Minha cachorra (3 meses) resolveu fazer xixi na caminha dela. Porque será?

Até hj ela nunca havi afeito isso. Sempre fez xixi no jornal, mas esse final de semana ela fez 2 vezes na caminha dela. As 2 vezes eu estava por perto e o jornal dela estava limpo. Ela desaprendeu ou está chamando minha atenção? O que faço para evitar isso?

Comments

• URINA E FEZES:

Xixi e cocô no lugar certo, não é difícil ensiná-lo. No começo deixe o filhote numa área restrita (uma lavanderia, por exemplo) toda forrada com jornal. O espaço não precisa ser muito grande e vai variar com o tamanho do filhote. Deixe o cãozinho a maior parte do tempo nessa área e tire-o somente para brincar. Obrigatoriamente, ele fará suas necessidades sobre o jornal e ficará condicionado.

Deixe-o por uma semana nesse espaço reservado e, aos poucos, vá aumentando a área e o acesso ao resto da casa, a medida em que você observa que ele procura o jornal para urinar e defecar. Caso seu cão não esteja entendendo bem o seu recado e insista no erro, reavalie seus métodos. Quando ele fizer no lugar errado, diga um "NÃO" bem firme. Comunique-se com palavras breves. Coloque-o sobre o jornal e diga "AQUI " com voz suave, e acaricie seu amigão. Desta forma ele perceberá a diferença entre o que é certo e o que é errado.

Quando ele começar a freqüentar as ruas, em pouco tempo se acostumará a fazer fora de casa. E você, como um cidadão consciente, levará um jornal ou saquinho plástico para recolher das ruas as fezes de seu cão, não é mesmo?

• Passei por este mesmo problema. Minha cachorrinha, por inúmeras vezes fez xixi na caminha dela, nos tapetes e também no sofá. Como medida, lavei a caminha e na água para o enxague acrescentei vinagre branco, que tira o cheiro. No sofá, já foi mais difícil. Tive que tirar as capas das almofadas do assento, que são soltas e lavá-las, usando também vinagre branco. Limpei a espuma e acrescentei um pouco de vinagre e deixei durante 02 dias no sol para secar. Os tapetes mandei para a lavanderia e quando voltaram esborrifei um pouco de vinagre. Tudo isto foram medidas paleativas, pois o importante era descobrir porque ela estava agindo desta forma, uma vez que já havia aprendido qual era o local para fazer xixi. Eu, particularmente, cheguei a seguinte conclusão: ela estava pedindo que lhe desse mais atenção, que brincasse com ela. A partir do momento que mudei meu comportamento, ela parou de fazer xixi no lugar errado e agora, quando acontece que a porta do banheiro esteja fechada, onde está o jornal para o xixi, ela vem e me chama, passando a patinha no meu braço e puxando minha calça e me leva até a porta do banheiro. Muitos outros participantes já deram suas opiniões muito parecidas com a minha, mas realmente é isto que vc tem que fazer. Também não acredito que passar o focihho onde ela fez xixi ou gritar dê algum resultado. Paciência e carinho é o único caminho a ser seguido. Espero que vc tenha o mesmo sucesso que tive tive com a minha cachorrinha e não esqueça de dar muito amor, carinho e atenção. Felicidades para vcs.

• Com três meses ela ainda é filhote, e é normal que esqueça o lugar certo para fazer suas necessidades. O animal filhote é como uma criança, se perde nas brincadeira e esquece o que aprendeu, é preciso ter paciencia e amor, para ensiná-los. Já eduquei vários filhotes, e moro em apartamento, todos sem excessão aprenderam a fazer suas necessidades no jornal, lógico que cada qual a seu tempo, dependendo do temperamento do animal, e jamais dei um tapa ou esfreguei o focinho no xixi não acredito nessa teoria. Primeira providencia, tire a caminha dela, pode ser que sem querer ela tenha deixado escapar xixi a primeira vez e está sentindo o cheiro da urina por essa razão tornou a fazer na caminha, vc deve lavar bem e no ultimo enxague mergulhar a caminha em água limpa com um pouco de vinagre branco, ajuda a tirar completamente o cheiro de urina, pode ser passado esse preparado até no piso quando o animal faz fora do lugar desejado, é muito eficiente. Normalmente o animalzinho, evacua logo depois que come então fique atenta, logo depois que comer ele começar a cheirar o chão e dar voltas é sinal que vai evacuar, da mesma forma quando quer urinar, vc deve colocá-lo proximo ao jornal, e não permitir que ele saia dali, perca alguns minutos, e fique acompanhando conversando com ele, sem amedrontá-lo, ele vai acabar fazendo no jornal, assim que ele terminar, manifeste seu agrado, sorria para ele, diga o quanto ele é lindo e inteligente, faça um afago e dê um biscoitinho ou algo que ele goste, vc vai começar a condicionar o animal. Ele vai perceber que toda vez que fizer xixi ou cocô no jornal, vai ser acarinhado e ganhar um mimo, eles são muito espertos o meu cachorro fáz xixi no jornal e vem me chamar pra eu vêr, começa a latir desesperado, até que eu vá na lavanderia olhar o jornal, quer receber o agrado e o biscoito. Qdo eles são filhotes eles esquecem algumas vezes, são distraídos, mas se vc tiver paciencia ele aprende rapidinho, é só dar atenção, e jamais bata ou esfregue o focinho, eu acho muito agressivo. No caso de vc chegar tarde, ele já tenha feito fora do jornal, vc deve demonstrar seu desagrado, faça uma expressão séria, chame ele pra perto, fale que feio, não é aqui que vc tem que fazer xixi, pegue o jornal coloque em cima do xixi e leve o jornal ao lugar certo, vc deve levá-lo junto para que ele veja o que vc está fazendo, limpe imediatamente o lugar onde ele fez, use um pouco do vinagre branco, para tirar bem o cheiro. Deixe o jornal com o xixi algum tempo, para que ele perceba que é lá que tem o cheiro dele, e que é lá que ele deve fazer. Tenho certeza, que vc vai conseguir educar seu filhote.

• Pode ter certeza que foi pra chamar sua atenção!!! de repente vc não deu atenção devida e ela resolveu te desafiar!!! Não se preocupe, continue incentivando e elogiando , pode ter certeza que volta ao normal... A minha cachorra fez muito tempo em todos os lugares da casa, até encontrar o que ela mais gostava... longe da comida e do lugar em que dormia... comprei uns petiscos e toda vez que ela fazia no lugar escolhido eu dava como brinde...hoje está com dois anos... faz no jornal e também na rua se sai pra passear. Vale a pena ter paciência... Tente...

• Acredito que esteja tentando chamar sua atenção. Vc continua dando a atenção de sempre?

• As vezes isso acontece por ter um mesmo animal na casa e ela fica com ciume, sei la! Pq os caes tem mania de marcar territorio com a urina. Mas as femeas eu nao sei. Ou entao ela eh igual crianca q faz xixi na cama quando ta dormindo e nem percebe.....Os caes tambem sonham!

• Por acaso houve alguma mudança no seu comportamento em relação a ela? Pois pode ser isso, pode ser que ela queira estar querendo chamar atenção.

• desaprender, eu acho meio dificil!!!

ela só quis diferenciar um pouco!

depois ela volta a fazer no jornal de novo.

• Bem,ela pode ter feito isso pra chamar sim sua atenção ou até mesmo como ela tem apenas 3 meses,pode ter esquecido.Pois sempre temos que está lá mostrando e lembrando a ela onde é o lugar certo dela fazer suas necessidades.Deve ter paciência, porque ela ainda é bastante nova e pode esquecer.Mas evite bater nela,grite e esfregue o focinho dela no lugar onde ela fez o xixi errado e em seguida mostre onde ela deverá fazer,esfregando tanmbém seu focinho. Foi assimq ue ensinei a minha cadela poodle e até hoje ela me obedece não só a isso como a tudo...detalhe: nunca bati nela,só grito e ela sempre me obedece e me respeita! Sou a favor dos bons tratos dos animais:-)

Espero que eu tenha ajudado!

Bjaum;-***

Sign In or Register to comment.