SOBRE INSCRIÇÕES E PROCESSO DE SELEÇÃO DA UNIRIO?
Olá galera! É o seguinte, a Unirio resolveu utilizar o ENEM como única forma de ingresso para a faculdade. Porém, não abriu inscrições. Ou seja, os candidatos fizeram o ENEM (para Unirio) sem optar a carreira. Como, então, a universidade vai decidir quais candidatos podem ou não ingressar para cada curso? Não tem nada no site que explique! Não tem nem mesmo TELEFONE pra tirar essas dúvidas! Quando você clica no link "telefones" do site da Unirio, aparecem MILHARES de telefones, da reitoria, chefia do gabinete da reitoria, assistência da reitoria, acessoria da reitoria, vice-reitoria, etc, etc, etc. E acreditem, eu liguei pra no mínimo 10 telefones e NENHUM atendeu! Eu acho estranho eles colocarem as inscrições DEPOIS da prova! Nós (candidatos que querem entrar para a Unirio) nem mesmo tivemos um número de candidatos por vaga pra termos idéia da dificuldade de ingresso para cada curso. Tem apenas o número de vagas, sem o número de candidatos inscritos para cada. Na UERJ, por exemplo, a inscrição para o exame discursivo ocorreu logo após o 2º exame de qualificação. Então, antes do exame discursivo (que por acaso foi hoje) nós tivemos a chance de saber quantos candidatos estavam inscritos para cada vaga. Isso não vai interferir em nada, mas é um detalhe importante. Que candidato não quer saber com quantas pessoas está disputando a vaga? Bom, como eu estava falando, a Unirio vai colocar as inscrições para depois do resultado do ENEM, que pelo jeito, vai sair em fevereiro ou março. No site está escrito o seguinte:
"1.1. O ingresso nos cursos de graduação da UNIRIO estará aberto aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio, devendo os mesmos ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – Novo ENEM 2009 – estejam inscritos e sejam selecionados por meio das normas estabelecidas para o processo de seleção unificada por ocasião do acesso ao portal da Secretaria de Ensino Superior do MEC (MEC / SeSU) e dos critérios a que este Edital se refere."
Qual a nota necessária, por exemplo, para passar para medicina? Vamos supor que eles decidam que para passar em medicina, o candidato deve ter acertado 160 questões e tirado 9 na redação. Eles provavelmente vão ter que separar estes candidatos e só depois, os candidatos saberão se PODEM ou NÃO se inscrever para medicina. Assim, candidato por candidato vai tomar uma vaga. Mas pensem comigo, um candidato que queria Engenharia, e não conseguiu pontos para esse curso, mas conseguiu pontos para Arquitetura, provavelmente vai se inscrever em arquitetura, mesmo não querendo (até porque, a universidade é pública, e melhor um curso na área que gostamos do que nenhum!). Esse candidato vai tomar a vaga de alguém que realmente queria arquitetura e que tirou pontuação para arquitetura, mas como a nota dele foi maior, ele tem mais direito. Isso tudo é só uma hipótese de como PODE ser o processo de seleção. Se for assim, é errado. O certo é optar primeiro pela carreira que queremos para depois disputarmos com os candidatos que querem a MESMA carreira. Senão, vira uma bagunça! É gente de Medicina disputando com Engenharia, Direito, Arquitetura, Letras... E no que der, cada um se inscreve!
Não sei se deu pra entender muito bem o que eu estou tentando explicar. Mas agradeceria MUITO se alguém soubesse sobre as inscrições da Unirio e sobre a seleção, e me explicasse. Obrigada a todos!
Comments
Vou ficar de olho nas respostas
O mesmo acontece com a Rural
Para mim todo o processo de inscrição a partir do ENEM está muito confuso , até agora não lí nada esclarecedor, aliás já lí várias coisas cada uma mais confusa que a outra
Acredito que teremos de aguardar a divulgação das notas do ENEM para então as Universidades se pronunciarem.
Voltei
Andei pesquisando e a única coisa que encontrei foi que a inscrição será feita após sair o resultado do ENEm neste site