Livro: Dom Casmurro, você defende as atitudes de Capitu?
Eu li a pouco tempo o livro Dom Casmurro e coincidentemente participei de um debate com colegas em que Acusávamos e defendíamos as ações de Capitu principalmente ao fim do livro. Porém não foi possível a defesa dela pois o nosso tempo se esgotou porém as acusações foram muito boas e senti falta da defesa.
Eu acuso as atitudes de Capitu por vários motivos, mas queria saber da outra opinião.
Você que LEU o livro Dom Casmurro (ou o Capitu) defende a Capitu? Por quê?
Comments
Você tem que ter em mente o seguinte, quem narra o livro é o Bentinho! E msm que Capitu fosse inocênte, se Bentinho achasse que ela era culpada - e com seu caráter possessivo - o leitor, provavelmente, pensaria o msm. Pense bem, se ele crê q ela seja adúltera, qualquer ação será testemunho disto! A´té as mais insignificantes! Além disso, há um momento no livro, em que Bento, flerta - com uma troca de olhares - com Sancha... Pode-se fazer uma série de especulações em torno disto. Pq Machado adora brincar com o psicológico e é isso q torna interessante!
Eu, sinceramente, não sei dizer se ela é culpada ou não, mas uma coisa é certa, há mais argumentos no livro pra defender do q acusar Capitu. Tendo em conta q Bentinho era OBCECADO com ela.
espero ter ajudado.