Ajudem com opiniões, por favor.?
Gostaria de abordar na minha monografia o tema educação de jovens e adultos. Que tipo de assunto posso abordar neste tema?
Qual vertente posso destacar?
Opiniões e experiencias ajudarão, obrigada.
Update:Descupe, Anninha. Mas minha vida anda tão corrida que não prestei atenção nas suas respostas anteriores.
Comments
Vou sugerir com algumas idéias.
Poderia ser sobre a influência da didática no aproveitamento dos alunos, sobre o uso de recursos audiovisuais, questão da disciplina na sala, métodos de avaliação, relacionamento entre alunos e professores, educação de pessoas portadoras de deficiência ( física ou mental), etc. Me interesso por esses assuntos pq tenho muita vontade de lecionar.
Espero que ajude.
Poxa, eu te indiquei Paulo Freire e Magda Soares, mas voce ignorou minha resposta...
Com certeza, te indicaria a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire e o sistema falho que o regime militar implantou no Brasil: O MOBRAL ( forma frustrada de erradicar o analfabetismo de jovens e adultos)
Também te sugiro fazer uma pesquisa de campo na sua cidade a porcentagem de quantos adultos abandonam a escola ( evasão escolar) e qual o motivo alegado por eles de terem abandonado os estudos.
E por último, sugerir formas de atrair os jovens e adultos para a sala de aula.
Olha... sou estudante de fonoaudiologia UFMG... bom! Desde o semestre passado tive disciplinas que estudam uma das areas especificas da fono. que eh a LINGUAGEM. Tive que estudar alguns temas relacionados a aprendizado, educação e muitas coisas relacionados a PAULO FREIRE,como ja dito e muitos outros...
Bom. Acho que se você fizesse uma associação entre a EDUCAÃÃO e a FONOAUDIOLOGIA, axo que vc teria um grande trabalho de conclusão de curso que sera interessante e valorizado não so na área especÃfica da Educação, mas tambem pela FONOAUDIOLOGIA, que como vc ja deve saber: lida com os disturbios de aprendizado da linguagem oral e escrita.
Ex.:
> A importancia da atuação conjunta do Professor/educador e da Fonoaudiologia em indivÃduos jovens e adultos com dificuldades de aprendizado da leitura e escrita (revisão de literatura ou um estudo que mostre se há ou nao eficacia na atuação conjunta desses profissionais)
SAO MUITAS POSSIBILIDADES DE ESTUDOS... VOU PENSAR MAIS E VOLTO AKI
ABÃS