Gabriel e um arcanjo ?

Em algumas tradições é tido como um dos arcanjos, noutros como anjo da morte.e em alguns como um dos serafins.o que ele e afinal ?

Comments

• Amigo, uma observação: Sou ateu e estas informações não são de meu "credo" e sim de estudos de livros religiosos, ok?

Os Arcanjos (anjos principais) presidiam a coros e eram entre nove e quinze, mas o Catolicismo baseado no Antigo Testamento reduziu-os a quatro (Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel).

As igrejas Protestantes mencionam apenas três (Lúcifer, Miguel e Gabriel).

As Testemunhas de Jeová invocam haver apenas um, Miguel, pois a Bíblia usa só o termo no singular, e Miguel é identificado como Jesus Cristo.

Na Cabala, os arcanjos são sete e Lúcifer não se encontra entre eles.

No Islão, são cinco e incluem Lúcifer.

Vale a pena lembrar que a bíblia como a conhecemos hoje, menciona três. Lúcifer, que se rebelou contra Deus, Gabriel que fez sua queixa à Deus, e Miguel que o escorraçou do Céu.

Outro erro comum, são citações que dizem que os três são imãos. Ambos são criaturas feitas diretamente pelo Deus judaíco/cristão, mas não são irmãos de sangue, são criaturas independentes e únicas. (Anjos não são de carne e osso e não são filhos de pai e mãe).

• Na biblia só temos duas menções sobre "Arcanjo" e todas elas estão no singular, o que nos leva a acreditar em um só arcanjo, que no caso, é Miguel.

Algumas igrejas como TJ e Adventistas, acreditam que o Arcanjo Miguel seja o próprio Jesus Cristo. Eu porém, não acredito que ele seja o proprio Cristo.

Porém, os mulçumanos acreditam que Gabriel é um arcanjo.

A Igreja Católica acredita em 4 arcanjos, que são Miguel, Gabriel, Raphael e Uriel.

Abaixo, segue as únicas menções sobre a palavra "Arcanjo" encontradas na Bíblia, veja:

1 Tessalonicenses 4:16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Judas 1:9 Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.

---------------------------------------------------------------------------

Agora, abaixo segue as menções sobre "Miguel":

Daniel 10:13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.

Daniel 10:21 Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.

Daniel 12:1 ¶ E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.

Judas 1:9 Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.

Apocalipse 12:7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

E sobre Gabriel, a própria Bíblia ensina que ele é apenas um anjo, veja:

Lucas 1:19 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Palavra "Arcanjo" significa algo como "Anjo Principal", e eu acredito que só exista um arcanjo, Miguel, o grande principe.

Até +

• Arcanjo. Avisou Maria do nascimento de Jesus.

• Boa tarde !!!

Segundo a tradição judaica sim, mas a bíblia não menciona Gabriel como um arcanjo e sim como um anjo nos 4 versos que aparecem Gabriel 2 deles chamam Gabriel de anjo.

Veja:

Dan 8:16 E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, faze que este homem entenda a visão.

Dan 9:21 sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me � hora da oblação da tarde.

Lc 1:19 Ao que lhe respondeu o ANJO: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas;

Lc 1:26 Ora, no sexto mês, foi o ANJO Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

Como observamos nos da a entender que Gabriel nos 4 versos que aparece está relacionado a enviar uma boa nova (boa noticia) ou uma mensagem da parte de Deus.

Então é dai que vem o dito anjo mensageiro.

O significado no Original hebraico ( גבריאל ) "Gavriy’el" quer dizer: “guerreiro de Deus” ou “homem de Deus” e deriva de duas palavras hebraicas que são ( גבר )"geber" que significa: homem, homem forte, guerreiro. e outra palavramuito conhecida ( אל ) "el" a palavra "el" pode ser usado a uma divindade ou a seres poderosos e também muito usado no nome de Deus, como El Shaday, Elohim e etc...

Na minha concepção prefiro relevar o significado do nome Gabriel como "homem de Deus", por Daniel ter o chamado de Varão Gabriel, e também pela semelhança com os profetas que eram muito chamados de homens de Deus, e já que profetas era anunciador de profecias e de menssagens da parte de Deus, logo que Gabriel declara o que iria acontecer como uma mensagem profética para Daniel e também a menssagem a Maria e a Zacarias.

Miguel realmente é um arcanjo, dos cinco versos que aparecem miguel 3 deles o revelam como principe e 1 como arcanjo.

Veja:

Jd 1:9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda.

tanto o principe como o arcanjo tem um mesmo significado (מיכאל) "Miyka’el" no hebraico quer dizer uma esclamação, como " quem é como Deus ? ou quem é Deus como o Senhor ?, é uma afronta ao diabo esse nome, pois também deriva de 2 palavras que são:(מיכ) "quem" e (אל) "Deus" no literal significa Quem é Deus ?. já a palavra principe em hebraico é (שר) "sar" tem o sentido de:

príncipe, governante, líder, chefe, comandante, oficial, capitão.

Já a palavra usada no grego para arcanjo é (αρχαγγελος) "archangelos" e que dizer: chefe dos anjos. então percebemos que Miguel é o chefe dos anjos.

e por ultimo Lucifér, quero dizer que nunca no original aparece essa palavra, quem colocou etá palavra foi a tradução inglesa kings james KJV Lucifér aparece nessa tradução no livro do profeta Isaías 14:12, e a palavra Lucifér segundo os ingleses tem o sentido de estrela da manhã mas vou ser sincero, acredito que não seja bem este significado, pois estrela da manhã se refere a Jesus Cristo, como a resplandecente estrela da manhã, no original a palavra para Lucifér é(הילל) "Heylel"

e quer dizer: aquele que brilha em Deus, alguns traduziram para astro brilhante, mas como (הי) "heyl" tem o sentido de estrela e de astro e (ל) sosinho expresa o som de "el" que se refere a Deus, pode ser, eu disse pode ser que seja astro brilhante de Deus. Lembrando que esse nome era antes da sua queda.

São somente esses nomes de anjos e de arcanjo que aparece na Biblía, lembrando que muitos não consideram Heylel como se referindo a Lucifer e sim ao rei da babilõnia, pois não acreditam que Is 14:12 fale de dois seres. como da queda de satanás e da queda do rei da Babilônia.

Espero ter respondido a sua pergunta desculpe a demora, mas quis detalhar um pouco e deixar bem explicado.

Deus nos abençoe.....

• Um "arcanjo" é um anjo que tem uma posição de autoridade e liderança. Miguel é o único arcanjo mencionado no Novo Testamento.

Judas 1.9

Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.

Daniel 10.13

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.

Daniel 12.1

E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.

As referências sobre Gabriel referem-se a ele como um anjo:

Lucas 1.19

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.

Lucas 1.26

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré.

• A Bíblia diz que as tradições invalidam as leis de Deus. Por isso é que devemos seguir o que diz a Bíblia. VEJO AQUI, ALGUNS FALAREM DE QUANTIDADES DE ANJOS, COMO CONSEGUÉM, pois a Bíblia diz que são milhares de milhares e milhões de milhões. Somente alguns tem seus nomes mencionados. Segundo a Teologia existem classes de anjos:

Anjos: Mensageiros (Classe que pertence Gabriel)

Arcanjos: Anjos chefes ou guerreiros (Classe que pertence Miguel)

Querubins: Protetores do povo de Deus (Classe que Lucifer pertenceu)

Serafins: Adoradores (Como em Isaías cap.6)

• passo essa ,não sei te responder.

• ilusão

• gabriel não é arcanjo

ele é apenas um mensageiro de Deus

não rege sobre pessoas apenas

fica au lado do trono do senhor

Sign In or Register to comment.