SUBJETIVAS: que funcionam como SUJEITO de um verbo, apresentando as seguintes características:
- exerce a função de SUJEITO de um verbo de outra oração, geralmente da anterior.
- liga-se à outra oração através das conjunções integrantes QUE, SE, COMO.
- a oração a que se liga tem o verbo na 3a pessoa do singular e nunca em outra;
- A oração a que se liga a SUBJETIVA tem uma destas características:
a)- Verbo na passiva pronominal (VTD na 3a pessoa do singular + pronome apassivador SE.
b)- Verbo na passiva analítica (Verbo SER, ESTAR, FICAR na 3a pessoa do singular +particípio do VTD);
c)- verbo de ligação na 3a pessoa do singular + predicativo.
d)- verbos intransitivos ou transitivos tomados intransitivamente na 3a pessoa do singular como: acontece,
urge, consta, parece, importa, convém, admira, cumpre, ocorre, etc., geralmente no princípio do período.
Oração subordinada substantiva Subjetiva é toda oração que for sujeito de outra:
As orações subordinadas substantivas subjetivas atuam como sujeito do verbo da oração principal. Exemplos:
1. É fundamental o seu comparecimento à reunião.
2. É fundamental que você compareça à reunião.
3. É fundamental você comparecer à reunião.
O primeiro período é simples. Nele, "o seu comparecimento à reunião" é sujeito da forma verbal é. Na ordem direta é mais fácil constatar isso: "O seu comparecimento à reunião é fundamental".
Nos outros dois períodos, que são compostos, a expressão "o seu comparecimento a reunião" foi transformada em oração ("que você compareça a reunião" e "você comparecer à reunião"). Nesses períodos, as orações destacadas são subjetivas, já que desempenham a função de sujeito da forma verbal "é". A oração "você comparecer à reunião", que não é introduzida por conjunção e tem o verbo no infinitivo, é reduzida.
Quando ocorre oração subordinada substantiva subjetiva, o verbo da oração principal sempre fica na terceira pessoa do singular. As estruturas típicas da oração principal nesse caso são:
a) verbo de ligação + predicativo - é bom..., é conveniente..., é melhor..., é claro..., está comprovado..., parece certo..., fica evidente..., etc.
Observe os exemplos:
É preciso que se adotem providências eficazes.
Parece estar provado que soluções mágicas não funcionam.
b) verbo na voz passiva sintética ou analítica - sabe-se..., soube-se..., comenta-se..., dir-se-ia..., foi anunciado..., foi dito..., etc.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta é toda oração que for objeto direto de outra:
Ex:
Eu espero que você volte cedo
Ele pensa estudar a vida inteira
João achou que você não viria hoje
Não sei se você vai gostar
Diga-me se sabe a lição toda
Quero saber se você compreendeu tudo
Veja como o tempo voa
Creio estarem todos satisfeitos
Almejo obter vitória
Desejo sejas feliz nos exames
Espero que você seja reprovado
Ele opina que você estude mais
Tenho medo (temo) que ele morra
Vinícius pensava /que seu emprego estava perdido.
Soube que você não gosta de dançar.
Eu vi que você estava muito triste na Hora do Recreio.
a oss subjetiva nao tem sujeito na oraçao principal, portanto a propria oraçao eh o sujeito.
a oss objetiva direta eh quando o verbo da oraçao principal exige complemente sem preposiçao e esse vem na oss. ambos complementam sintaticamente a oraçao principal...
Comments
Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
SUBJETIVAS: que funcionam como SUJEITO de um verbo, apresentando as seguintes características:
- exerce a função de SUJEITO de um verbo de outra oração, geralmente da anterior.
- liga-se à outra oração através das conjunções integrantes QUE, SE, COMO.
- a oração a que se liga tem o verbo na 3a pessoa do singular e nunca em outra;
- A oração a que se liga a SUBJETIVA tem uma destas características:
a)- Verbo na passiva pronominal (VTD na 3a pessoa do singular + pronome apassivador SE.
b)- Verbo na passiva analítica (Verbo SER, ESTAR, FICAR na 3a pessoa do singular +particípio do VTD);
c)- verbo de ligação na 3a pessoa do singular + predicativo.
d)- verbos intransitivos ou transitivos tomados intransitivamente na 3a pessoa do singular como: acontece,
urge, consta, parece, importa, convém, admira, cumpre, ocorre, etc., geralmente no princípio do período.
Oração subordinada substantiva Subjetiva é toda oração que for sujeito de outra:
As orações subordinadas substantivas subjetivas atuam como sujeito do verbo da oração principal. Exemplos:
1. É fundamental o seu comparecimento à reunião.
2. É fundamental que você compareça à reunião.
3. É fundamental você comparecer à reunião.
O primeiro período é simples. Nele, "o seu comparecimento à reunião" é sujeito da forma verbal é. Na ordem direta é mais fácil constatar isso: "O seu comparecimento à reunião é fundamental".
Nos outros dois períodos, que são compostos, a expressão "o seu comparecimento a reunião" foi transformada em oração ("que você compareça a reunião" e "você comparecer à reunião"). Nesses períodos, as orações destacadas são subjetivas, já que desempenham a função de sujeito da forma verbal "é". A oração "você comparecer à reunião", que não é introduzida por conjunção e tem o verbo no infinitivo, é reduzida.
Quando ocorre oração subordinada substantiva subjetiva, o verbo da oração principal sempre fica na terceira pessoa do singular. As estruturas típicas da oração principal nesse caso são:
a) verbo de ligação + predicativo - é bom..., é conveniente..., é melhor..., é claro..., está comprovado..., parece certo..., fica evidente..., etc.
Observe os exemplos:
É preciso que se adotem providências eficazes.
Parece estar provado que soluções mágicas não funcionam.
b) verbo na voz passiva sintética ou analítica - sabe-se..., soube-se..., comenta-se..., dir-se-ia..., foi anunciado..., foi dito..., etc.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta é toda oração que for objeto direto de outra:
Ex:
Eu espero que você volte cedo
Ele pensa estudar a vida inteira
João achou que você não viria hoje
Não sei se você vai gostar
Diga-me se sabe a lição toda
Quero saber se você compreendeu tudo
Veja como o tempo voa
Creio estarem todos satisfeitos
Almejo obter vitória
Desejo sejas feliz nos exames
Espero que você seja reprovado
Ele opina que você estude mais
Tenho medo (temo) que ele morra
Vinícius pensava /que seu emprego estava perdido.
Soube que você não gosta de dançar.
Eu vi que você estava muito triste na Hora do Recreio.
Todos nós esperamos que ele volte.
Um abraço
Oração subordinada substantiva subjetiva é quando o sujeito não está na oração principal.
EX: à necessário que você estude.
O.P: à necessário
Oração subordinada substantiva substativa: que você estude.
Você é o sujeito da oração subordinada subjetiva que NÃO está na oração principal.
Oração subordinada substantiva objetiva direta: à quando temos um VERBO que pede um complemento para que haja sentido na frase.
EX: Desejo que você vence as dificuldades.
Desejo... desejo o quê?
Esse verbo é transitivo direto e precisa de um complemento SEM a preposição.
Desejo que você vence as dificuldades.
Portanto, oração subordinada substantiva objetiva direta.
a oss subjetiva nao tem sujeito na oraçao principal, portanto a propria oraçao eh o sujeito.
a oss objetiva direta eh quando o verbo da oraçao principal exige complemente sem preposiçao e esse vem na oss. ambos complementam sintaticamente a oraçao principal...