Causa Trabalhista, acho q vou levar um calote, oq fazer?
É o seguinte... arranjei um trabalho e não seria com carteira assinada....seria um contrato de prestação de serviço e eles iriam pagar 11% de INSS se não me engano...e eu 9%
Bom, comecei e de cara já recebi bastante tarefa... e uma semana depois exatamente...resolvem que os sócios não vão mais pagar ninguém porque estava sem movimento...
Como era contrato de prestação de serviço, puderam mandar todo mundo embora no mesmo dia... pagando apenas o que já estava nas cláusulas do contrato q seria os dias trabalhados até o momento e 50% de um salário completo pela rescisão..
Só que como eu estava a apenas 1 semana não tinha dado tempo de assinar os contratos... fiquei com as fichas de cadastro na mão mas os contratos não...então o combinado era q naquela mesma semana eu fosse buscar o cheque ou fariam um deposito na minha conta com o equivalente aos dias trabalhados...
Agora o problema... passou aquela semana e só me pediram os dados para depósito...passou mais uma semana e não falaram nada...no fim da semana liguei e perguntei...me falaram q na semana seguinte um crédito para essa finalidade seria liberado, podendo enfim me pagar...passou essa semana e nada...e agora estou entrando na 4ª semana sem receber...
Óbvio que estou começando a considerar a hipótese de que não querem me pagar por ser um valor mais baixo e sem contrato... mas não quero me precipitar e fazer algo errado pois se não me engano...eles tem o direito de me pagar somente no dia em q pagaram normalmente todo mundo (10º dia útil) q por sinal cai semana q vem...
Mas quero me prevenir... e gostaria da sabedoria de vocês pra saber o que posso fazer caso perceba que querem me enrolar...por favor me ajudem já estou começando a ficar muito preocupado...se já estavam mal das pernas porque contrataram outra pessoa? Eu deixei de arrumar um trabalho com carteira assinada pra ir trabalhar lá... É um dano moral também não é?
Alguns dados que acho relevantes...
Tenho testemunhas... 1 pessoa q trabalhava lá é meu amigos e também foi demitido sem mais nem menos...
Os outros já receberam a primeira parte q é equivalente aos 50% de um salário completo (ainda não receberam o equivalente ao mês que trabalharam)
Fiquei coma ficha de cadastro na empresa não sei se prova algo, mas esta comigo (contem apenas meus dados pessoais)
Tenho todos os e-mails de conversas e acertos que fiz com o dono e um funcionário. e também e e-mails de boas vindas por estar começando lá...
Tenho e-mails e conversas salvas, falando quanto deveriam me pagar, sobre quando me pagariam, os adiamentos e tudo mais, o que pode caracterizar uma enrolação sobre o assunto...
Agradeço desde já pessoal
Obrigado
Comments
Caso o trabalhador não seja registrado (não tenha a carteira de trabalho assinada) ou seja um prestador de serviços, ele pode entrar com um processo na Justiça do Trabalho exigindo que seu empregador seja responsabilizado e pague seus direitos.
Para isso é preciso procurar uma Delegacia Regional do Trabalho, munido se possível de comprovações de que executou o trabalho.
É possível também procurar ajuda junto ao sindicato da categoria (que dispõe de médico e advogados) e no Ministério Público do Trabalho.
Vc deve procurar informações no DRT (delegacia regional do trabalho) ou de um advogado trabalhista vc pode tambêm consultar o site: www.soleis.com.br
BOA SORTE!