O que voce acha da cota nas faculdades para os Afros -descendentes?

de sua opinião...desde ja obrigado!!!

Comments

• Eu sou totalmente contra, isso é que é um baita de um racismo, se é pra ser assim deveria ser para todos os pobres, independentemente da cor, e não só para os negros, quem se esforça consegue passar em uma universidade pública do mesmo jeito,independente de cor ou renda, o fato de a maior parte dos negros ser pobre não justifica, isso que é exclusão social, e os negros que são ricos? E os brancos que são pobres?..., me admiro dos que concordam com isso..., mas respeito a opinião.

Um abraço!

• As cotas são um exemplo do preconceito e discriminação no nosso país. Elas são uma forma de dizer que negros são "uma raça inferior e desprovida de intelecto". Acho um absurdo a criação das cotas. Acho que deveria sim haver cotas para alunos de escolas públicas. Aí sim beneficiaria o país todo. Hoje por pior que seja o sistema educacional, temos que convir, há escolas para todos.

Na minha região, por exemplo, não estuda quem não quer. Depois chega-se à universidade um se beneficia porque tem a cor diferente? Isso é democracia? É igualdade racial? Não sei se é justa ou injusta, acho que é racismo.

• vejam bem... as cotas existiam antes de serem dos negros... vou explicar o q kis dizer com isso.

nas escolas ou faculdades do inicio do seculo passado existiam as cotas para filhos de fazendeiros, estudantes de outros paises, filhos dos grandes comerciantes urbanos, etc... foi um beneficio, um estimulo aos filhos destes grandes ricos dakela epoca... hj em dia, qndo se fala em cotas para negros, indios ou deficientes td mundo acha q eh discriminaçao, nao estao vendo isso como um estimulo para aqueles que nao podem pagar uma faculdade... eu concordo com a politica de cotas para os pobres, mas vcs tem q entender q a maioria dos pobres do brasil sao negros... vcs q responderam essa pergunta antes de mim nao moram em favelas, periferias ou nao sao discriminados pela sociedade, vcs nao foram arrancados de suas terras pra trabalharem como escravos, sendo humilhados pelos "senhores"... vcs nao imaginam a dor dos nossos antepassados, o sofrimento que era "viajar" da tua terra natal para um continente que nem era conhecido pelo por eles e ainda por cima de serem tratados como animais... mas td bem...

as cotas eh uma oportunidade para que o nosso povo possa ter uma melhoria nas nossas vidas, pq queremos nos inserir na sociedade com dignidade e com a cabeça erguida, ter a possibilidade de ter um futuro melhor...

desculpe as palavras...

bjs a tds

Leka Neguinha

• Acho polêmica e injusta.

No concurso todos, independente de classe social ou raça tem que ter direitos iguais.

Cotas propaga mais discriminação.

• EU NAUM POSSO OPINAR MUITO...VC SABE PQ NÉ..EU PREFIRO NAUM CONTESTAR O QUE NAUM ESTOU POR DENTRO. SÓ QUE DEI UMA OLHADA NOS TESTIMONIOS DOS DEMAIS PARTICIPANTES E ME PARECEU QUE NAUM É FEITO COM MAL INTENÇÃO POR PARTE DO GOVERNO...PRA FALAR VERDADE EU QUERO MESMO QUE AS UNIVERSIDADES ESTEJA CHEIA DE AFROS-DECENDENTES...JÁ ESTÁ NA HORA DE MADURAR E COMEÇAR A COMER A PARTE DO BOLO QUE DESDE DE MUITO TEMPO OS FOI NEGADO...SINCERAMENTE EU SOU A FAVOR, NAUM POR QUALQUER TIPO DE PROPAGANDA RACISTA, SÓ QUE JÁ TA NA HORA DOS AFROS DEIXAREM DE SER VICTIMAS E DE UMA VEZ ENTENDEREM QUE ELES PODEM E DEVEM COMEÇAR A GANHAR UMA EDUCAÇÃO UNIVERSITARIA...AINDA HAY UM SENTIMENTO MUITO VICTIMISTA DA PROPIA COMUNIDADE AFROS-DECENDENTES...E ISSO TEM QUE MUDAR.

PARA MIM É UMA MEDIDA DO GOVERNO MUITO PROMETEDORA...UMA FORMA DE DIZER: ENTÃO AGORA QUE DESCULPA ÁS PESSOAS VÃO TER?

UMA VEZ VI POR AQUI UMA MEDICA BRASILEIRA DECENDENTE AFRO E ME CAUSOU UMA EXPECTAÇÃO MUITO LEGAL E POSITIVA...ESPERO VER MUITO MAIS...BEIJOS.

• Isto é um tremendo racismo, pois estão considerando as pessoas de raça negra imbecis, sem condições de pensar, desta forma criando uma cota para os negros entrarem na faculdade. Deveriam, sim, ter criado cotas para as pessoas de baixa renda e que estudaram em escolas públicas, pois a melhor escola pública, nesta atual legistatura, jamais se comparará com uma escola privada.

• Eu sou a favor!

Eu não acho que os afro-descendentes sejam menos capazes que os brancos, mas acho que as cotas são importantes, pois servem como um estímulo a mais para os jovens negros estudarem.

Grande parte da riqueza do Brasil se deve ao trabalho escravo dos negros e acho que essas cotas são uma recompensa mais do que justa por todo o trabalho deles durante séculos.

ABRAÇOS!!!!

• Sou totalmente contra

Isso sim é racismo mascarado.

Negros não são coitadinhos, são seres humanos, e ser humano pensa por si só.

Tudo vai do esforço da pessoa, o governo não tem que pender pra um lado só.

Eu não sou negro, sempre paguei meus estudos, nunca tive ajuda de ninguém, muito menos do governo.

Eu ia dormir 1 ou 2 horas da madrugada e acordava as 5hs para ir trabalhar, mal conseguia me sustentar, pois ganhava muito pouco.

E estou aqui, sem pedir esmolas pra ninguém.

• Segundo a lei negros tem direito 20% das vagas e concursos. Mas eu pergunto: Sou descendente de laemães e russos, casei com uma mulher que é descendente de Negros e indios . tenho filhos mulatos e brancos, segundo a lei os multatos filhos meus poderiam ser beneficiados pela lei e os brancos não. Creio que a lei deveria ser para pobres, pois tem brancos pobres e ricos e também o mesmo acontece com negros. Então a universidade para não haver justiça deveria ser para pobres e não para uma etnia racial, já que aqui nos no Brasil somos uma misseginação de raças,e aqui quase ninguém é de uma raça ´só e por isso nossas mulheres saão as mais lindas do mundo. Agora essa lei é uma injustiça por que bitolam pela cor da pele e para mim issos é racismo. Por que brancos e mulatos também podem ser decendentes de negros e vice-versa.

• Partindo do pressuposto de que a constiuição de 88 representou um avanço considerável em relação à história de um país regado com sangue de escravos, não podemos deixar de lembrar que ainda hoje, a realidade brasileira explode em violenta contradição com aqueles ideais proclamados. Sabe-se que vivemos num país marcado por profunda desigualdade social, fruto de persistente política oligárquica e da mais escandalosa concentração de renda. E, hoje, ainda sofre-se um processo de negação dos direitos sociais arduamente conquistados, onde abandona o povo à sua sorte reduzindo a cidadania às liberdades civis e políticas, mantendo, em contrapartida, os privilégios dos “de cima” e a brutal carência de direitos dos “de baixo”. Diante disso, eu não concordo com as cotas para negros, mas sim, para os menos favorecidos, independente de raça, sexo ou credo religioso.

Deve-se trabalhar a expansão da cidadania social, que implica, além de uma ação efetiva dos poderes públicos e da pressão popular, num tipo de mudança cultural, no sentido de mexer com o que está mais enraizado nas mentalidades marcadas por preconceitos, por discriminação, pela não aceitação dos direitos de todos, pela não aceitação da diferença. Trata-se, portanto, de uma mudança cultural especialmente importante no Brasil, pois implica a derrocada de valores e costumes arraigados entre nós, decorrentes de vários fatores historicamente definidos.

Sign In or Register to comment.