Explicação em física,vetores?

Estou com muita dificuldade em vetores,na área de física,cada professor ensina de um modo diferente,isso deu um tremendo nó em meu cérebro,gostaria que alguém me explicasse melhor a respeito de vetores.

Comments

• Vetores estão relacionados com entes físicos. Imagine que um vetor represente a orientação no espaço de alguma grandeza a ser medida - uma força, por exemplo. O que o vetor representa seria como esta força se comporta naquele ponto (um corpo, uma localidade, etc).

Talvez o modo mais simples de entender vetores de modo matemático seja através de um exemplo. Números são vetores. O número 1, por exemplo, é um vetor que se encontra no eixo "x", o número 2, também, o número -1, inclusive. Ou seja, quando na primeira série você fazia a operação 1 + 2 = 3, você já estava operando com vetores, esses vetores, no entanto, possuiam apenas uma dimensão.

Um vetor cuja orientação no plano cartesiano seja (2,1) - ou seja, de duas dimensões - poderia ser dividido em dois vetores, um sendo pertencente ao eixo "x" (das abscissas) de valor 2 e outro ao eixo "y "(das ordenadas) de valor 1. É como se, nessas operações de adição e subtração, uma dimensão não influenciasse na outra. Não entendeu ? Imagina que naquele caso da primeira série, o que você fazia era basicamente somar (1,0) + (2,0) = (3,0), pois nesse caso, a "dimensão y" apresenta valor nulo e, aparentemente, não influencia no resultado. Fazendo uma analogia com o primeiro exemplo desse parágrafo: (2,1) + (3,5) = (5,6). Isso pode ser ainda estendido a outras dimensões (1,0,0)+(2,0,0) = (3,0,0) e por aí vai.

Quando há multiplicação ou divisão de vetores, a situação é distinta (mas não me recordo se isso é ensinado no Ensino Médio). Basicamente, nesse caso, dois vetores multiplicados são responsáveis por um "giro" e uma mudança de amplitude na hora de constituir o vetor resultante. Eu não sei o porquê disso acontecer - e nem é tão simples de explicar -, mas, como engenheiro, entendo todas as implicações disso e consigo interpretar os resultados.

*Números muito utilizados de duas dimensões são os complexos(também não sei se ainda são explicados hoje em dia), eles são basicamente números com duas dimensões cuja parte imaginária pode ser nula ou não e todas as operações são iguais as operações de vetores.

**Tente especificar melhor o que você não entendeu, se quiser fazer outro questionamento, estareu observando seu perfil nos próximos dias.

Até.

• Olha na apostila cara e tem vários sites por aí que ajuda um pouco mas nada se compara com a explicação de seu professor, faça grupo de estudos com seus amigos e tire todas suas dúvidas com o professor.

Sign In or Register to comment.