A Educação é dever do Estado, ou não? E investir em educação é contra lei?

ESSE DESABAFO É VERDADEIRO... POR FAVOR LEIAM ATÉ O FIM

E assim o Brasil vai perdendo o bonde da história! São Leopoldo tem um dos menores índices de analfabetismo e de mendicância do país, talvez por causa de homens como este!

EMPRESÁRIO DE SÃO LEOPOLDO

Silvino Geremia é empresário em São Leopoldo, Estado do Rio Grande do Sul. Eis o seu desabafo:

"Acabo de descobrir mais um desses absurdos que só servem para atrasar a vida das pessoas que tocam e fazem este país: investir em educação é contra a lei . Vocês não acreditam?

Minha empresa, a Geremia, tem 25 anos e fabrica equipamentos para

extração de petróleo, um ramo que exige tecnologia de ponta e muita

pesquisa. Disputamos cada pedacinho do mercado com países fortes, como os Estados Unidos e o Canadá. Só dá para ser competitivo se eu tiver pessoas qualificadas trabalhando comigo. Com essa preocupação criei, em 1988, um programa que custeia a educação em todos os níveis para qualquer funcionário, seja ele um varredor ou um técnico. Este ano, um fiscal do INSS visitou a empresa e entendeu que educação é salário indireto. Exigiu o recolhimento da contribuição social sobre os valores que pagamos aos estabelecimentos de ensino freqüentados por nossos

funcionários, acrescidos de juros de mora e multa pelo não

recolhimento ao INSS. Tenho que pagar 26 mil reais à Previdência por promover a educação dos meus funcionários?

Eu acho que não. Por isso recorri à Justiça.

Não é pelo valor, é porque acho essa tributação um atentado. Estou revoltado. Vou continuar não recolhendo um centavo ao INSS, mesmo que eu seja multado 1000 vezes. O Estado brasileiro está falido.

Mais da metade das crianças que iniciam a 1ª série não conclui o ciclo básico. A Constituição diz que educação é direito do cidadão e dever do Estado. E quem é o Estado? Somos todos nós.

Se a União não tem recursos e eu tenho, acho que devo pagar a escola dos meus funcionários. Tudo bem, não estou cobrando nada do Estado. Mas também não aceito que o Estado me penalize por fazer o que ele não faz. Se a moda pega, empresas que proporcionam cada vez mais benefícios vão recuar. Não temos mais tempo a perder. As leis retrógradas, ultrapassadas e em total descompasso com a

realidade devem ser revogadas. A legislação e a mentalidade dos nossos homens públicos devem adequar-se aos novos tempos.

Por favor, deixem quem está fazendo alguma coisa trabalhar em paz.

Vão cobrar de quem desvia dinheiro, de quem sonega impostos, de quem rouba a Previdência, de quem contrata mão-de-obra fria, sem registro algum. Sou filho de família pobre, de pequenos agricultores, e não tive muito estudo. Completei o 1º grau aos 22 anos e, com dinheiro ganho no meu primeiro emprego, numa indústria de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, paguei uma escola técnica de eletromecânica. Cheguei a fazer vestibular e entrar na faculdade, mas nunca terminei o curso de Engenharia Mecânica por falta de tempo.

Eu precisava fazer minha empresa crescer. Até hoje me emociono quando vejo alguém se formar. Quis fazer com meus empregados o que gostaria que tivessem feito comigo. A cada ano cresce o valor que invisto em educação porque muitos funcionários já estão chegando à Universidade. O fiscal do INSS acredita que estou sujeito a ações judiciais. Segundo ele, algum empregado que não receba os valores para educação poderá reclamar uma equiparação salarial com o colega que recebe. Nunca, desde que existe o programa, um funcionário meu entrou na Justiça. Todos sabem que estudar é uma opção daqueles que têm vontade de crescer...

E quem tem esse sonho pode realizá-lo porque a empresa oferece essa oportunidade. O empregado pode estudar o que quiser, mesmo que seja Filosofia, que não teria qualquer aproveitamento prático na Geremia. No mínimo, ele trabalhará mais feliz. Meu sonho de consumo sempre foi uma Mercedes-Benz. Adiei sua realização várias vezes porque, como cidadão consciente do meu dever social, quis usar meu dinheiro para fazer alguma coisa pelos meus 280 empregados. Com os valores que gastei no ano passado na educação deles, eu poderia ter comprado duas Mercedes.

Teria mandado dinheiro para fora do país e não estaria me incomodando com leis absurdas .

Mas não consigo fazer isso. Sou um teimoso. No momento em que o modelo de Estado que faz tudo está sendo questionado, cabe uma outra pergunta. Quem vai fazer no seu lugar?

Até agora, tem sido a iniciativa privada. Não conheço, felizmente, muitas empresas que tenham recebido o tratamento que a Geremia recebeu da Previdência por fazer o que é dever do Estado. As que foram punidas preferiram se calar e, simplesmente, abandonar

seus programas educacionais. Com esse alerta temo desestimular os que ainda não pagam os estudos de seus funcionários.

Não é o meu objetivo. Eu, pelo menos, continuarei ousando ser empresário, a despeito de eventuais crises, e não vou parar de investir no meu patrimônio mais precioso: as pessoas.

Eu sou mesmo teimoso."

Silvino Geremia - Diretor Presidente

Update:

Enquanto muitos congressistas se beneficiam com horas extras pagas num congresso em recesso, outros tentam fazer esse pais um lugar melhor.

Sr. Geremia está de parabens pela sua iniciativa.

Comments

  • Para mim, saúde e educação são deveres do Estado e devem ser a prioridade de um governante que pensa, primeiramente no povo.

    A educação é arma que o seu povo tem para defender sua cultura, suas idéias, seus valores, e é através dela que podemos ter o nosso trabalho com conhecimento dos nossos direitos e deveres como cidadão.

    A uns vinte anos atrás, aqui no Rio de Janeiro, tivemos um governador que se preocupou e muito com o povo carioca neste sentido. Criou os Cieps, Centro Integrados de Educação e Ensino Público, no qual a criança entrava de manhã e só saía à tarde, quando o responsável saía do seu trabalho e poderia apanhá-lo. Lá dava-se ensino de boa qualidade, quatro refeições feitas por nutricionistas, dentistas, médicos, atividades variadas, e ainda moravam pelo menos, duas crianças de rua, que eram orientadas e educadas por pessoal especializado e que também morava lá.Nos finais de semana, se transformavam emm grandes áreas de lazer para todos e essas pessoas faziam questão de manter essas escolas sempre bem cuidadas.O nome desse governador era Leonel de Moura Brizola.Essas escolas ficavam sempre próximas a áreas carentes ou que ainda não tinha escolas adequadas e foi muito criticada por pessoas de ensinos particulares, pelos poderosos e por aqueles que não gostavam das idéias novas do governador, como era o caso do conglomerado O GLOBO, que teve o cúmulo de espalhar que a Passarela do Samba, no dia da sua inauguração iria cair e nesse ano, não transmitiu o carnaval, sendo este transmitido pela extinta TV Manchete, que deu um show de transmissão.Detalhe: a Passarela do Samba, durante todo o ano, ainda é um CIEP, não naqueles moldes, mas funciona como local de ensino.

    O outro governador que entrou, Moreira Franco,procurou destruir tudo isso o que esse fez. Se tivesse continuado, não teríamos tantos crimes que temos hoje em dia, pois aquela criança de ontem, é o adulto de hoje.

    Então, aí está o valor da educação e a utilidade que ela tem no serviço em prol daquele que realmente precisa que é a criança, o nosso futuro adulto.

    Para mim, o governo pouco se interessa no quesito educação, pois você imagina se todos afabetizados, cultos e interessados em cada vez mais se aprimorarem socialmente e intelectualmente, começarem a exigir os seus direitos, você acha que seria interessante para o Estado como um todo?

    Bjs.Denise

  • Lamentável. Só tenho algo a dizer: isso é Brasil.

    Abraços!

  • nossa eu fiquei sem palavras to revoltado com essa nossa política do país, eles sempre foram assim se não e de ajudar o governo eles vêem e te ferram, vc acha que o governo vai querer que o povo fique todos informados porque tem lugar aqui no brasil que valoriza mais que outros lugares porque nesse lugar todos são estudados quer dizer eles sabem dos seus direitos e brigam por eles e quando um lugar e uma favela e porque opovo e mau informado quer dizer não tem estudo. mais adorei a iniciativa do cara se fosse comigo eu teria desistido.

  • O que eu posso falar? em Brasília fizeram hora extra sem trabalhar, e eles (os políticos) dizem ser legal, agora vc quer dá uma qualidade de vida aos seus funcionários e eles (as leis) dizem ser ilegal; já os meus funcionários, eu ainda não consegui dá algo melhor à eles, estou dando um a ajuda de custo de 40% do salário deles,eles me dizem que estão satisfeitos, agora eu não,pois também quero contribuir mais com eles,pois eles são o meu "MAIOR PATRIMÔNIO"! Abraços.

  • ufa!! acabei de ler... mas já esqueci o começo, hehe...

    só que tem uma coisa, educação e tecnologia autóctone são a base desenvolvimentista de uma nação, e o Brasil anda mal de recursos nessas áreas...

  • O Sr. Geremia realmente está fazendo algo de grande importância, mas ele não está investindo em educação. O que ele está fazendo na sua empresa é dando qualificação profissional à seus funcionários, e, consequentemente, tirará proveito disso.

    Quanto ao fiscal do INSS, acho que o Sr. Geremia deveria se informar melhor sobre essas cobranças pra não se prejudicar depois.

    Abraço!

  • É dever do governo e do estado.

    Mas não sabia que era contra a lei outras pessoas fazerem isso. =O

    Só pra contatar, eu sou de São Leopoldo x)

  • No Brasil investir em educação e saúde é quase um crime Hediondo!

  • Esta é mais uma das inverdades que circulam pela net. O Brasil não cobra nada para ionvestimento em educação. Pleo contrario, ofefrece incentivos. Sou dona de duas empresas e sei bem o que é isso. Acabei dew receber este e-mail, e fui fuxicar na net para saber a verdade. primeiro, a empresa já foi vendida há muito tempo (1996). Segundo, no Brasil, como o primeito setor (governo), não consegue sozinho arcar com suas obrigações, o segundo setor (empresas privadas) e o terceiro setor (ongs) entram na dança para ajudar o estado a cumprir o seu papel. Terceiro, como o estado nao desempenha seu devido papale quanto à educação, falta mão-de-obra especializada, e assim sendo, para que as empresas possam funcionar de forma a ationgir seus objetivos (produção e lucro), elas investem na fotrmação de seus funcionários, e algumas ainda oferecem incentivos caso a formação escolhida seja compatível com o que a empresa necessita.

    Portanto, toda vez que freceberem algo por e-mail, não caiam na primeira conversa. pesquisem, busquem a verdade, para que os palhações que inventam estas historias, nao fiquem rindo de nós por trás...

Sign In or Register to comment.