Seria sociopatia ou o quê?

Não, não tou querendo dar uma de badass, eu acho mesmo que sofro disso. Tenho esse desprezo absoluto por qualquer tipo de obrigação social (acabei de abandonar a escola por não suportar ser cobrada e vigiada seis horas por dia, por não conseguir levar a sério ou obedecer nenhuma regra. Já fui expulsa de uma escola por mau comportamento e reprovada duas vezes por faltar aulas e provas). Sou egocêntrica e reconheço isso; reconheço que manipulo as pessoas, que minto (muito bem) e que, quando descobrem que menti, eu finjo arrependimento. Finjo que vou tentar mudar, mas no fundo sei que não vou. Sei que não conseguiria mudar nem se tentasse, e pra ser sincera não sinto vontade de tentar. Sei que o meu caso não é rebeldia adolescente típica. Não sou oca, não sou totalmente sem coração ou ausente de sentimentos, mas o fato é que eu me coloco acima de tudo. Sei que sou egoísta e sei que meu desgosto pelas pessoas e pelas regras é exageradamente alto. Não respeito a hierarquia: não acho que a diretora de uma escola ou o governador sejam autoridades. Não consigo vê-los como superiores porque realmente não acredito que sejam. Me sinto insultada quando alguém tenta me dar ordens e nunca as sigo. Também tenho tendência à cleptomania (aos doze anos eu roubava chicletes e chocolates; aos quinze roubo livros e roupas. É fácil prometer que vou parar, mas quando estou parada numa livraria com um livro caro na mão eu prefiro coloca-lo na bolsa e ir embora do que pagar. Honestamente, não sei onde isso vai dar - provavelmente vou terminar sendo pega). E, pra finalizar, a maioria das pessoas acredita piamente que sou uma garota boazinha. Não tenho aquele ar de rebeldia obvia. Muito pelo contrário, sou aquela loirinha bem na dela e com cara de boa moça.

Acho que tenho todos os traços da sociopatia, mas de todos os psicólogos que já conheci nenhum deles me surpreendeu; nenhum me pareceu particularmente inteligente ou capacitado, e eu não quero ser diagnosticada por uma pessoa que considero incompetente. Já tentei ir a uns três psicólogos diferentes e não consegui passar mais de uma semana com nenhum deles. Não tenho intenção de ser tratada, só quero saber a verdade; quero confirmar isso, porque já suspeito há alguns anos. Mas sempre imaginei se me internariam a força ou coisa do tipo caso concluíssem que sou sociopatia. Então, pelo medo de ser internada e por só ter encontrado psicólogos idiotas nas vezes que tentei, decidi perguntar aqui no Yahoo, que parece mais seguro e tem gente de todo canto pra responder. Sei que vocês não podem dar um diagnóstico seguro nem nada do tipo sem conversar comigo pessoalmente, mas digam alguma coisa. Já me convenci de que há algo fora do lugar; eu sei que tem alguma coisa errada comigo, mas queria saber exatamente o que. Mesmo que vocês não possam me garantir nada, mesmo que não seja uma coisa que possam afirmar, pelo menos digam o que vocês pensam. Acham que é mesmo sociopatia? Ou alguém tem outra sugestão?

Comments

• É justamente isso, sociopata, a caracteristicas principais é desprezo por normais sociais e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. Realmente isso causa muitos problemas pra pessoa, numa sociedade que cada um desempenha sua função, em que no lar tem a autoridade dos pais, ao sair de casa lá está o guardo de trânsito, no trabalho um chefe cobrando resultados, e sem falar no campo sentimental... o namorado querendo saber porque ñ ligou... acredito que é vivência de muitos conflitos, acredito que se a pessoa, aliás todos em geral, colocassem em práticas o conselho de Jesus: o bem que quer que as pessoas lhe façam fazer do mesmo jeito a elas, talvez fazendo assim o mundo seria um local melhor, pra todos nós.

• Quando sentir dificuldade em alguma área da sua vida, não se compare com ninguém. A comparação é negativa por sua própria natureza. Ao idealizar o outro, você se coloca em uma posição de inferioridade. Se tiver que se comparar, compare-se a si mesmo(a), verificando o quanto aprendeu e cresceu com as experiências.

Aceite-se integralmente. A energia que você gasta lamentando o que não gosta em você ou na sua vida só serve para fazer com que você se sinta pior. Use a sua energia para desenvolver novas competências e fazer o trabalho necessário para mudar o que não está bom.

Nao acredite que beleza, dinheiro,´popularidade são garantias de autoestima. Amar a si mesmo, honrar a pessoa que se é, confiar na sua capacidade de conquistar uma vida plena depende do modo como você se percebe internamente.

Acredite: você já tem tudo o que precisa para desenvolver seus talentos e potencial para ser feliz. Se não estiver conseguindo acessar esses recursos internos sozinho(a), busque ajuda.

Psicoterapias, coaching, leituras, ajudam você a se conhecer melhor e assim, tornar-se capaz de ajustar a "programação emocional" que pode estar comprometendo sua autoestima. Invista em você.

Sempre acho que uma boa terapia é um recurso valioso. Atenção, não estou me referindo a qualquer terapia, pois o fato de uma pessoa ser psicóloga não significa que esteja aparelhada para tratar outras. Vale a pena buscar atendimento em clínicas mantidas por universidades, sociedades de psicanálise conceituadas. Essas intituições mantém clínicas sociais onde é possível ser atendido pelo valor que puder pagar. Muitas vezes, um valor simbólico.

Sign In or Register to comment.