Borracha escolar é um bom isolante elétrico?

Aquelas borrachas usadas na escola para apagar quando erramos ao escrever; brancas; com uma capinha em volta; são bons isolantes elétricos?

Preciso ter certeza.

Desde já agradeço.

:D

Update:

É para trabalhar em tensões relativamente altas, em um gerador eletrostático de gotas

Para a carga não se dissipar facilmente...

Comments

  • Sua pergunta é meio relativa amigo...

    Depende da classe de tensão, para tensões utilizadas em residencia 110/220V ela é isolante sim, desde que não esteja suada ou molhada.

    Qualquer borracha ou latex sáo considerados isolantes.As leis da Física deixam bem claro que não existem isolantes ideais nem condutores perfeitos, e na engenharia elétrica vemos as caracteristicas de cada material com a capacidade de isolação por espessura. (volts/cm)

  • Não há estudos ou testes relacionados a borracha escolar como isolante elétrico.

    De qualquer maneira, em todos os materiais isolantes há o regime de tensão ou corrente que podem ser aplicados naquele material, pois estes valores são de crucial importancia, mas por questões de segurança utilizamos sempre 10 % a menos que a proteção descriminada.

    Exemplo:

    Uma determinada luva isolante suporta a aplicação de 1 kv, portanto, irei trabalhar no máximo com 900 v.

    Espero ter ajudado.

  • A borracha é um ótimo isolante até que uma certa diferença de potencial seja aplicada sobre ela. A partir de uma certa tensão, uma corrente elétrica começará a fluir pela borracha.

    Se for pra fazer o golpe escolar de passar 1 clipe por dentro da borracha e enfiar na tomada segurando pela borracha, da certo, mas a tomada explodirá antes de você tirar a mão, não vá se queimar. Mesmo que você duvide eu vou te avisar, até em uma tomada de 110 volts uma pessoa pode morrer ou ser gravemente lesionada (lembrando que o que mata é a corrente, não a tensão).

  • (H.B.) Não sei qual a finalidade da sua pergunta, mas se voce quiser utilizar algo de borracha como isolante, caso seja uma "gambiarra" ou uma "traquitana" qualquer que deseja construir, saiba que câmara de peneu de automóvel poderá lhe atender tambem...

    É facil de se obter e o borracheiro local poderá lhe doar alguma fora de uso que ele tiver...

  • Não foi feita para isso, mas como é mau condutor, é bom isolante, por ser borracha (ou a chamada "borracha" plástica, que também é isolante). E se está pesquisando as propriedades elétricas do material escolar, cuidado com os lápis, pois o carbono (grafite) é muito bom condutor.

    Mas cada coisa para sua aplicação, pois já existem acidentes demais ocorrendo por aí.

    Abraço!

  • É sim! Todos os tipos de borrachas são bons isolantes elétricos!

    Por isso usamos sandálias de borracha para mexer em um fio ou em alguma coisa que possa causar choque elétrico.

    Mas cuidado fííí, não vai tentar mexer na rede elétrica da sua casa só por que está com uma borrachinha na mão! ¬¬

    A quantidade de borracha tem que ser proporcional à quantidade de energia elétrica para que ela consiga isolar a carga.

    Ex.: uma grande carga de energia elétrica vai queimar uma borracha de escola inteira!!!

    Valeuu!!

  • Apesar de eu estudar sobre isso eu não sei.

    Borrachas para apagar não foram feitas para isolar e sim para apagar, então uma marca e modelo de borracha pode ser um melhor dielétrico que outros.

    Mas na duvida a resposta é não, não é um bom isolante elétrico.

Sign In or Register to comment.