Dúvida sobre receita de pão e pizza.?
Algumas receitas que vejo mandam misturar inicialmente o fermento e o sal, pra mim isto é errado pois pelo que sei o sal destrói o fermento ou tem receitas que realmente tenham algum fundamento que precisam começar assim? Eu fiz uma massa de pão francês coloquei numa masseira todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal e fermento) e deixei na velocidade baixa para misturar, depois ainda na velocidade baixa acrescentei a gordura e fui adicionando a água até formar uma massa pastosa. Passei para a velocidade alta e ficou trabalhando uns 15 minutos formando uma massa lisa e sêca que dava pra abrir bem fininha entre os polegares. Modelei pães de 50g e deixei descansar por 4 horas. Eles triplicaram de tamanho. Fiz a pestana e deixei crescer mais 1 hora. Levei ao forno e ficaram com casca crocante e miolo macio mas ficaram opacos e a pestana quase sumiu. Como dar uma cor mais bonita e formar uma pestana maior? Melhorador resolve ou errei em algum procedimento ou falta de ingrediente? Nesta primeira tentativa não usei melhorador. Se souber uma boa marca de melhorador caso precise usar me indique tb.
Comments
OIE...
Sempre q faço pão ou pizza procuro misturar primeiro o fermento e o açúcar até q se tornem liquidos,depois coloco o sal,os ovos,o óleo, o leite,misturo e por último o trigo...é uma receita q dá certo pra pães,pizza e esfihas,macia e saborosa sempre dá certo,a massa cresce muito.Espero ter ajudado.
VLW
Se for pão francês, para ele ter casca crocante coloque uma vasilha de alumÃnio dentro do forno com água quando for assar o pão.