Quem teve e como foi a ideia de trazer a Copa do Mundo de 2014 ao Brasil?
Existe uma lenda que diz que o Inter queria fazer uma mega-reforma no Beira-Rio(que finalmente depois de muita enrolação tá saindo) e isso acabou despertando interesses de outros clubes em modernizar ao nível máximo a estrutura dos clubes colidindo com a vontade da CBF/FIFA/Governo ou sei lá quem de realizar um evento desses aqui no país, assim então surgindo a ideia de trazer a Copa ao Brasil. Isso aí veio de histórias que vc ouve um pouco dali um pouco de lá e que as pessoas acabam chegando nesse raciocínio(um padrinho meu que trabalha lá no inter[n me pergunte onde que ue n sei como] meu me contou que foi meio assim mesmo que apareceu a ideia da Copa)
Comments
Na verdade, a candidatura brasileira para Copa do Mundo veio a partir de um sistema de "rodízio" implementado pela FIFA para que o mundial passasse por todos os continentes onde ainda não havia sido disputado até então, ou já o fizesse há muito tempo. Dessa forma, ficou-se definido que a Copa de 2010 fosse disputada no continente africano, e a de 2014, na América do Sul.
Assim, em 2007, Colômbia e Brasil foram os dois únicos países que demostraram interesse em sediar a Copa de 2014, mas apenas o Brasil acabou formalizando sua candidatura. Dessa forma, no final daquele mesmo ano, o Brasil acabou ganhando o direito de sediar a Copa por ser o candidato único.
Esse sistema de rodízio, no entanto, acabou sendo descontinuado pela FIFA, pois pela lógica, a Copa de 2018 deveria ser disputado na Oceania (único continente que ainda não sediou nenhuma edição do mundial de futebol). Mas, na FIFA os "interesses econômicos $$$" falam mais alto, e assim, a Rússia e o Qatar acabaram sendo escolhidos os países-sede dos mundiais de 2018 e 2022, respectivamente.
Ja tem uns 20 anos q o Brasil queria realizar uma copa do mundo de novo.
Me lembro do ex-presidente da republica Fernando Color apoiando a candidatura do Brasil pra sediar uma copa.
O Brasil já havia pleiteado a sede da Copa de 2006 e de 2010...Foi um consenso entre todas as federações continentais de que a Copa de 2014 fosse na América do Sul, que não recebe um Mundial desde 1978...Já são 35 anos sem que o nosso continente tenha uma Copa...
Não foi o inter que trouxe a copa, mais nem aqui e nem na china.