O que você pensa sobre Cotas para Negros em instituições públicas?

Cotas para alunos de escola pública, até vai, pois é um meio do governo não ser o culpado do problema educacional básico brasileiro. Mas agora, Cotas para negros? Além de deixar claro que o negro não tem capacidade de entrar como os outros, se torna uma covardia com os de outras raças e fere todos os direitos humanos. E grande parte dos negros, inclusive ricos, aderem às Cotas.

O que você pensa à respeito?

Comments

• Concordo com você.

Acho que o sistema de cotas é uma forma de chamar o negro de coitadinho, quando na verdade não é.

Vamos imaginar duas pessoas um negro e uma pessoa branca, as duas com mesma renda familiar (um salário mínimo) e que sempre estudaram em escola publica. Por que na hora de prestar um vestibular o negro vai ter mais chance de passar do que o de pele branca. Eu até concordaria se o governo promovesse cursinhos pré-vestibular para negro, mais não deixar claro que numero X de vagas são para negros.

Eu moro em Cuiabá e aqui a prefeitura distribuiu 302 bolsa 100% Gratuitas para alunos de escola publica cursar um curso superior, até ai tudo bem, só que 50% das bolsas de estudos era para pessoas que se declarassem negros. Cara a prova tinha nota máxima de 50 pontos, eu fiz 24 pontos e não passei, uma pessoa negra fez 24 pontos e ficou em 3º lugar. E o que eu achei mais injusto é que muitos negros não escolheram no ato da matricula a opção afro dessedente.

Resumo: é uma descriminação com ambas as raças.

• Se os negros, como os indios, tem dificulade de seguir os estudos, deveria ser instituidas escolas de reforço para eles, (acessível também para brancos pobres).

Em lugar de demagogia o gverno deveria fazer as coisas com mais seriedade.

Cotas nunca, nem clientelismo, privilégios são ediondos em uma democracia.

• Considero fortes os argumentos de quem é contra a cota para negros. Realmente, existe um aspecto negativo dessas cotas. Uns encaram como preconceito contra negros, outros como injustiça com as outras etnias. Por um bom tempo, eu fui contra a adoção desse sistema pelas universidades públicas. Mas, depois de algum tempo refletindo sobre isso e lendo artigos a favor ou contra as cotas, eu passei a apoiar a adoção desse sistema, mas como uma medida a curto prazo. Nunca antes houve um política de inclusão social do negro, desde a abolição da escravidão. O negro foi libertado, mas continuou à margem da sociedade. E isso vem se perpetuando até os dias atuais. Isso eu acho injusto, uma criança negra não ter a mesma oportunidade que uma branca por não ter acesso a um bom ensino. E essa criança não tem oportunidade porque seus pais não tiveram. E esses pais tiveram pais sem oportunidades. Eu estudo engenharia numa universidade pública e na minha sala não há sequer um negro. Na minha universidade, é mais comum ver um negro africano fazendo intercâmbio que um negro brasileiro. E quando eu saio do campus, vejo quase a mesma proporção de brancos e negros. Vejo as cotas pra negros não como um benefício para a raça negra, mas para um grupo que nunca teve nenhuma política de inserção social. Igualdade seria ter a proporção de negros nas universidades exatamente igual à proporção de negros na sociedade em geral. Aí sim poderíamos afirmar que o fato de uma pessoa ser negra realmente não tem influência em sua ocupação ou não de uma vaga numa universidade pública.

Ah, negro rico estuda em colégio particular e, na grande maioria dos casos (se não em todos), perdem automaticamente seu direito às cotas.

Sign In or Register to comment.