourar por mais 10 minutos. Após sirva. Com o liquido leve ao fogo em uma panela e coloque 1/3 de vinho tinto seco e deixe coser com tampa aberta é para diminuir a quantidade do liquido, pra que fique mais encorpado. Após pique uma cebola alho e faça um molha para acompanhar.
Nunca se fura a carne, qualquer que seja, antes de estar assada. Se furar, por esses furos vai sair parte do lÃquido da peça, deixando-a ressecada.
Eu costumo fazer uns furos com o bico de uma faca e meto lâminas de alho nesses furos.Não fica seco, e o alho dá um paladar excelente à carne (e não tem o perigo de queimar e ficar amargo).Procuro sempre uma peça de lombo que tenha aquela "capa" de gordura por cima, pois essa é uma garantia de não deixar a carne seca.Não acrescento gordura nenhuma no tempero.
Olá, Flora
Dia desses assisti em um programa culinário que não se deve furar o lombo pois ele fica seco ...
Daà tirei a prova ... na primeira oportunidade que tive, fiz 2 lombos de porco ... um furei e outro não ...
Quer saber o resultado ??!?
NENHUMA DIFERENÃA ... OS DOIS FICARAM IDÃNTICOS.
Então, não te esquente com isso ... sugiro que depois que vc tirar o papel alumÃnio, vá regando com aquela água temperada que ficou na forma de tempo em tempo o lombo ... daà ele ficará suculento ...
Bom apetite,
Bjs
PaTi
Olha Flora S, cada um tem seu jeito e seu segredo nesta difÃcil arte de cozinhar, eu embora sendo homem gosto de dar uma mexidinha na cozinha e lombo quando asso, faço assim;
Dou umas furadas com um garfo em seu redor faço um tempero com suco de limão, sal, alho amassado, molho inglês enfim tudo que vc gostar acrescente a este molho,depois de temperado coloco dentro de um saco plástico por algum tempo para que o tempero entre bem e asso da forma que te explicou a Lorena.
No mais bom apetite para vc saborear o lombo no seu almoço de domingo, acertei?
Não fure não, realmente os lÃquidos
saem e o assado fica seco.Tempere do seu gosto, cubra com papel
alumÃnio, depois de assado tire o papel para dourar, vá molhando
com o suco que ficou na forma,vai ficar uma delÃcia.
bj.
Amiga o lombo de porco não precisa furar
Já o pernil de porco que tem o osso vc furá.....
Bjs