Por favor, me ajudem nessa desgraça chamada de matemática?
Oiii.
Eu estou CANSADO de tanto tentar fazer Média Aritmética e mais cansado ainda de errar.
Isso que dar ser burro a vida toda e não se interessar pelos estudos. Sou 3º série do ensino médio e mês que vem já tem o ENEM, e ano que vem tem o vestibular UFPE (as provas serão realizadas dia 3 de janeiro se não me engano).
Eu deixei de estudar em escola particular para entrar numa pública no período de todo o meu ensino médio. Te juro que 90% de todos esses 3 anos foram perdidos, seja pela minha preguiça, seja pela falta de professores (não culpo eles, pois mesmo sem eles eu poderia ter estudado).
Não é querendo fazer drama, mas eu estou muito triste em ainda ser um retardado que não entende quase de nada. O pior de tudo é que pelo meu jeito e pelas minhas tentativas frustadas de fazer exercícios sobre o ENEM na sala de aula as pessoas me taxam de inteligente, coisa que sinceramente estou longe de ser.
E por que o ENEM coloca aquelas pragas de perguntas enormes que eu chego a ficar sem ar? Aquilo é realmente necessário? Eu DETESTO teorias, eu quero se livre e simples. Eu e muitas pessoas aprendem mais pela PRÁTICA, isso é fato.
Desculpem pelo desabafo. A minha pergunta é: Por que que nas equações (no caso a P.A.) precisa trocar os números de lugar? Sobre o jogo de sinais eu entendo, ao menos isso.
Vejam essa questão respondida que peguei num site:
''4) (UFRGS) Em uma Progressão Aritmética, em que o primeiro termo é 23 e a razão é -6, a posição ocupada pelo elemento -13 é:
(A) 8a
(B) 7a
(C) 6a
(D) 5a
(E) 4a
- informações do problema:
a1 = 23 r = -6 an = -13 n=?
- Substituindo na fórmula do termo geral:
an = a1 + (n-1)r
-13 = 23 + (n - 1).(-6)
-13 - 23 = -6n + 6 --------------------------------------------- POR QUE AQUI MUDOU DE LUGAR? POR FAVOR, ME EXPLIQUEM!
-36 - 6 = -6n
-42 = -6n Vamos multiplicar os dois lados por (-1)
6n = 42
n = 42/6
n = 7 Resposta certa letra B''
Vcs acham que se eu não conseguir aprender isso, eu devo desistir desse assunto ou tentar aprender até a morte?
Boa noite e obrigado!
Comments
Amigo, a primeira expressão deve ser a fórmula de PG - não a lembro "de cabeça" nem sob muita reza, mas vá lá...
Nessa etapa: "-13 - 23 = -6n + 6", a única coisa que ele fez foi colocar o 23 do outro lado da igualdade, e nisso ele "passa" com o sinal contrário. Ele faz isso porque nesse caso, temos uma incógnita (a desse caso é o "n"), então é conveniente que todos os termos sem incógnita fiquem do outro lado da igualdade para que se chegue ao valor mais simplificado possível. Tanto que mais na frente, o 6 também é passado para o outro lado.
A conversão de (n-1).(-6) é uma multiplicação simples da expressão (n-1) pela constante (-6), o que dá -6n + 6.
Depois disso ele passa o 6 para o outro lado, pelo motivo já explicado, e multiplica por os dois lados por (-1) para garantir que a incógnita será positiva. Não desista, são problemas bastante simples, requerem apenas alguma atenção. Não se apavore, ainda nem chegaram os números complexos kkkkk brincadeira. Mantenha-se firme e dedicado, esse é o meu conselho.
eu não faço ideia, nem lembro + dessa materia!