Qual o tratamento a dar a um solo argiloso para fundação?
Pretendo construir uma resdidência com dois pisos. O solo é argiloso e como se sabe é expansivo. Estou pensando em colocar terra vermelha e compactar, ai uns 50 cm. Preciso desesperada e humildemente de vossa ajuda.
Comments
Tudo vai depender da carga da sua edificação que vai pro solo. Eu aconselho ao escavar as fundações inserir nos pé dos blocos dos pilares colocar pelo menos umas três broca de 1,5 m.
De qualquer maneira se o solo argiloso for uma camada muito grande e não se consiga atingir o solo firme nas cavas de fundação dos pilares, você pode usar um radier, que é uma laje que serve de fundação. Ela diminui a pressão sobre o terreno e pode ser a sua solução. De toda forma se carga da sua casa não for muito grande e o seu mestre de obras, ou construtor, ou pedreiro, com a experiência que têm verificar que com os 50 cm de piçarra que você colocar e compactará, disser que pe terreno ficará bom, pode ser que seja confiável construir nele.
Mas, de tudo, eu aconselho você realmente ver com um profissional (engenheiro) a questão do seu terreno. Ele, após uma visita ao local, dará a solução mais conveniente para você.
Espero ter ajudado.
Boa Sorte.