Duvidas e ideias na construçao de poço artesiano?

Acabei de perfurar um poço utilizando TRADO profundidade total 8 Mt com 6 Mts de coluna D"agua

Duvidas:

1. Poço utilizar cano de pvc de esgosto ?

2.Qual a forma correta de perfurar o tubo

3. Esta furaçao teria que ser para todo o nivel de agua ? (6 Mt)

4. Poço utilizar pedra 01 , pedrisco utilizando em asfalto

Obs. estou ulizando bomba submersa e a agua nao vai ser para consumo

Comments

• :O Estou pasmo!!! apenas 8 metros e 6 metros de coluna d'água??? Quem bom. Mas não deve ser artesiano. O termo "poço artesiano" é utilizado para poços que captam água de aquiferos confinados.

Enfim.

Já que a água não é para consumo, podes sim utilizartubo de PVC, também não vai precisar de filtro, apenas de pre-filtro.

Se pensas em utlizar pedrisco como material filtrante, penso que teu poço deve ter uns 30 cm de diâmetro, e o tubo a ser utilizado uns 10cm. Caso não, melhor é utilizar areia, bem selecionada.

A furação deve ser feita em toda a coluna d'água.

Mas temo que teu poço não tenha recuperação do N.A. em tempo aceitável. O N.A. está muito próximo a superfície. Faça um teste de vazão e moitore o N.A. Se ele não recuperar, tente aprofundar mais o poço, para algo em torno de 20 metros.

Mas realmente estou impressionado com seu poço!!!

• Qual a profundidade que devo colocar o cano pra recarga com pedrisco ou brita?

• 1. Bem, quanto ao uso de tubo PVC embora possa ser utilizado com relativa eficiência digo relativa porque é lógico concluir que cada produto tem sua aplicabilidade definida considerando ao fim a que se destina.

2, 3 e 4. Eu particularmente não conheço sobre perfurações de poços e as instalações de seus tubos. Todavia, acredito que caso você pesquise no Google (pesquisa avançada - referências acadêmicas), encontrará todo material explicativo para sua empreitada.

Obs. Se a água do poço é de boa qualidade e não oferece riscos a saúde, penso, claro que considerando os fatores econômicos que preferível criar uma estrutura que lhe permita numa eventualidade utilizar está água, pois é como diz o ditado popular "é preferível ter e não precisar do que precisar e não ter".

Sign In or Register to comment.