Gente , será que tenho algum direito?

Eu trabalhei como bábá e não sei se esse tipo de emprego é levado a sério, se é considerado um emprego , entende..

eu fiquei 3 anos trabalhando e não assinavam a minha carteira, desde menor de idade eu trabalhava .. agora vou fazer 19 anos, mas meu patrão não me pagava direito, não tinha férias , trabalhava até tarde `as vezes.. bom, queria saber se posso reclamar algum direito ou não... obrigada :D

Comments

• Sua mãe não serviria como testemunha pela relação de parentesco.

Você pode procurar a Defensoria Pública ou um advogado que você conheça, pois muitas vezes os advogados atuam na causa aceitando só receber quando o processo terminar. Não contrate um advogado sem referências sobre a competência dele. Confira se ele está regular no site da OAB de seu Estado. Às vezes, vale a pena abrir mão de parte do ganho para pagar ao advogado do que esperar anos pela Defensoria. Outra possibilidade são as universidades que têm escritórios para auxílio da população, nos quais os alunos atuam assistidos por um professor.

De toda forma, não deixe de ingressar em Juízo porque você tem direitos e pode receber uma quantia considerável desse processo.

• se vc tiver como provar que trabalhou, sim

• Com certeza poderá impetrar uma reclamatória trabalhista, pois existem várias irregularidades em questão. A primeira é se utilizar dos trabalhos de um menor. Segundo foi a não assinatura da sua carteira, onde deixou-se de recolher todos os direitos trabalhistas como FGTS, INSS. Poderá pleitear também as horas extras trabalhadas e salários defasados e reconhecimento de vínculo trabalhista e recolhimento de tudo o que não foi pago ou recolhido no período em que trabalhou como babá.

• Vc tem testemunhas? Sua mãe, uma vizinha, alguém?? Procure a justiça gratuita da sua região, só um advogado com conhecimento de direito trabalhista pode estudar seu caso e ver se perante a lei, cabe uma ação indenizatória para vc. Espero que sim! Espero que esses patrões safados sejam levados a justiça! Boa sorte! Não desista!

Sign In or Register to comment.