Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI). Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.
O modelo ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI). O ITIL lida com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.
As principais características do ITIL são:
Modelo de referência para processos de TI não proprietário;
Adequado para todas as áreas de atividade;
Independente de tecnologia e fornecedor;
Um padrão de fato;
Baseado nas melhores práticas;
Um modelo de referência para a implementação de processos de TI;
Padronização de terminologias;
Interdependência de processos;
Diretivas básicas para implementação;
Diretivas básicas para funções e responsabilidades dentro de cada processo;
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Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI). Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.
O modelo ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI). O ITIL lida com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.
As principais características do ITIL são:
Modelo de referência para processos de TI não proprietário;
Adequado para todas as áreas de atividade;
Independente de tecnologia e fornecedor;
Um padrão de fato;
Baseado nas melhores práticas;
Um modelo de referência para a implementação de processos de TI;
Padronização de terminologias;
Interdependência de processos;
Diretivas básicas para implementação;
Diretivas básicas para funções e responsabilidades dentro de cada processo;
Checklist testado e aprovado;
O que fazer e o que não fazer.