E SE NÃO EXISTISSE A IGREJA CATÓLICA...??????

Antes de mais nada quero deixar bem claro que não sou nem católico nem evangélico. Mas, adoro ver a briga de vocês.

Se a igreja católica nunca tivesse existido, que fé vocês Cristãos teriam?

Comments

  • vejo muito mais que uma pergunta, me parece uma armadilha. acho que sei qual é. mas vou responde-la.

    se não existisse a igreja católica, provavelmente não existiria nenhuma religião cristã, ou se existisse seria até hoje uma minoria, visto que antes da igreja catolica surgir já havia comunidades cristãs espalhadas pelo oriente médio.

    possivelmente a fé dos cristãos de hoje seria a fé islamica, judaica, budista, etc... uma mistura de tudo, ou talvez nenhuma fé, tudo iria depender do curso da história. o cristianismo cresceu graças as cruzadas. promovida pela igreja catolica.

    agora como outros colegas já responderam, a história da humanidade, provavelmente tambem seria outra. assim sendo fica dificil responder qual seria a nossa fé, seria mais facil responder que: dificilmente um de nós teriamos a fé cristã.

    é mais ou menos que penso.

  • Kid, acho que é simples a questão: a religião oficial de Roma até o advento do cristianismo era o Mitraísmo. Se não fosse por uns detalhes, tipo, perda de batalhas contra bárbaros, interesses políticos de imperadores, estaríamos beijando imagens como o Maximus do filme o Gladiador, e ainda acreditaríamos mais em nós e não ficaríamos esperando as coisas cairem do céu, e nessa história sem fim de messias.

    O fim do mitraísmo, então, foi provocado pelas perdas territoriais que o império sofreu em consequência da invasão dos povos bárbaros e que afetaram os territórios fronteiriços onde o culto estava muito arreigado. A concorrência do cristianismo, apoiado por Constantino( política e mais política) tiraria adeptos do mitraísmo. Importa realçar o fato do mitraísmo excluir as mulheres, situação que não se verificava no cristianismo. O cristianismo substitui o mitraísmo durante o século IV até se converter na única religião permitida com Teodósio (379-395). O imperador Juliano tentou revitalizar o culto de Mitra, bem como o usurpador Eugénio, nos dois casos com pouco êxito. O mitraísmo foi abolido formalmente em 391, sendo provável que a sua prática tenha continuado várias décadas.

    Ou seja, o Mitraísmo caiu devido á corrupção dos cristãos da época. Não é uma maravilha?

    Em algumas regiões dos Alpes o mitraísmo sobreviveu até ao século V, bem como no Oriente, onde teve um renascimento breve. Acredita-se que o mitraísmo teve um importante papel no desenvolvimento do maniqueísmo, outra doutrina concorrente do cristianismo.

    Se cristo soubesse o que fariam em seu nome, o que Ele faria? Ah, eu ia me esquecendo, sou fã de cristo mas ateu...

  • O cristianismo nasceu dentro de uma Roma fragilizada pela disputa de poder, insatisfação popular, crise, fome...pois bem, os primeiros cristãos faziam seus cultos, enterravam seus mortos, produziam sua arte nas catacumbas, (galeria subterrânea), eram homens rudes, do povo desprovido de poder econômico. A igreja católica(universal) foi a institucionalização da doutrina. Pergunto, se não fosse a reforma religiosa feita por um CATÓLICO agostiniano, Martinho Lutero, existiriam protestantes que se intitulam evangélicos?

  • Tá. A pergunta é meio maliciosa mas vou responder mesmo assim. Primeiramente, não existiria o cristianismo e não existiria, com toda certeza a Bíblia. Porque quem a conservou e chegou até nós foi porque a Igreja Católica é que dela cuidou, ela quem definiu os livros que pertencem ou não ( Canon ), e os protestantes ( evangélicos) só a conheceram porque do sec I até XVI , quando surgiu a reforma protestante, a ICAR é que a conservou.

    Não existiria o cristianismo porque toda a mensagem cristã foi colocada aos cuidados dos apóstolos e fiéis ( cuja comunidade foi chamada de Ecclesia = Igreja )e também seus valores, normas, mensagens e autoridade que os discípulos tinham ( está na Bíblia!) também foi conservada pela ICAR, através da Tradição e Magistério.

    Mesmo que muitos "crentes" façam careta e achem bomque não tivesse existido, a verdade pura,crua e dura é que todas as denominações evangélicas saíram da Igreja Católica e se ela não tivesse existido, NENHUMA Igreja evangélica teria existido também. Afinal, Lutero não seria padre, não conheceria a Bíblia, o seguidor de Lutero idem, o seguidor do seguidor de Lutero idem também, o seguidor que veio para os EUA idem, o que fundaria algumaigreja aqui noBrasil idem e assim por diante.

  • Você é o famoso PÉ NO SACO!, ESPÍRITO DE PORCO, O MARRENTO DA ESQUINA, BOTA LENHA NA FOGUEIRA,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Se a Igreja nunca tivesse existido então não existiriam as igrejas evangélicas todos sabem que elas são na verdade as igrejas protestantes e se originaram de criticar a Igreja e hoje criticam a Igreja,criticam umas as outras e criticam até outras religiões.Para a Igreja nunca ter existido então não teria havido a dissidência do judaísmo que ocorreu pelo fato dos judeus não reconhecerem Jesus Cristo como o esperado Messias a partir deste ponto tem duas possibilidades talvez os judeus então aceitassem Jesus então ele não precisaria mandar os apostolos fundarem a Igreja neste caso ainda seriamos cristãos mas seriamos chamados de judeus e os judeus teriam convertido os gentios como os cristãos fizeram;a outra possibilidade é que Deus não tivesse enviado seu Filho Unigênito para tirar os pecados do mundo então o mundo estaria condenado mas como Deus fez promessas aos judeus pouparia somente eles ou o Messias seria enviado somente para eles opção que eles teriam preferido mas sua duvida é sobre religião e não sobre salvação então vejamos por este ponto sem Jesus muitos dos cristãos que eram judeus ainda seriam judeus e a maioria dos cristãos que eram gentios ou pagãos ainda seriam então o mundo seria mais violento do que é hoje e provavelmente o Império Romano ainda existiria com isto os judeus não teriam retornado a Terra Santa e ainda estariam espalhados pelo mundo e mulçumanos nunca teriam existido seriam aniquilados na origem eles não tolerariam tanto como os cristãos e não existiriam estados laicos a religião pagã dos romanos e gregos seria ainda a oficial o Imperio talvez quisesse se expandir pelo oriente onde se praticam religiões como o budismo e haveria um choque cultural mais violento entre ocidente e oriente do que esta havendo com a globalização que é gradual.Como todos os países seriam pagãos as descobertas cientificas seriam muito atrasadas porque as pessoas ainda acreditariam em magia e não haveria o cristianismo para separar ciência e religião isto foi importante para que a ciência se desenvolve-se porque os charlatões pagãos usavam de truques baseados no pouco conhecimento cientifico para iludir as pessoas que tinham poderes dados pelos deuses.

    As americas teriam se desenvolvido mais ou menos igual agora já que antes dos colonizadores o cristianismo não chegaria aqui se uma Europa pagã ou judaica chega-se aqui não mudaria o fato dos colonizadores serem conquistadores,no Brasil os portugueses não vieram para trazer o cristianismo a Igreja só pegou carona nos barcos e os interesses do governo português e da Igreja não eram os mesmos,a Igreja queria ampliar o numero de cristãos como meio de competir com os protestantes no que eles chamavam de reforma religiosa então a Igreja faria uma contra-reforma,o governo português queria competir com a Espanha pelas terras e planejava eliminar a população que a Igreja esperava converter para preencher o terreno com colonos europeus que pagariam impostos e exprorariam a terra e teriam escravos,os europeus se fossem pagãos teriam os mesmos interesses e Portugal foi fundada por romanos e seu nome significa porto então provavelmente se tornariam navegadores cedo ou tarde.

  • Poderíamos dizer com certeza que aconteceu o q todo mundo aprende na aula de história " A queda do Império Romano". Porque na minha opinião, o Catolicismo fundado no Cristianismo antes combatido, desde qdo foi adotado por Roma como religião oficial passou a fazer parte do Império, e se a religião existe até hoje, e é uma das maiores do mundo, logo o Império nunca deixou de existir de fato, conservou seu poder, doutrina e sede durante todos esse tempo e acho que nunca vai terminar. Se não tivesse existido seríamos muçulmanos ou hindus ou budistas ou sei lá o que mais que não tenha derivado do catolicismo. Ou continuaríamos pagãos...

  • Brigas à parte, não existiria cristianismo. Provavelmente, um grupo de judeus criaria uma frente de "judeus cristãos" (judeus que adotariam algumas idéias cristãs), o que implicaria numa radical mudança no Oriente Médio.

    Os muçulmanos (islâmicos, outra variação cristã), ganharia muita força, conquistando o que pertenceu ao Império Romano (haja visto que os "católicos" participaram "arduamente" da frente contra os mouros).

    Essa mudança, de poder, poderia mudar a história do mundo, inclusive as colonizações.

    Bom, e frente aos muçulmanos, teríamos o politeísmo.

    Não sei porque colocaram um "sinal" negativo na minha pergunta, pois respondi seguindo alguns dados históricos. Não estou fazendo nenhuma crítica, até porque sou católica e respeito a crença de cada um.

    Na verdade, acho que a igreja católica, mesmo tendo colaborado com fatos ruins da história, também imprimiu coisas boas, pois a "fé", no sentido de esperança e respeito, está no "coração" das pessoas, independente de sua crença, se é católica, evangélica, judáica, mulçumana, budista etc.

    Antes de "negativarem" minha resposta, leiam! Essa é minha opinião e não estou ofendendo ninguém por isso, até porque não me interessa discutir as crenças dos outros, respeito cada um!

    Ah, e deixando claro para o autor da pergunta, que, provavelmente, não irá escolher minha resposta como a melhor, que a relação de católicos e evangélicos não é tão engraçada, pois eu mesma sou católica e freqüento igrejas evangélicas sem problemas!!! Às vezes não concordo com algumas coisas, mas também não concordo com muito do que diz a igreja católica. Me sinto livre para absorver boas idéias de qualquer religião, mesmo as "não-cristãs", partindo do fato de viver no século XXI e não acreditar em Adão e Eva, mas no que isso possa simbolizar para a minha vida.

    Não importam suas crenças, mas suas ATITUDES (idependentes)!

  • É sua pergunta pode causar muita confusão, primeiro porque ela é confusa. Todos que seguem a cristo são cristãos, católicos ou evangélicos. Na verdade só há brigas porque somos ignorantes nos ensinamentos de cristo e ele só deixou dois. Amar a Deus sobre tudo e todas as coisas, e amar o próximo. Não sou eu quem vai julgar o mundo, mas quem faz o bem ao próximo faz a Deus. Não podemos esquecer que existem do outro lado do mundo diversas religiões completamente diferentes, inclusive não colocando jesus como o salvador, será que podemos condená-los? e os índios??? Nos escritos bíblicos sempre você vai achar que a mentira tem perna curta, mas convenhamos a vedade de Cristo já dura 2009 anos....

  • católico não é cristão é idolatra!!! Infelizmente!!! ah se não tivesse ia ser bemmmmmmmmmmmmmmmm melhor!!! seu kpetinha!!!

Sign In or Register to comment.