O que é bom para o calor da menopausa?

Conheço varias mulheres que quando chegaram aos 50 anos, começam a sentir o tal de Fogacho, o calor da menopausa.

Gostaria de saber qual seria o melhor remédio,dica ou alimento para poder minimizar estes sintomas

Comments

  • Uma boa consulta com um ginecologista´é muito importante.

    Reposição hormonal pode ser um grande aliado, mas vai depender de cada caso, mulheres com câncer de mama e outros não podem.

    Tratamento da Menopausa

    Terapia Hormonal

    Se o que falta na menopausa é o estrógeno nada mais lógico que a base do tratamento seja a reposição hormonal com o estrógeno.

    Trabalhos científicos mostram que há vantagens para a qualidade de vida da mulher que é tratada precocemente em relação à menopausa se a mesma tiver sintomas.

    Em mulheres que ainda tem o útero é importante associar a progesterona para proteger contra o risco de câncer do endométrio.

    Mas o mais importante hoje é que o tratamento deve ser individualizado. Médico e paciente devem discutir todas as vantagens e riscos dos diversos tipos de terapia existentes e chegar a um consenso sobre o que fazer.

    Vantagens do tratamento

    Redução do Risco de Osteoporose.

    Redução dos Riscos de Doenças Cárdio-vasculares.#

    Melhora da Depressão.

    Melhora da Atividade Sexual.

    Melhora da Memória com possível prevenção da Doença de Alzheimer.

    Desvantagens

    Custo do Tratamento.

    Tratamento Prolongado.

    Volta da Menstruação em algumas mulheres.

    Agravamento da possibilidade de Câncer de Mama em mulheres suscetíveis.

    O que não é verdade

    Tratamento com hormônios aumenta os pelos no corpo.

    Tratamento com hormônios engorda.

    Tratamento com hormônio causa câncer.

    Outros Tratamentos

    No entanto para as mulheres que não podem usar os estrógenos existem alternativas com medicamentos que diminuem os sintomas e/ou os efeitos da menopausa. O seu médico saberá identificar as vantagens e desvantagens de cada medicamento.

    Novos medicamentos estão sendo introduzidos no mercado que imitam as qualidades do estrógeno com diminuição dos efeitos colaterais. Um muito interessante é o raloxifeno que é um modulador seletivo dos receptores de estrogênio.

    Ingerir alimentos como soja e seus derivados auxilia muito.

    A medicina ortomolecular* tem como objetivo fundamental equilibrar as moléculas do nosso organismo, porque de seu desequilíbrio originam-se as doenças humanas. O termo orto é de origem grega e significa corrigir, ordenar. Assim, a medicina ortomolecular desenvolve um tratamento que visa equilibrar as moléculas, com o objetivo de ordená-las. Radicais livres são átomos ou moléculas que perderam um elétron, portanto tornam-se extremamente reativos e instáveis. Várias circunstâncias levam ao aumento dos radicais livres: estresse da vida diária, alimentos contaminados por agrotóxicos, metais pesados e outros agentes químicos, como compostos orgânicos voláteis provindos do petróleo e de agentes químicos oriundos de cigarros, além de nutrição inadequada, toxinas bacterianas, fúngicas, viróticas e do próprio envelhecimento do ser humano, associado ao mecanismo conhecido como isquemia e reperfusão.

    Saúde e base nutricional: trigo ou soja?

    Para o médico ortomolecular, a principal discussão entre hábitos alimentares que contrapõem as civilizações orientais e ocidentais, está no fato de uma ter a base nutricional na soja e a outra no trigo. “Grande parte da cultura ocidental utiliza como fonte de proteínas as de origem animal, que são ricas em ácidos araquidônicos, que dão origem às moléculas inflamatórias e cancerígenas”, diz doutor Higashi. O levantamento epidemiológico demonstra que a civilização que utilizou a soja (na maioria japoneses e chineses) apresenta significativamente menos incidência de câncer de mama.

    Ele recomenda o consumo do gérmen de soja e não somente da isoflavona, que ao ser isolada do resto do gérmen, passa por um forte processo químico que atrapalha a absorção no organismo. Além da isoflavona, o gérmen de soja contém cálcio, ferro, sódio, vitamina E, lecitina, fibras, proteínas e outras propriedades naturais.

    Saúde e Paz.

  • Alimentação saudável.

    Alimentos à base de soja (hoje já existem diversos).

    Um derivado do leite (ou o próprio) todos os dias (cálcio).

    Exercícios físicos adequados à idade e ao peso (estado físico).

    Às vezes, nos casos mais extremos, poderá haver necessidade de acrescentar nessa fase alguns hormônios, todavia, isto só deve ser feito com o rigor do acompanhamento médico, já que a TRH (terapia de reposição hormonal) não é inerte, poderá haver riscos. E só o ginecologista poderá avaliar os riscos versus os benefícios.

    Boa sorte.

  • ola!!! o melhor mesmo é procurar um médico quando se está chegando nessa fase difícil para algumas mulheres. As que podem, fazem uso de reposição hormonal (com supervisão médica), ou os métodos naturais que são cápsulas de isoflavona, acrescentar na dieta soja, folhas verdes (escuras), frutas, e muito exercício físico.

    Isso tudo quem me passou foi minha médica.

    beijos

  • Tem vários artigos na internet, sobre stugeron, e foi assim que cheguei a ele. Meu médico é favorável à reposição hormonal, eu até tentei mas não me dei bem. O Stugeron tem me ajudado muito.

  • Também quero saber pq as vzes tá um frio do ******* e minha mãe diz que tá com calor ! rsrs

  • Olha o médico indicou pra minha vó ...leite se soja...

    Ela nunca mais se queixou...

Sign In or Register to comment.