A origem do Universo deve ser um estudo da Astronomia ou da Filosofia?

Eu leio algumas opiniões e me pergunto:- "Quando meu pai e minha mão me fizeram, será que fizeram por fazer...?" Ou, eles sabiam o que estavam fazendo...? Minha existência tem algum propósito...?

Update:

Por um erro de digitação foi grafada a palavra "mão", sendo correto a palavra "mãe".

Comments

• Bem... por ambas...

No sentido de a astronomia fazer uma observação sistemática do universo e recolher dados de forma a criar (e aqui entra a filosofia) hipóteses logicamente coerentes; ou vice versa - a criação de hipóteses filosoficamente válidas e a sua comprovação ou descarte pela ciência propriamente dita.

Porque a filosofia, por si só, penso que só terá capacidade de criar hipóteses e não de as comprovar, pelo que daí só se poderá obter suposições com maior ou menor grau de coerência interna. A astronomia é como todas as ciências, limitada, mas como esses limites são, supostamente, plenamemente extensíveis, a sua evolução poderá trazer novas possibilidades.

Um abraço

• Filosofia é imaginar o porque, com investigação crítica e racional dos princípios fundamentais

Ciência é tentar entender até conseguir, assim é a astronomia, astrofísica, física, cosmologia...

Mas tudo começou com a filosofia, oque difere é que o estudo da astronomia ou qualquer outra ciência já é específico e mais adequado para explicar os fenômenos naturais.A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. O conhecimento científico depende muito da lógica.

• Devemos lembrar que tudo se originou de um Átomo, e para coisas pequenas, devemos aplicar a física Quântica, então a Física Quantica descobre a formação do Universo e suas Leis e a Filosofia esplica essas Leis.

• De astronomia qdo se estuda os fenomenos já conhecidos e de filosofia mas com base na fisica qdo se tenta entender algo que a fisica nao explica. Einstein não deixa de ser um filosofo pq afinal de contas filosofou sobre explicações pra a qual a fisica newtoniana não tinha as respostas. mas é preciso deixar bem claro que esaa filosofia é prática e sempre baseada nos conceitos da fisica e não uma "viagem" abstrata!

• A Astronomia surgiu com os estudos da Filosofia!

A Filosofia é a mãe que deu origem a maioria das ciências da atualidade.

• Astronomia é a 1a. resposta pq é uma ciência e seu propósito é estudar os astros e todas as leis do universo. A partir da correlação do estudo destas leis o cientista pode chegar à conclusões sobre o tempo aproximado da existência dos seres, suas dimensões, distâncias e tudo mais.

A filosofia ñ é ciência. Ela analisa os dados existentes estudados pelas ciências ou qualquer assunto, estabelecendo a lógica das assertivas, negativas ou afirmações, ou premissas nos seus raciocínios.

Qto à criação de sua alma por Deus no seu nascimento é evidente q sua finalidade é amar a Ele aqui e na eternidade principalmente, eternamente.

Todos fomos criados para amá-lo, adorá-lo, louvá-lo, reverenciá-lo. E vc é um deles!

Afinal foi Ele tb o criador do universo, tenha sido através do big bang ou qualquer outro processo.

Abçs

Sign In or Register to comment.