Ajuda em português???

Me ajudem em umas pequenas coisas por favor?

Seriam as bodas de ouro em que Lindalva refletira sobre uma grande pergunta que não poderia esperar mais uma palavra de um convidado, mais uma nota no piano.

Há erro de flexão verbal na frase acima?

O diálogo abaixo é compreensível?

"Eu mudei a sua vida?"

"Nem um pouco, comparado ao próximo segundo."

Qual é o certo?

Percebê-la ou percebe-la, como faço para saber se os verbos seguidos de pronomes oblíquos são acentuados ou não?

O poeta escreve poemas e poesias?

Desde já agradeço demaaaiiss a quem me responder. E obrigado a todos.

Comments

• 1) Há erro de flexão verbal na 1ª frase - "seriam". O texto mostra que Lindalva refletiu naquele momento. Então, o correto é o termo "eram", pois que ocorreram. O termo "seriam" deve ser utilizado quando o fato não ocorreu, mas ocorreria se alguma coisa que não aconteceu tivesse acontecido. Exemplo: Eu seria um jogador de futebol caso minha perna não tivesse sido amputada.

2) Sim, é compreensível. Quem respondeu a pergunta quis dizer que quem perguntou não alterou sua vida em nada, assim como não alterará daqui a um segundo. Note que não alterará porque não dará tempo (é impossível alterar a vida de alguém em 1 segundo), assim como daqui a 1 segundo você não conseguirá terminar de ler esta resposta.

3) Determina-se o correto pelo som que geram. "Percebê-la" está correta, pois está no futuro. O termo "percebe-la", que seria no presente, não existe, pois o termo "percebe-a" é que se aplica no presente do indicativo – “Eu a percebo perto de mim”, e não “Eu la percebo perto de mim”. Além disso, este caso não se enquadra nas novas regras ortográficas e, assim, o correto é "PERCEBÊ-LA", pois "percebe-la" não existe. O que existe é "percebe-a".

4) Poetas escrevem tanto poema (obra composta por versos, na qual há poesia) quanto poesia (caráter do que emociona, toca a sensibilidade, e sugere emoções por meio de uma linguagem). O poeta pode escrever tanto uma quanto a outra.

========================

Ok? Resposta minha é fim de linha (e sem nenhum erro gramatical ou ortográfico). Abraço. Tchau !!!

█║▌│║▌║▌│█│▌║│█║█║║│█││║│

3 14159 2653 5897 9323 846 2643 3

• não sei!

Sign In or Register to comment.