A coroa quebrou, o paciente pode me processar e ganhar a causa?

Fiz uma coroa em cerômero em uma paciente que quebrou, fiz outra, quebrou, e a terceira também quebrou; apenas cobrei pela primeira e orientewi a paciente de que seria necessário fazer uma prótese para equilibras a mordida dela uma vez que ela possuia apenas os incisivos em oclusão.

O dente em questão é o 11 , e a paciente sofre de disturbios mentaIS, FAZENDO USO DE REMEDIOS CONTROLADOS.

e AGORA? DEVOLVO O DINHEIRO DELA , OU ESPERO IR PRA JUSTIÇA E GANHAR A CAUSA?

pOSO PERDER ESTA CAUSA?

Comments

  • Olá

    Embora vc não tenha passado informações suficiente sobre o caso, posso te dizer algumas coisinhas a respeito, afinal já trabalhei como perita em alguns processos semelhantes. Lá vai:

    - Se a pessoa entrar na justiça contra vc, ela ganha a causa sim. Geralmente o juiz determina a devolução do dinheiro ou que vc refaça a prótese dela (desta vez com o planejamento correto, que inclui repor os dentes posteriores e possivelmente fazer uma coroa com metal como uma veener), ou mesmo que vc pague o tratamento para algum outro dentista especialista em oclusão e prótese. O que o juiz determina depende muito da vivacidade do advogado da paciente, do que ele quer (muitas vezes ele só quer o dinheiro de volta e mais nada) . Geralmente esses casos terminam em acordo e, como o valor não é exorbitante, são acordados em tribunal de pequenas causas ou por intermédio do CRO. Se vc perder a causa, vai perder dinheiro, nada além disso;

    - Vc perde a causa porque era sua obrigação realizar um planejamento correto (por exemplo: se vc sabia que ela precisava equilibrar a oclusão antes de fazer o cerômero, por que não o fez?) e sua obrigação saber, antes do tratamento, os problemas sistêmicos da paciente e se eles interfeririam no tratamento. O fato dela ser doente mental não interfere na decisão do juiz;

    - Se vc propôs o planejamento correto para a paciente (com as próteses dos dentes posteriores, etc, etc) e ela não quiz fazer o tratamento, mas vc tiver isso documentado (com uma declaração sua assinada por ela de que ela estava ciente da necessidade de reestruturação da oclusão sob pena de fratura da prótese), ela perde a causa, afinal vc avisou que podia quebrar;

    - Dependendo da condição mental da paciente, ela não pode responder pelos próprios atos (ex: não poderia fazer o tratamento sem o consentimento de um responsável legal). O mesmo aplica-se ao processo (não pode te processar por falta de sanidade mental, mas isso é complicado de se provar).

    Esse é o tipo de situação que o dentista se depara por demais. Eu sugeria, caso ainda exista "clima entre vcs", que vc chame-a no seu consultório e converse sobre o caso. Se ela estiver irredutível, devolva o dinheiro para ela, mas faça-a assinar um termo dizendo que houve falha na confecção da prótese por problemas oclusais da paciente que necessitam de correção prévia e, assim sendo, vc não deseja mais realizar o tratamento dela (vc tem o direito de não querer atendê-la mais) e ambos acordaram em encerrar o problema com a devolução do dinheiro gasto. vc pode escrever de próprio punho com letra legível, solicitar que ela date e assine e deve devolver o dinheiro com um cheque nominal à ela (tire uma xérox do cheque para vc estar totalmente protegido). Desta forma, ela, se tentar algo como um processo, como já recebeu o dinheiro, será tida como litigante de má fé.

    Não se desespere, boa sorte e qualquer dúvida entre em contato através do meu email.

    Boa sorte, []s

  • olha amiga, trabalho com comercio a varios anos e aconselharia vc a evitar transtornos, menos com a possibilidade de ganhar causa, as vezes é mlehor perder um pouco de dinheiro do que ter que enfrentar um processo e ela sair dizendo mil coisas de vc!! Boa sorte

  • Creio que n... mais vc ja penso na possibilidade dela ter bruxismo, aperta os dentes ate a coroa quebra... Trbalho em clinica temos uma pacientes que ja quebrou uma coroa por 3vezes, resolvemos pedi-la para fazer uma placa mio relaxante e ela n quebrou mais... Pense nisso

  • Evite problemas.Se ela entrar na justiça vai serm dor de cabeça, você pode até ganhar, mas é muito desgaste emocional. Refaça a coroa totalmente em resina. Quanto a ter distúrbios mentais, acredito que ela ia em tratamento odontológico acompanhada por alguem responsável maior.

    Quanto a fratura, você deve ter co nfeccionado esta coroa totalmente em ceramica, livre de metal. Dessa forma as coroas ficam mais friaveis e com grande possibilidade de fratura.

    Você não disse qual disturbio mental ela possui, pode ser que ela mesma tenha quebrado a coroa.

    Caso você opte por devolver o dinheiro, pegue uma declaração por escrito ( de proprio punho) da paciente ou responsavel capacitado. Nesta declaração deve conter os dados da paciente nome, tel. endereço, um texto desobrigando você de qualquer responsabilidade e que foi acordado a devolução do valor pago e que a paciete foi instruída a fazer outra coroa em consultório especializado em pacientes especiais. Devolva o valor em cheque nominal à paciente e escreva atras deste a que se refere. Tire xerox do cheque frente e verso e gurade junto com a declaração.

    Maiores informações entre em contato com advogado de sua APCD ou CRO.

    Beijos.

  • Prezado(a) Pafunca. Como é um direito garantido por lei, o paciente pode te processar sim, no entanto, se ele tem ou não razão, vai depender da avaliação pericial, no caso dele tomar essa decisão.

    Com relação ao relato que você faz, deduzo que o fato é rotineiro em nossa profissão e assim sendo, é plausível de acontecer com qualquer profissional. No entanto, é necesário que o profissional tome todas as precauções necessárias, a fim de evitar ficar à mercê de pessoas aproveitadoras e, às vezes, inescrupulosas. Espero que o seu paciente não seja uma delas.

    No meu dia-a-dia, lidando com alunos dos cursos que ministro, ao ministrar aulas de "Prontuários Ortodônticos ou Ficha Clínica", enfatizo a necessidade de se coletar todas os dados possíveis a respeito do trabalho a executar e, também, esclarecer ao paciente, "POR ESCRITO", de todos os pormenores do tratamento. Tal esclarecimento, deverá ser efetuado através de um Têrmo de Consentimento Informado, onde conste todas as evidências relativas ao prognóstico, plano de tratamento e intecorrências possíveis. O Termo de Consentimento Informado , assinado pelo paciente, juntamente com o Prontuário Odontológico, são os nossos instrumentos de defesa. Sem eles, ficamos totalmente descobertos e, com certeza, perderemos todas as causas que nos imputarem.

    A título de ilustração, precisamos encarar o nosso paciente como um moribundo à beira da morte, que, com uma bala próxima do coração, chega ao hospital, e o médico comunica à família que seu quadro é grave e SOLICITA autorização para remover a bala, informando que se não tirar ele morre. Da mesma forma, precisamos, ao realizar, por exemplo, um trabalho protético em um dente "BALEADO", comunicar a este paciente que o seu dente está "BALEADO" e que se você não tentar restaurá-lo, seja com uma coroa ou outro procedimento, ele irá morrer e, retóricamente, será "EXTRAÍDO". Partindo dessa premissa, o paciente assumirá, com você, o ônus da responsabilidade de salvar esse dente !!.

    Bem companheiro, espero ter ajudado e desejo-lhe muita sorte, esperando que você tenha dados para a defesa, se assim o precisar.

    Abraços

    Dr Rinaldo Ramos-Recife.

  • o teu negócio é quebrar a coroa!

  • depende...

    ela vai alegar que o material utilizado era de má qualidade e/ou que o serviço foi mal feito.

    voce fez mesmo tudo direitinho?

    Se fez, então quebrava por mal uso da sua paciente. Voce tera que provar que o material usado foi de qualidade e que já usou em outras pessoas e deu tudo certo. Afinal, é no mínimo estranho que se faça isso tres vezes e apenas só com esta pessoa é que deu errado.

    Esta causa não é causa ganha dela viu? Voce tem muitas chances de levar, mas não esqueça: Voce fez tudo direitinho e com serviço de qualidade mesmo?

    abraços!

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