Você acha possível um religioso virar ateu ou vice e versa?

Se não quer ler minha idéia sobre como uma pessoa passa a acreditar ou não nas fábulas, pule direto para as perguntas marcada com *

Entendo da seguinte forma:

A criança que nasce em família com alto nível de crença, fará a criança seguir isso também. (é como uma criança de 3 com o pai gritando "curintias', o que essa criança sabe? nada, mas vai crescer com isso). Logo, quando mais velha, ela já vai ter a mente formada pra acreditar nesse tipo de coisa.

ou

Quando o ser não tem conhecimento de nada e começa a aprender de religião, começa a ser manipulado pelas idéias e incondicionalmente começa a acreditar.

ou

Mesmo o ser sendo imposto com religião em momentos da sua vida, não foi nada danoso ao extremo. Eis que ele começa a não engolir as histórinhas e começa a ver a coisa com outros olhos e simplesmente não ve o menor sentido em acreditar nas fábulas.

Não se restringe a isso, mas acho que são as causas principais.

* As perguntas:

Uma vez que o religioso nasceu e cresceu nesse meio, quais as chances de ele deixar de acreditar?

Uma vez que a pessoa declara que é impossível a existencia de deuses, significa que ela já tem uma mente mais aberta, quais as chances dela fechar a mente e começar a acreditar?

O que vocês pensam sobre o assunto?

ps: aposto que vai ter gente falando que to com diabo no corpo ou vir quotando salmos u.u

Update:

@Roger: Eu entendo que uma vez que um ateu é ateu, significa que ele não engoliu as claras manipulações propostas pela religião. Então como ele poderia de uma hora pra outra começar a ser manipulado?!

Comments

• Penso que somos influenciados pelos nossos pais sim. Mas chega um momento em que começamos a questionarmos sobre todas as coisas, então chegam as dúvidas e as pesquisas sobre elas. Daí prá frente chegaremos a uma conclusão, geralmente a que acharmos mais plausível.

• Sim tem chances sim

e ja presenciei isso

Fui em uma igreja com uma amiga só para visitar

e vimos um amigo nosso la

ele cresceu na igreja

fikei até admirada por que ele até choro de tanto ora

depois de um tempo

ele simplismete chegou em nós e falou que tinha virado atei

e realmente viro

não acredita mais em Deus

fikei boqueaberta !

Acho que não tem essa de estar com o Diabo no corpo

Acho que a parti da ora que a pessoa não acredita mais

foi uma escolha dela

e ela tem seus motivos

espero ter ajudado

beijus

• Acho bem dificil, o cara que conheceu o amor verdadeiro de Deus nunca se esquece.

Ele pode até voltar a fazer tudo o que a religião condena, mas o cara nunca se esquecerá.

Um forte abraço.

• Quando acontece com alguém conhecemos até ficamos chocados, mas é comum sim ateu virar religioso e religioso virar ateu. Os motivos são inuméros, vão desde reflexão racional até experiência emocional. Obs: Pra quem gosta de usar a frase do Joseph de Maistre “Ninguém afirma: `Deus não existe' sem antes ter desejado que Ele não exista" Gosto de ressaltar que sou ateu e desejaria muito que um Deus bondoso e sábio existisse. Então nem tudo que um “intelectual” diz é verdade. Pois muitos ateus são assim que nem ecu.

• É possível sim uma pessoa que "nasceu em berço Cristão" ser ateu por causa do avanço da tecnologia nas comunicações, e também é possível um ateu virar Cristão (como foi o caso do Apóstolo São Paulo, que era judeu e perseguidor dos Cristãos, e acabou se tornando Cristão).

• eu concordo com ,Miroslav Mirots.

a paz de Cristo e que Deus abençoe.

• Concordo com a primeira colocação, porque desde as primeiras horas após o nascimento o individuo estará indefesa mente exposto a uma lavagem cerebral tão eficiente e sofisticada com 2000 anos de know how. Depois o individuo ter tido a oportunidade de evoluir a tal ponto de se tornar um ateu convicto, não vejo possibilidades ele voltar a acreditar em doutrinas religiosas. Eu acho que o ateu que não acredita em religiões tem consciência que existe algum arquiteto ou engenheiro que criou todo este tão misterioso mundo ou universo. Apenas a vida terrestre é uma linha de montagem de maquinas tão eficientes e sofisticadas que até tem o poder de se autoconsertar. Como é a cara deste poder ninguém tem a capacidade de imaginar e acredito nem daqui a um milhão de anos poderemos decifrar este mistério tão grandioso embora a ciência praticamente diariamente desvende mais conhecimentos, mas por enquanto ainda são gotas em um oceano imenso.

• Não hostiliza a galera que você assusta!

Na minha opinião, você pode crescer no meio em que for, no entanto, ser tiver acesso aos bons livros e à escola, certamente terá ponto de vista distinto dos familiares e amigos.

Quando se tem educação a mente se abre para novos pensamentos.

Em relação as trocas: O religioso continuará religioso sempre, mas o cético, na verdade, acredita em alguma coisa, só que não sabe exatamente o quê.

• Sim, ele pode se converter sim, basta algum manipula ele e pronto.

Sign In or Register to comment.