merece confinça os que afirman que jeová é o nome de Deus?

meus caros,gostaria de compartilhar com vcs um conhecimento,que acho importante.pois só assim compreenderao corretamente por que questiona as doutrinas erroneas e confusas e antibiblicas das seita sectárista e exclusivista chamadas as "testemunhas de jeová".

As Testemunhas de Jeová alegam ser eles a única religião que usa o nome divino, a única que santifica o nome de Deus. No livro "PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO", pág. 184 diz: "Como identificar uma religião verdadeira"; ali eles apresentam cinco características de uma religião verdadeira. A primeira é "SANTIFICAR O NOME DE DEUS".

Para eles, santificar o nome de Deus é chamar Deus pelo nome e divulgá-lo, mencionando Mt 6.9 e Jo 17.6. É importante deixar claro que apesar de Jesus ter dito "Tenho feito manifesto o teu nome", Ele nunca chamou Deus de Jeová.

Por que Jesus nunca chamou Deus de Jeová, ou melhor, dizendo, nunca pronunciou o Seu nome, sendo que as Testemunhas de Jeová alegam que é importante chamar Deus pelo nome?

Eles alegam também que toda pessoa tem um nome, então é lógico que Deus também tenha um nome; dizem também que o nome é para diferenciar o Deus criador dos deuses falsos. Por exemplo: como Deus pode ouvir sua oração se você chamá-lo pelo título "Deus", sabendo que existem outros deuses? Assim Ele não saberia quem você estaria invocando. Isto é um absurdo, caro leitor!

Será que Deus tem um único nome, ou tem outros nomes que nós podemos usá-los para nos referir a Ele? As Testemunhas de Jeová respondem. Livro Jeová, pág. 8:

"Jeová, o imortal... Ele tem se revelado as suas criaturas pelo seu nome Jeová; pelo seu nome Deus...; pelo seu nome Todo-Poderoso...pelo seu nome Altíssimo".

II. A QUESTÃO DA PRONÚNCIA

Algumas informações preliminares para o caro leitor:

No hebraico escrevia-se somente com consoantes; as vogais eram somente pronunciadas, isto é, as vogais eram transmitidas, através das gerações do povo de Israel, oralmente e não de forma escrita, visto que a escrita da língua hebraica possuía apenas as consoantes.

Naquele período era fácil para o judeu porque a língua hebraica era uma língua cotidiana, então eles não tinham dificuldade em pronunciar as palavras. No momento da pronúncia, eles supriam corretamente as consoantes com as devidas vogais.

é ridiculo afirmar que Deus onisciente,nao saiba diferenciar um cristao que esteja orando a ELE.que seja necessário chamar Deus por um nome,tal pensamente é puramente humanista,ou seja,se vc se chama maria da penha e a outra pessoa se chama maria auxiliadora,lógicamente que temos de chamar a pessoa por seu nome correto,ou nome de batismo.

mas sendo Deus todo poderoso,de infinita sabedoria...nao é necessário chamar a Deus por um nome...chamamos e nos dirigimos a Ele,como mandam as escrituras;como manda o proprio Senhor Jesus;-todos que estiverem reunidos em Meu nome,(Jesus)ali tb estarei.mas em nome de Jesus,expulsarao demonios,curarao enfermos,e é em nome de Jesus que de ve orar e se dirigir a Deus pai e Senhor.

tb deus è chamado de adonay;Senhor.el-shaday;el helyion;Senhor dos exercitos;DEus de israel;Emanuel.

disse Jesus;-vós sereis minhas testemunhas tanto em jerusalem como em todos os lugares;

Quando Moisés recebeu os dez mandamentos, Ex. 20.1-17, o versículo 7 - “Não tomarás o nome do YHVH teu Deus em vão: porque o YHVH não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão" - deixa claro que Deus não ia tomar por inocente o que invocasse seu nome em vão.

Quando os judeus se deparavam com YHVH, automaticamente eles pronunciavam, liam e falavam Adonay que significa Senhor.

Devido a este temor ou superstição, os judeus deixaram de pronunciar o nome divino. Portanto, não temos como saber que vogais eles usavam na pronúncia do tetragrama YHVH.

É digno de nota que as Testemunhas de Jeová reconhecem que ninguém sabe a pronúncia correta do nome divino. Você leitor pode certificar-se disso examinando a "BROCHURA” (literatura produzida pelas Testemunhas de Jeová) O NOME DIVINO QUE DURARÁ PARA SEMPRE, pág. 7 subtítulo: Como é pronunciado o nome de Deus diz: "A verdade é que ninguém sabe com certeza como o nome de Deus era pronunciado originalmente". Na mesma página, no rodapé, diz: "Portanto, é evidente que a pronúncia original do nome de Deus não mais é conhecida. Nem é realmente importante. Se fosse, o próprio Deus se teria certificado de que fosse preservada para o nosso uso".

Em outra literatura das Testemunhas de Jeová, "PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO NA TERRA", pág. 43 parágrafo 11 encontramos: "Portanto, o problema hoje é que não temos meios de saber exatamente que vogais os hebreus usavam junto com as letras YHVH".

A INCOERÊNCIA

Vejamos o que diz a literatura "PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO NA TERRA", pág. 185 parágrafo 5: "De fato, conhecer tal nome é necessário para a salvação, conforme diz a Bíblia, pois todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo" Rm. 10.13, na Tradução do Novo Mundo. Obs: as traduções do

Update:

infelizmente nao sao poucos os TJS que estao com a mente contaminada e levaram uma lavagem cerebral sendo condicionados a responder de forma automática conforme orientaçao de seus anciaos...eles foram "lavados",nao pelo sangue de Jesus,mas foram lavados cerebralmente por seu corpo governante que é tao vacilante e inconstante em seus ensinos que sempre muda de opiniao sobre suas doutrinas...

Update 3:

“Por séculos tem havido um grande debate sobre a pronúncia correta do nome pessoal do Criador. Alguns tradutores modernos da Bíblia o escrevem Yawé ou Javé como sendo o mais aproximado da pronúncia correta. Entretanto, Jeová é a forma popular de pronunciá-lo em português. Na versão católica romana, em inglês, conhecida como versão de Westminster das Escrituras Sagradas, que teve como Editor-Geral o Jesuíta Cuthbert Lattey, o tradutor usa Jeová e na sua nota marginal sobre Jonas 1:1, ele diz”: Em harmonia com a preferência do editor-geral da Versão Westminster, eu emprego o nome ‘Jeová’. É bem conhecido que este certamente não é o equivalente do Nome hebraico.

Extraído do livro "SANTIFICADO SEJA O TEU NOME", pág. 17. Veja também a pág. 19.

Obs: o grifo é nosso. O uso do nome Jeová não é uma questão de transliteração e sim uma questão de preferência pessoal do editor geral.

.

Comments

• A sua pergunta é a resposta a minha pergunta:

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ai...

Dê uma olhada e confira a melhor resposta que escolhi pois acho muitíssima coerente.

O mais incrível é saber que pessoas sem omenor fundamento criaram um nome para designar Deus sendo que o próprio Moisés citado em sua pergunta, que falava diretamente ao pai perguntoulhge qual era seu nome e Ele não disse.

Exodo 3.13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Foneticamente o tetragrama não tem pronuncia em nenhum idioma e levando-se em conta que Deus é um só em qualquer lugar do planeta (para os que crêem claro) se houvesse um nome ele deveria ser pronunciado por qualquer pessoa da mesma forma.

É muita ignorancia dizer que Deus não atende se não for chamado por seu nome próprio o qual acho que infelizmente

as TJ não saberão visto que esperam viver para sempre na terra e portanto, é bem provável que não ouçam quando o Senhor nos revelar seu verdadeiro nome. Pena...

Até lá estejamos orando para que a verdade seja revelada.

" e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João 8.32

Fique na paz!!!

• Sim merece . É Jeová sim .O nome Jeová (ou Iahweh, como preferem A Bíblia de Jerusalém, católica romana, e alguns eruditos) aparece quase 7.000 vezes nas Escrituras Hebraicas originais. A maioria das Bíblias não traz tal nome, mas o substitui por “Deus” ou “Senhor”. Todavia, mesmo nestas Bíblias, usualmente se pode saber onde o texto original hebraico usa Jeová, porque nestes lugares as palavras substitutas costumam ser escritas em maiúsculas e versaletes, assim: DEUS, SENHOR. Diversas versões modernas usam o nome Jeová ou Javé. Assim, a Tradução do Novo Mundo reza, em Isaías 42:8: “Eu sou Jeová. Este é meu nome.”

Vejamos apenas 4 exemplos de como os tradutores Bíblicos consideram o nome de DEUS ; em que ele ocorre num mesmo versículo , de um mesmo livro dessas 4 Bíblias ; mais especificamente no livro de Salmos 83:18.

“ E reconhecerão que só tu , cujo nome é SENHOR , és o Altíssimo sobre toda a terra.” ( ( Almeida [ atualizada] , de 1964 )

“ Saibam que só vós vos chamais Deus. Vós sois o único Altíssimo sobre toda a terra”( (missionários Capuchinos , católica , de 1982 )

“ Saberão assim que só tu tens o nome de Iahweh , o Altíssimo sobre a terra inteira ! ( A Bíblia de Jerusalém , católica , de 1981 )

‘ Para que saibam que só tu, cujo o nome é Jehovah , és o Altíssimo sobre toda a terra .’ ( (versão Brasileira , de 1947 ).

Por que o nome de DEUS aparece de maneira tão diferente nessas versões ? É o nome dele SENHOR , DEUS , Iahweh ou Jehovah ( Jeová ) ? Ou são todos eles aceitáveis ?

O próprio Deus revelou seu nome ao homem , tanto verbalmente , como por escrito. As quatro letras do tetragrama hebraico , podem ser representadas em muitas línguas modernas por YHWH ou JHVH .

Esse nome aparece por quase 7.000 vezes no antigo testamento , original ou escrituras Hebraicas . O nome é uma forma do verbo hebraico há .wáb , que significa “ tornar –se” Assim realmente significa “ Ele faz tornar-se ; identifica como aquele que progressivamente cumpre suas promessas e infalivelmente realiza seus propósitos.

Pode confiar ; Paulo .

• Os testemunhas de Jeová ficam se preocupando com o nome de Deus e deixam seus irmãos morrerem a fazer transfusão de sangue,vão aprender primeiro a ter amor ao próximo depois vão se preocupar com a tradução correta do nome de Deus.

• Você está dando murro em ponta de faca ... o que mudará em sua vida nesta questão ?

Cada louco com sua mania ...

Os católicos insistem que Maria é mãe de Deus e acreditam em santos ...

Espíritas acreditam que jamais morremos ...

Evangélicos crêem que Jesus é o próprio Deus e que eles serão todinhos levados pro céu e que os demais queimarão eternamente no inferno ...

Oa ateus não acreditam em nada ,nem em Deus e vivem discutindo sobre o 'nada'...

E eu nem sei por quê te respondí ...nada mudará ...também dei murro em ponta de faca !!!

• Jeová é só um dos nomes de Deus,não tem nada a ver com confiança!

Ele tem vários nomes,um deles é Emanuel,outro é Deus(não mais que isso).Seu nome é EU SOU,mas não quer dizer que não se possa conhecê-lo pelos seus vários nomes.

• O irmão teólogo "sem acepção" está correto, Jeová é o portuguesado Eu Sou do aramaico, os Judeus por exemplo não falam, Eu sou carpinteiro, mas diziam Eu carpinteiro, por respeito ao Eu Sou,

Jesus quando disse

Jo 8:24 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados.

58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU.

59 Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.

quando Jesus disse Eu Sou se afirmou como Deus, na bíblia adúlterada dos TJs está "eu era", então por isso os judeus o quizeram apedrejar, esse Eu Sou nos revela que ele sempre existiu e não é criatura como dizem os tjs.

Que Deus te abençoe.

• Eu penso q o q mais importa é sentir Deus no coração. Deus pra mim é meu redentor, salvador e dono do mundo, e chama-lo apenas de Deus me é necessário.

• Acho que a forma e generalização é sempre condenável e em outro planeta? Deus, God, Alá é chamado de Jeová? se não é por isso que só a terra será salva? ou melhor os seguidores dessa religião? e antes de surgir essa religião(+/- antes 120 anos atrás)? o pessoal foi todo condenado e direto ao inferno?

Jesus não foi Salvo? ele não falou em Jeová no Novo Testamento.

• Exisatem três Deuses distintos: - Deus Pai, Deus Filho e o Deus Espírito Santo. Os três unos em propósito somente, mas distintos.

O Pai chama-se o "Eu Sou" ou Eloim. O Filho chama-se Jeová (No V.T) e no N.T. chama-se Jesus Cristo e o Espirito Santo, continua como sendo o Espírito Santo

• Graça e Paz meu irmão.

Este nome Jeová e a união do Tetragrama YHVH com as vogais da palavra Adonai: YAHOHAH que vertido em português para Jeová.

O nome verdadeiro de Deus e sagrado demais para ser pronunciado por lábios pecaminosos com os nossos lábios.

Visto que a bastante tempo que os próprios judeus ficaram temerosos em

transgredir o terceiro mandamento da lei de Deus no Decálogo dos judeus

e sétimo nos dez mandamentos da Bíblia Sagrada Crista.

Podemos observar vários títulos dados a Deus ao longo do Antigo Testamento e Novo Testamento.

Não podemos ficar achando que estes vários títulos que foram dados a Deus podem ser o verdadeiro nome de

Deus se o próprio Deus disse a Moisés que falasse que ele era: Eu Sou o

que Sou; Êxodo 3.14.

Podemos observar nesta passagem supracitada, que o próprio Deus se identifica como Eu Sou o que Sou.

Acredito que somente os salvos poderão na nova Jerusalém Celestial saber o nome verdadeiro do EU Sou o que Sou

Podemos então definir que o nome de Deus e inefável ou seja impronunciável.

Feloz 2009.

Paz do Senhor..

Sign In or Register to comment.