Será que o problema é o Judiciário?

Olá pessoas...

Todos os dias muitos (aqui no Y!R, inclusive) reclamam da suposta "Falta de Justiça", "Dois pesos e duas medidas", "Polícia prende e o Juiz solta", e bla bla bla... Mas:

- Será que o problema é mesmo do Judiciário?

- Será que não falta um pouco (ou muito) daqueles eleitos pelo povo? Ou do próprio POVO em agir (cumprindo deveres, exercendo direitos e cobrando mais daqueles que elegeram)???

- Será que não falta mais bom senso para entrar num acordo ao invés de enfrentar uma demanda?

Peço aqueles que forem responder que, por favor, antes leiam (na íntegra), a notícia (publicada hoje no site do STJ), sobre entrevista do Ministro Benedito Gonçalves (link abaixo).

Aguardo comentários e críticas construtivas e fundamentadas (afinal: crítica sem argumento não passa de mera intriga).

Obrigada pela atenção.

B-jos para todos.

_______________

- Punição mais rigorosa para criminosos depende de mudanças na lei, afirma ministro Benedito Gonçalves: http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine...

Comments

  • Prezada amiga Si: Já desisti de refutar improcedentes acusações contra a Justiça no YR. Concordo com o ministro: “Se a sociedade quer punições mais rigorosas, ela tem que, por meio de seus representantes no Parlamento, fazer com que mudem os princípios, mude o tipo de prisão, mude o procedimento, mude a lei”.

    Por mim,o regime prisional seria árduo, a ponto de intimidar os infratores, a progressão das penas seria bem mais restrita, o condenado seria obrigado a trabalhar, seria eliminado o teto de 30 anos de prisão, haveria prisão perpétua e pena de morte, haveria tolerância zero e maior rigor nas reincidências mas, em compensação, as penas à primeira infração, bem como às de menor vulto, seriam menores.

    Abs

    PS: Apreciaria, prezada amiga Si, receber com sua resposta em http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ak... que trata de tema conexo.

    Abs

  • Olha, Si, sua pergunta é muito boa. Na minha opinião, para resolver o problema da criminalidade é necessário uma mobilização de toda a sociedade.

    Usar drogas não é bonito. Bandidos não são heróis. Bandido preso é igual a menos crimes.

    Juízes não podem dar sentenças alternativas para traficantes. Eles devem cumprir a lei.

    Uma parte da culpa, sem dúvida, é do judiciário. porém a polícia, escritores e todo o resto da sociedade tem que ajudar condenando os criminosos.

    Roubar, só pra quem tem fome é justificável.

    Matar, só em legítima defesa.

    Poderíamos começar mandando um certo assassino ver o sol nascer quadrado na Itália.

  • Bem, primeiramente acho que todos tem direito ao devido processo legal, com ampla defesa e o contraditório.

    Pela noticia do STJ acho que estes ministros querem é trabalhar menos. Se gastam fortunas para construir sedes de tribunais, ( uma das obras foi paralisada)aqui em BH, ha mudanças constantes de sedes, todos luxuosos, enquanto isto não aparelham devidamente o judiciário com tecnologia, ou servidores.Houve concurso em 2006, e pessoas aprovadas até hoje estão esperando serem chamadas.O trabalho das secretarias de 1ª instancia é horrível e vergonhoso, ha processos que ficam parados 9 meses a um ano, simplesmente porque é colocado numa pilha daquelas e aì se esquece dele. As pessoas (servidores)ficam batendo papo furado na hora que as secretarias estão lotadas, as vezes não ha escrivão,não ha juiz,A lei de execução penal só existe no papel. Ela determina que o preso deve trabalhar, estudar, ter assitencia social para fazê-lo voltar à sociedade, ensino profissional, instalações dignas, bibliotecas, higiene, segurança ou seja muito bom, mas não existe. O cidadão é condenado fica la jogado igual a um animal, e querem ainda mantê-lo preso em regime fechado o resto da pena , O bandido da luz vermelha foi um das unicas pessoas que cumpriu integralmente a pena máxima de 30 anos em regime fechado, cumpriu sua pena e um mes depois foi assassinado. Isto funciona? Nós que pagamos a despesa desses presidiários. Hoje em dia acho que o judiciário deve funcionar melhor, precisa de uma ampla reforma, para ter agilidade e celeridade, informatizar tudo, acabar com a papelada, e ida e voltas intermináveis a foruns, pois muito atraso é devido a negligencia de servidores e secretarias, ou seja do ser humano.Não acho que seja o caminho de restringir recursos, ha decisões equivocadas que merecem ser analisadas e reformadas para se apurar o direito e fazer a justiça.A falha está em como o Judiciário está funcionando. A engenharia, a medicina, evoluiram muito mais que o direito em termos operacionais, Tudo é informatizado e muito mais célere.Nos tempos modernos acho que a procura ao judiciario só vai aumentar. A conciliação é um caminho, mas não é fácil, as peesoas estão mais exigentes, individualistas, estressadas, e querem que a lei funcione, a justiça funcione, tudo tem que ser melhor analisado e pesquisado. Tem que ter mais juizes, muito mais, pois atualmente não estão dando conta da crescente demanda, e por isto querem é trabalhar menos, inculpando a sociedade

  • o problema é a falta de vontade que esta a solta no pais,conheço pessoas que mataram outras a pauladas aqui na minha cidade e até hoje esta solto,e varios outros casos que se for falar ficarei a dia inteiro e naum vai resolver nada,eu acho que a politicagem,naum tem interesse em nada, porque eles estão a cima da lei,com eles naum acontece nada,e nada com seus familiares,porque eles são os caras,entendeu1!!enquanto os bandidos naum começar a atacar a familia dos bbacanas que moram em mansão com cerca eletrica,segurança armada,cameras para filmar,etc,etc,,,os filhos deles vãoa melhor escola,tem a melhor educação,e ja são formados para tomar o lugar do pai ou mãe,vcs sabem né.acm.e outros que vem por ai,né aécio,etccccc...emfim ..naum boto fé nesses corruptos vagabundos.etc.....porque quem manda são eles, a lei é deles.naum acontece nada com eles,,e fo..se o resto do povão....

  • Esta é minha opinião sobre o sistema Judiciário!

    1) O próprio sistema burla as leis que cria e as defende conforme, o clamor publico.

    2) Falta muito e muito interesse daqueles eleitos pelo povo!

    3) O Povo não sabe, solicitar os seus direitos nem para as filas em bancos ou tratamento adequado para sua saúde que é direito de todo "cidadão" quanto mais cobrar algo Judiciário.

  • punição virá somente depois da educação, não falo dos analfabetos funcionais, PAIS DE FAMÍLIA melhores e não tão egoístas, preocupados somente em "prover" a família, que ele lança como dependente no imposto de renda, falo de pessoas mais dignas consigo mesmo, pois na vida muito falatório e pouca atitude, muito barulho... lembra um ditado no interiorrrrrrrr.... carroça (carro de boi) vazia faz muito barulho.... quando vc carrega (atitude) fica silenciosa....

    ATITUDE MOÇADA .... abraços a todos

  • Olha Sibelly, reconheço o seu ponto de vista de que o governo na forma democratica é assim mesmo, uma maioria que é ajudada por um politico, dando a elas uma mensalidade chamado bolsa familia de aproximadamente miseros R$ 100,00, é reeleito, e enquanto isso esse politico se esquece de gerar o crescimento devido no país, e ainda deixa por esconder varias formas corruptas que o Brasil já esqueceu, mais que eu não me esqueço, o mensalão, as ambulancias compradas superfaturadas, entre outros que não me recordo no momento.

    Já o segundo ponto, como o proprio texto disse, nosso povo brasileiro fica inconformado devido a grande impunibilidade que existe no Brasil, porem são aqueles que não conhecem a lei, naquela parte que você mesmo disse, a policia prende e o Juiz solta, eu respondo com uma parte no texto que diz que o preso cumpriu todos os requisitos que a Lei exige.

    Enquanto ao texto o ministro Benedito Gonçalves, foi bem claro em revelar os pontos que o Judiciario enfrenta que na minha opinião o maior ponto é a grande demora para a analise e conclusão de um processo judicial.

    Mais enfim espero que um dia nosso país mude sua forma, não quero generalizar, mais um governo Parlamentar seria de grande ajuda para o nosso sistema.

    Bjo. Sibelly e vamos marcar de nos conhecermos pessoalmente qualquer dia desses!!!

  • O problema reside não só no Judiciário ou no Legislativo, o problema deste país esta em um povo preguiçoso e comodista que deveria pensar mais, cobrar mais e exigir não só dos governantes, mas, dos seus também.

  • si,a verdade e que ninguem sabe nada.o ser humano e muito individualista essa raça vai ser extinta em breve. essa é minha crença.

  • Oi Si,

    Acho que está faltando mais vontade no povo Brasileiro. A palavra é vontade mesmo, pois estamos por aí, vendo o executivo aprontar o que quer e ninguém toma atitude nenhuma, sempre esperando que a oposição trabalhe a favor do povo...E eles realmente não estão demonstrando vontade de resolver nada.

    O legislativo está completamente desmoralizado.

    E o judiciário nem se fala.

    Tudo isto porque o povo não cobra e não exige seus direitos enquanto cidadãos.

    Precisamos de fazer uma reforma no código penal, no sistema tributário e também politica.

    Enquanto o povo nada fizer os politicos vão ficar de braços cruzados e nem parece que são muito bem pagos para fazer seu trabalho, e ficam só nos pronunciamentos nas tribunas, sem tomar atitudes que favoreçam o trabalho do judiciário e sem mostrar serviço ao povo Brasileiro...Enquanto isto os ratos tomam conta de tudo e o povo fica a ver navios.

    O ministro tem todo o meu apoio pois está coberto de razão.

    Falta vontade politica, pois para eles, do jeito que as coisas estão, é o melhor para eles.

    E o povo? ah!!!! o povo que se dane para deixar de ser burro...nem votar sabem!!!! se deixam levar pela mídia e falsas pesquisas...enquanto isto a corrupção grassa o Congresso Nacional.

    Um abraço,

Sign In or Register to comment.