Dra Aposentada - Leiomiossarcoma?

Dra Aposentada, se possível favor responder essa minha pergunta, por favor!

Uma conhecida após retirada total de um a massa no mediastino, mais precisamente, no pericardio, foi diagnosticado como Leiomioma, mas que dentro deles havia vários focos de Leiomiossarcoma. Havia margem cirurgica livre, porém pequena, o que deixou seus médicos preocupados de ter ocorrido a manifestação de metasteses. Decidiu-se que após muitos exames para ver estadiamento que seria tratada com quimio forte, pois mesmo não havendo neunhuma indicação de que havia metasteses, poderia haver alguma celula pelo corpo. De modo que pergunto. Embora a Dra não saiba de todos os detalhes, acha que realmente seria necessário tal tratamento forte, visto que ela está muito bem fisicamente e visivelmente(palavras de sua propria doutora), além do que, a prórpia quimio poderia trazer outros tipos de problemas para seu corpo, inclusive, leucemia?

Aguardo uma resposta, pois não sei que decisão devo tomar.

Obrigado mais uma vez.

Comments

• Colega, não sou médica, embora seja uma profissional da área de saúde, e não gostaria que minha opinião o influenciasse demasiadamente, afinal a palavra final sempre deve ser do médico da paciente.

Penso da seguinte forma: mesmo a paciente estando em bom estado geral, sempre há riscos de metástases ou recidivas tumorais. Bom estado geral não é indicativo de cura. Creio que, mediante a presença de células malignas no tumor removido, o tratamento quimioterápico deva ser seguido, especialmente se indicado pelos médicos da paciente. Mas se vc tem receio de que a decisão tomada pela equipe médica atual não seja a melhor opção, ouça uma segunda opinião médica. Leve os exames e a paciente a outro médico e ouça o que ele tem a dizer. É o melhor que vc faz.

Boa sorte, []s

Sign In or Register to comment.