É normal uma criança demorar muito a aprender a andar?
Meu filho já vai fazer 3 anos no próximo dia 10 e ainda não aprendeu a andar. Estou começando a ficar preocupada, já tempos que amigos e parente dizem para ir procura um médico, mas eu sempre disse que cada criança tem seu tempo. Só que agora, já estou achando que tá demorando muito. O que acham ? É normal, ou devo me preocupar mesmo ?
Comments
Não sei mas acho que não é normal pq todos os meus primos, irmãos, tios e etc.. começaram a andar com 2 anos, não todos a maioria inclusive eu que comecei a andar com 2 anos e 4 meses
OBS:Consutei eles antes de dar essa resposta e me desculpe se eu te magoei mas eu fui sincero.
bom talves ele tenha preguiça de aprender a andar coloque ele num andador para que ele possa começar andar um pouquinho e que as perninhas dele começa a fica firme e depois pegue e começa andar com ele de mondadas mas segurando ele claro para que possa aprender logo a andar
Desculpe, mas eu quase não acredito que estou lendo isso.
Não existe tempo, 3 anos e vc ainda pergunta se é normal um criança de 3 anos não andar?
não em absoluto não é nada normal.
vc nunca levou seu filho a um pediatra para consultas de rotina? qualquer um teria visto que é absolutamente anormal.
Criança que não consegue andar – Ataxia dos membros – Ataxia em crianças – Nistagmo – Hipotonia
Estes sintomas que provocam dificuldades da criança em aprender a andar podem estar relacionados a uma síndrome denominada Síndrome de Pelizaeus-Merzbacher.
Esta é uma doença rara ligada ao cromossomo X herdado que causa leucodistrofia recessiva.
A prevalência é estimada em 1 / 400 000. A doença ocorre como um comprometimento precoce do desenvolvimento motor marcado por hipotonia associada a nistagmo, ataxia do eixo e ataxia dos membros, especialmente durante os primeiros 2 anos de vida.
Os sintomas muitas vezes progridem lentamente até a adolescência.
O diagnóstico de transtorno primitivo do Sistema Nervoso Central com desenvolvimento da mielina é feito seguindo dois critérios:
a) grandes perturbações na condução intracerebral e auditiva, somestésicas e potenciais distúrbios visuais evocados, em contraste com a condução periférica normal
b) um hipersinal difuso da dura-branco T2 na ressonância magnética de imagem ponderada em contraste com uma imagem normal sobre a imagem de T1.
Ambos sinais são sistematicamente encontrados no início e durante toda a doença.
Sua presença é necessária para verificar o diagnóstico, e devem ser procuradas, repetidamente, a cada um ano ou dois anos.
A gravidade da doença está relacionada com o nível de habilidade motora adquirida entre as idades de cinco e dez anos de idade.
Nas formas graves, não há habilidades motoras adquiridas e os pacientes morrem de complicações de decúbito durante a adolescência.
Nas formas mais moderadas, os pacientes aprendem a andar com ajuda e sua fala é compreensível.
Sua vida útil é bastante longa, mesmo que a doença progrida lentamente após a adolescência.
A expressão da doença é geralmente homogênea entre os membros de uma mesma família.
A herança autossômica recessiva e algumas formas dominantes de início tardio têm sido descritas como tendo as mesmas características neuropatológicas como a Síndrome de Pelizaeus-Merzbacher (por exemplo, sudanofílicas leucodistrofia com persistência de ilhotas de mielina perivascular, mas sem destruição de axônios ou inflamação).
Sua nosologia ainda não foi claramente definida, nem a sua relação com o cromossomo X lincado.
Obs: pesquisei bastante,e o normal seria no máximo até 1 ano e alguns meses,com base nessa pesquisa,acho que melhor você procurar um médico pediatra ortopedista.
O correto e leva lo ao medico,mas na minha opiniao pode ser o tempo dele, meu irmao andou com quase 4 nem falava direito e nao tinha problema nenhum era apenas preguica, e dengo.