Matemática Concurso - (Baskara) ?

Bom, minha dúvida é muito simples, estou estudando para concurso e pela segunda vez, quando fui usar baskara, no valor de Delta, dava um número que não tinha raiz exata. Por exemplo, na primeira, foi assim.

Delta: 245 ( 245 não tem raiz exata, mas como 15*15=225 e 16*16=256, portanto usei como raiz de 15, como tivesse arredondando, e deu certo.)

No segundo caso a mesma coisa.

Delta:670,81 (Usei o seguinte raciocínio: como 25*25=625 e 26*26=676, como no primeiro caso arredondei para 25. Agora o número depois da vírgula sendo 81, raiz de 81=9, portanto Raiz de Delta vale: 25,9, também fui feliz nesse raciocínio, e deu certo)

Bom, mas vim até aqui para saber se não passou de uma baita coincidência, ou quando Delta não tiver raiz exata, posso usar essa linha de raciocínio para descobrir o valor correto.

Valeu. Espero não ter explicado mal, mas acho que dar pra entender. Valeu.

Valeu.

Comments

• Mark,

O seu raciocínio está correto para seu primeiro exemplo; na verdade, este é um algoritmo válido para o cálculo numérico da raiz quadrada de um número (embora seja muito ineficiente), incluindo até estimativa do erro que você está cometendo (1 dígito na última casa aproximada).

Lembre-se que se n é um número inteiro primo, a raiz quadrada de n é um número irracional. Assim, a expansão decimal desta raiz quadrada possui infinitos algarismos - (pois uma representação decimal é apenas uma forma de representar uma fração e se a raiz quadrada de n tivesse uma expressão decimal finita, seria um número racional, que sabemos que é falso). O melhor que se pode fazer nestes casos é obter uma aproximação para a raiz quadrada - um número racional que "está próximo" da raiz quadrada verdadeira.