O conhecimento, a cultura e a localização geográfica interferiram na visão de Deus pelos judeus?

Amigos, na época em que os eventos bíblicos aconteceram, o conhecimento, a cultura e a localização eram fatores vitais para a interpretação dos mesmos. Na época, o mundo conhecido era apenas a região entre o Mediterrâneo e o Oriente Médio. Além disso havia pouco conhecimento científico e ocorriam muitas batalhas. E o povo judeu acreditava que Deus interferia diretamente em todas as questões.

Esse tipo de cenário pode ter interferido na visão que o povo tinha de Deus?

Eu creio em Deus, mas acredito o meio interfere e muito na visão que desenvolvemos dele. Como ele é um ser complexo e desconhecido, é muito difícil de se ter uma visão correta do mesmo. Você concorda?

Comments

  • Concordo sim.Por isso não leio e interprto a Bíblia sem as informaçõe antropológicas, sociológicas, histéricas e o mais que eu puder achar, pois precisamos ler a Bíblia de dois pontos de vista: do de Jesus situando-se mais de 2 mil anos após o início da bíbia e o do nosso tempo, que já podemos ter uma visão objetiva do AT e do NT. É pela falta disso que o povo vive dizendo tanta besteira sobre a Bíblia.

  • Com certeza sim, a expectação do povo do velho testamento era as bençãos terrenas, gado, ovelhas, esposas, terras que tivessem água, e filhos, muitos filhos. Nada haver com vida eterna ou vida porvir.

    No caso dos hebreus ( Israelitas ), depois da saída do Egito, o interlocutor com Deus e o povo era somente Moisés, com testemunhos de Arão seu irmão e sua esposa Mirian.

    Nos livros de Êxodo, Números e no começo de Deuteronômio ( tb em outros livros ), dá pra sentir um Deus bravo, vingativo, austero e implacável com o povo Hebreu e com outras nações que a afrontavam os Israelitas. Este povo que saiu do Egito, pela mão de Deus, era difícil de lidar, ficou 40 anos no deserto até chegar a terra da promessa de Deus. Pelos relatos, acho q Deus só concedeu pq tinha prometido a Moisés c não tinha acabado com todos. Muitos reclamam deste Deus descrito neste livros, contudo é preciso observar a dureza do povo. E é assim até hj, no EUA tem pena de morte, nem por isso há menos assassinatos.

Sign In or Register to comment.