JUROS VÃO BAIXAR DE VEZ?
"BRASÍLIA - O presidente do BC, Henrique Meirelles, em formidável mudança de posição, avisou ontem, em depoimento à frente da sede da Petrobrás, que a era da política de manutenção dos juros em patamares altos está “decisivamente em desuso” pelo mundo afora.
"Se tivermos exagero na preocupação com a inflação, pode ser exatamente por isso que ela venha" , disse Henrique Meirelles, um dos mais ardorosos defensores dos juros altos até ontem. "Temos já criado o espaço para que o país tenha taxas de juros mais baixas, o cenário internacional pede isso."
O economista participou ontem de reunião sobre a política de preço internacional do petróleo, que analisa projetos que propõem a diminuição do preço do petróleo no Brasil. "Existiu sempre uma enorme pressão sobre o BC que, na minha visão, dificultou o que deveria ser um processo gradual na taxa de juros", afirmou. "Nesse momento, é importante preservar a autonomia para o BC", disse revelando que a possibilidade do Banco Central perder sua autonomia pode ter sido a base para tão rápida mudança de postura.
Henrique Meirelles não entrou em detalhes sobre quando e quanto os juros poderiam cair. "Isso deve ser feito com o cuidado necessário, dosando os impactos na inflação", ponderou. O presidente do BC acha, que as medidas adotadas pelo BC americano permitem que o Brasil também promova os mesmos benefícios à produção nacional brasileira.
No inicio deste mês o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC manteve em 13,75% ao ano a taxa básica, embora tenha informado que a maior parte de seus membros chegou a defender o início do relaxamento monetário - o que foi interpretado por parte do mercado financeiro como uma sinalização de que em janeiro os juros poderão ser reduzidos.
Meirelles deu um depoimento neutro sobre a independência do BC, citando vantagens e desvantagens, dizendo-se impedido de tomar uma posição por se tratar de parte diretamente interessada no assunto. Em rápida entrevista logo após a reunião, Meirelles disse considerar que a baixa da taxa de juros vai permitir ao governo investir os “quase 7% do PIB economizados” em finaciamentos à produção e à manutenção do emprego, o que “deve dar um novo impulso ao país em 2009”. A projeção oficial de crescimento do BC para 2009, afirmou, só será divulgada daqui a dois meses, dentro do relatório trimestral de inflação. “Acho que neste momento o brasileiro já pode sentir novamente tranqüilidade para fazer suas compras e acreditar na economia”, disse Meirelles."
Comments
Isso eu já sabia!!! até meus colegas de YR ficaram sem entender o porque da minha posição sobre a mantência da taxa até a virada do ano, levando em conta o momento,,,mas....deixa pra lá...
Abraço!
Dilma 2010!!!
Até que enfim esse cara acordou!
Um abraço.
Se realmente baixar e ótimo.
CONFESSO A VOCÃ QUE A POLÃTICA DOS JUROS ALTOS NÃO ME AGRADA, MAS FOI ELA QUE NOS SALVOU DA CRISE.
OBAMA VAI FAZER O MESMO POR LÃ.
Juro do cheque especial é o mais alto em 5 anos.
Olha, não sei se acredito nesse milagre, mas espero que você esteja certo.
Tomara que o Sr. Meirelles siga pensando assim, pois o paÃs precisa que os juros baixem mesmo.
é o conv´vio comlula que o faz ser um mentiroso como o é agora.
diz que abaixa um juros anual de 13,75% ao ano, o que é uma mentira. esses juros só são cobrados da "petobrás" e outros amigos sindicalistas.
do povo, como eu, os juros são de 51,75% ao mes, no cheque especial e crédito pessoal.
e nesses juros altÃssimos, lula não mexe, senão os bancos não darão mais "apoio" ao petismo....
e tem petista que diz que isso aà é bom.
esqueceram o que gritaram na era FHC.
petismo agora é doença que mexe com a memória:
é um tal de eu não sei de nada, não me lembro, nunca fiz isso aÃ, e por aà vai...
Acabei de ver na tv inflação cai em dezembro!Acho q só a Band tenta dar as boas notÃcias............
Dilma 2010!!