Obra de um clássico para um café com leite. O que indicam ?

Em matéria de literatura eu gostaria de uma dica sobre qual obra deveo iniciar para melhor conhecer Machado de Assis. Algo sutil e interessante, que não seja massante.

Gostaria também de uma dica de escritor comtemporâneo, alguma obra interessante, que leve a viajar no mundo das idéias e que seja instrutiva. Peço-lhes esse auxílio. Obrigado !

Update:

Ouvi dizer que Saramago tem um estilo prolixo ! Isso é verdade ?

Comments

• De Machado de Assis eu gostei de todos que li, mas acho que o livro dele que mais estimula a que se leia os demais, é Memórias Póstumas de Brás Cubas. Dos autores clássicos eu gosto de vários, um que tenho lido ultimamente é Charles Dickens, outro que recomendo é Alexandre Dumas. Dos conteporâneos eu indico Irving Wallace, autor de 'Os Sete Minutos', 'O Milagre', 'O Homem' e muitos outros livros que merecem ser lidos. Saramago eu estou precisando ler, o problema é que me falta tempo.

• Quanto a escritores contemporâneos, recomendo-lhe os romances de José Saramago, profundos no conteúdo, e perfeitos na forma.

• Em geral eu gosto de ler as obras de um autor a partir da primeira para a última. Fiz assim com Jorge Amado e Graciliano Ramos, como também com Machado de Assis. Então aconselho que comece a ler Machado de Assis pela ordem de publicação de suas obras:

Ressurreição - 1872

A mão e a luva - 1874

Helena - 1876

Iaiá Garcia - 1878

Memórias Póstumas de Brás Cubas - 1881

Quincas Borba - 1891

Dom Casmurro - 1899

Esaú e Jacó - 1904

Memorial de Aires - 1908

É bom para ver a evolução do escritor.

• Comece por Dom Casmurro ou Memórias Póstumas de Bras Cubas...

Erm... Só pode ser Machado de Assis?

Desculpa, mas... Posso lhe indicar livros de outros autores? Razão e Sensibilidade, de Jane Austen. E Os Maias, de Eça de Queirós.

• Machado de Assis é divertido, você pode até ler os contos antes. Livros da época do romantismo também são meio engraçados, acho que o mais bizarro é A Pata da Gazela, sobre um cara com fetiche por pés. (É do José de Alencar)

Se você não está acostumado a ler talvez fique cansado se se jogar direto no Saramago.

Quanto a autores contemporâneaos, depende muito do seu gosto.

Sign In or Register to comment.