Me disseram que um exu me acompanha,devo fazer o quê?
Eu estava no ponto de onibus,e apareceu um espirita ele ficava olhando pra mim e disse que um exu me acompanhava,é motivo de pânico,ou ñ há motivos para preocupação?
Update:não me assutei mas fiquei curiosa.
Comments
Minha querida amiga,
Sem dúvida tratava-se de um candoblecista ou umbandista. Os espíritas possuem outra terminologia. Nem melhor, nem pior, apenas diferente.
Na Umbanda e no Candomblé Exú é:
"Exu é um orixá ou um "ebora" de múltiplos e contraditórios aspectos, o que torna difícil defini-lo de maneira coerente. De caráter irascível, ele gosta de suscitar dissensões e disputas, de provocar acidentes e calamidades públicas e privadas. Entretanto se tratado com consideração, reage favoravelmente, mostrando-se serviçal e prestativo. Se, pelo contrario, as pessoas se esquecerem de lhe oferecer sacrifícios e oferendas, podem esperar todas as catástrofes.Exu revela-se, talvez, desta maneira o mais humano dos Orixás, nem completamente mal, nem completamente bom.
O lugar consagrado a Exu entre os iorubas é constituído de um pedaço de pedra porosa, chamada "yangi", ou por um montículo de terra grosseiramente modelado na forma humana, com olhos, nariz e boca assinalados com búzios; ou então ele é representado por uma estátua, enfeitada com fileiras de búzios, tendo em suas mãos pequenas cabaças, contendo pós por ele utilizados em seus trabalhos. Seus cabelos são presos numa longa trança, que cai para trás e forma em cima uma crista para esconder a lâmina de faca que ele tem no alto do crânio".(1)
Esu Elegbara dos yoruba, Legba dos fon, encerra aspectos multiplos e contraditórios que dificultam uma apresentação e uma definição coerentes.
Vamos enumerar rapidamente suas principais características.
Esù é o mensageiro dos outros Òrìsà e nada se pode fazer sem ele.
É o guardião dos templos, das casas e das cidades.
É a cólera dos Òrìsà e das pessoas.
Tem um caráter suscetivel, violento, irascível, astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente.
Os primeiros missionários, espantados com tal conjunto, assimilaram-no ao diabo e fizeram dele o símbolo de tudo que é maldade, perversidade, abjeção e ódio, em oposição a bondade, pureza, elevação e amor a Deus. Mas Esù de provocar acidentes e calamidades públicas e privadas, desencadear brigas, dissensões e mal-entendidos, se ele é o companheiro oculto das pessoas e as leva a fazer coisas insensatas, se excita e atiça os maus instintos, tem igualmente seu lado bom e, nisso, Esù revela-se e, talvez, o mais humano dos Òrìsà, nem completamente bom, nem completamente mal. Trabalha tanto para o bem como para o mal, é o fiel mensageiro daqueles que o enviam e que lhe fazem oferendas. Esù tem as qualidades de seus defeitos, é dinâmico e jovial. Foi ele também quem revelou a arte da adivinhação aos humanos. Seu lugar de origem é impreciso.
É a Esù que devem ser feitas as primeiras louvações e oferendas. A isso se chama, no Brasil, "despachar" Esù, com um duplo objetivo, o de despacha-lo como mensageiro para chamar e convidar os Òrìsà para a cerimônia e também de despacha-lo, envia-lo para longe, afin de que ele não venha a perturbar a boa ordem da festa por meio de gracejos de mal gosto. Os fios de conta das pessoas protegidas por ele são vermelhos e pretos e a segunda-feira é o dia que lhe é consagrado. Dizem na Bahia que existem vinte e um Esù; outros falam de sete, ou de vinte vinte e uma vez vinte e um, mas ele é ao mesmo tempo múltiplo e uno".(2)
FONTE DE PESQUISA: http://www.umbandanossa.hpg.ig.com.br/exu.htm
Um grande abraço iluminado!
Luz_______________________________________________________
Ignore.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.João 8:32
A VERDADEIRA MALDADE ENCONTRA-SE NA CABEÃA DO MORTAL.
SALLUZ
TUA IGNORÃNCIA FAZ PARTE DA SUA RELIGIOSIDADE , EM QUE CONSIDERAS UM OBJETO DA FORÃA MAIOR QUANDO ÃS UM PUXA SACO DE PASTOR.
Olá Amiga Gótica, mesmo sendo pecadores Jesus nos ama, acho que você deve ter cuidado com sua vida espiritual, pois com certeza você tem algo de bom, bondade, pureza e por isso você esta sendo acediada desta maneira.
Eu te pergunto, o que vc prefere a companhia de um exu ou a presença do Deus todo poderoso, pai do Senhor Jesus Cristo:>::
Estarei orando a Deus para que você possa ter um encontro com Jesus e conhecer a Verdade.
fiz uma pesquisa(simples)para poder te responder, espero que ajude.
Exu: Escravo de Omulu. Seus fetiches são um crânio com duas tÃbias cruzadas (sÃmbolo encontrado em muitos lugares, como bandeiras de navios piratas nos filmes), um tridente e um bastão de ferro ou de aço; o seu dia é segunda-feira; suas cores são o preto e o vermelho; considerado um orixá defensor do bem e do mal.
Exu-mirim: Entidade representante negativo na linha de Oxóssi. Cores: preto e vermelho. Este Exu possui grande influência sobre as mulheres e crianças, sendo preferido pelas Mãe de Santo, para os trabalhos de amarração. Apresenta-se com roupagem de criança.
Fique na paz de Cristo e a sua presença esta na sua vida para sempre te guardando.
Salluz
Não se preocupe, deve se tratar de mais um daqueles doidivanas que buscam a denegrir determinados segmentos espiritualistas.
Mas por cautela, ore a Deus segundo a tua crença e certamente estarás protegida.
Bom exu não são entidades especificas do espiritismo mas sim de umbanda estão representados no topo do misticismo destas e se você não e crente destas não se preocupe ou então se atualize são espÃritos ou entidades que você carrega desde seu nascimento e que fazem sua proteção !
As pessoas se dizem espÃritas e são enganadoras, aliás enganadoras de si mesmas pois espÃritos nada são alem de demônios. Os próprios espÃritos tem um poder limitado, apenas levam uma pessoa, induzem, somente isto. O mal é a própria pessoa que pratica. Provavelmente você não tem demonios ao seu redor, mas se você tivesse um maior contato com Deus nem teria esta dúvida, portanto, em silencio e em posição de reverência começe a rezar para Deus para que o EspÃrito Santo possa te mostrar o caminho da Salvação em Cristo, sempre em nome de Jesus Cristo nosso intercessor com Deus.
Se quiser saber mais sobre Deus e a Bìblia entre neste grupo:
http://groups.google.com.br/group/falando-em-Deus
Não acredite em tudo que as pessoas dizem, um espÃrita serio não diria isto assim. Faça o que já disseram pesquise e vá em Centro EspÃrita que tenha seriedade para que tenha orientação sobre obsessão se for o causo.