Será que o Big Bang surgido do colapso de um universo preexistente?

Update:

O Big Bang não é a única noção da origem do cosmo compatível com a física atual.

A chamada cosmologia quântica de laços (”loop quantum cosmology”) está acumulando argumentos a favor de uma segunda possibilidade: que nosso universo tenha surgido do colapso de um universo preexistente.

A teoria chegou agora ao ponto de maturidade necessária para fazer previsões que podem ser submetidas a testes experimentais.

Caso se confirme, o Big Bang teria sido na realidade um Big Bounce - um grande rebote -, e o cosmo não viria de um ponto de infinita densidade, mas de uma sucessão de expansões e contrações talvez eterna, sem princípio nem fim.

Comments

  • Pode ser sim, mas ainda falta muito para que tenhamos uma resposta definitiva. E pode ser tb que esse nosso universo seja apenas um dentre infinitos outros.

  • É possível. Mas pelo que eu tenho lido ultimamente essa teoria está desacreditada, tendo em vista que o Universo está se afastando com velocidade cada vez maior, e o seu provável futuro é a expansão contínua e não uma contração.

  • Científicamente falando, tal teorização seria a baboseira das baboseiras, o CERN e seu Large HArdron, ainda não realizaram o experimento para a detecção do Bóson de Higgins, porque o acelarador deu pau, depois que se efetivarem levaremos no mínino uns 10 anos para auferir, conferir...todos os resultados, em especial sobre o próprio surgimento das Leis, uma teorização de Rebote, além de leviana, não está lastreada em absolutamente nenhum dado existente. Especulação de mentes férteis, o assunto da física tá ficando meio escasso. Abraços

  • É possível. Aliás, a hipótese que eu acho mais plausível é que o Big Bang não seja o começo, mas apenas um trecho da história do Universo.

    Mas, na falta de evidências, é tudo achômetro, então o Big Reboot seria só... uma hipótese sem valor científico (ainda).

    Abraços!

  • Essa possibilidade não elimina a pergunta , de onde surgiu o universo?!??! De onde surgiram os atomos que formam o universo. estruturas complexas como o ser humano surgiram pelo acaso?? Quantas coisas vc conhece (muito complexas) que se estruturam sozinhas. Se a possibilidade de isso ser verdade, for mesmo verdade o que isso vai mudar na vida das pessoas?!?!?! Achismos, o mundo está cheio deles. Agora que eles se confrontaram com a possibilidade de surgimento do universo precisar de uma mente inteligente para se formar estão tentado dizer que não foi bem assim, que a grande explosão na verdade foi uma grande expansão, como se palavras mudassem como as coisas são.

  • Teoria interessante.

    :D

    Irapoan, o universo está em expansão.

    Na verdade, isso me faz pensar que tipo de reação teria desencadeado um Reboot cósmico, senão pela contração de matéria.E se o universo, em dados valores de pesquisas atuais e confiáveis...Não se contrai...

    Isso causa muitas especulações.

  • Tudo é possível !

    Bombom dia

    Val Kisses

  • Sim, é a melhor ipotese.

  • A Física Quântica explica que tamanho, assim como espaço-tempo, não definem a realidade. Pode sim, ter havido um universo preexiatente...por que não?

  • Acho possível que, depois do atual período de expansão, o universo comece a encolher, até que toda a massa se concentre em um ponto, provocando um novo Big Bang.

Sign In or Register to comment.