Dupla troca com precipitado, por favor, confiram para mim?

Pessoal, estou com muita dificuldade nisso, parece que estou fazendo pelo rumo, então me dêem uma força, confiram para mim, vê se minhas equações estão balanceadas e se o precipitado está certo.

Agradeço muito.

(UFS-SE) Em quatro tubos de ensaio rotulados por I, II, III, IV, misturam-se soluções aquosas de:

I. brometo de sódio + nitrato férrico

II. iodeto de potássio + sulfeto de amônio

III. sulfeto de sódio + nitrato de zinco

IV. carbonato de sódio + brometo de cálcio

Há formação de um precipitado em:

a) I e II

b) I e III

c) II e III (MARQUEI ESTA)

d) II e IV

e) III e IV

Minha resolução:

I. NaBr + FeNO3 --> FeBr + NaNO3 (sem precipitado)

II. 2KI + S(NH4)2 --> 2KNH4 + SI2 (o precipitado é SI2)

III Na2S + Zn(NO3)2 --> 2NaNO3 + ZnS (o precipitado é ZnS)

Portanto alternativa C, II e III

Mais uma vez agradeço pela ajuda.

Comments

• Olá

a sua solução infelizmente está errada

em uma reação de dupla troca

AB + CD -----> AD + CB

o cátion de uma substância se junta com o ânion da outra e vice versa

no exemplo A e C são cátions e B e D são ânions

para saber se uma substância é solúvel ou não, precisamos consultar uma tabela de solubilidade ...

vamos às suas reações:

I. brometo de sódio + nitrato férrico

3 NaBr + Fe(NO3)3 ----> 3 NaNO3 + FeBr3

mas todos os sais de sódio são solúveis e o brometo de ferro III também é solúvel

então não forma precipitado

II. iodeto de potássio + sulfeto de amônio

2 KI + (NH4)2S ----> 2 K2S + 2 NH4I

mas todos os sais de potássio e de amônio são solúveis

então não forma precipitado

III. sulfeto de sódio + nitrato de zinco

Na2S + Zn(NO3)2 ----> ZnS + 2 NaNO3

nitrato de sódio é solúvel mas sulfeto de zinco não é, portanto aqui existe precipitado de Sulfeto de zinco (ZnS)

IV. carbonato de sódio + brometo de cálcio

Na2CO3 + CaBr2 ----> 2 NaBr + CaCO3

nesse caso o brometo de sódio é solúvel mas o carbonato de cálcio é insolúvel, portanto aqui existe precipitado de CaCO3

resposta correta:

e) III e IV

houve precipitado nos experimentos III e IV

Vou explicar aqui um pouco melhor a questão de dupla troca:

pegando como exemplo a reação IV

Na2CO3

tem Na+ como cátion e

CO3^2- como ânion

CaBr2

tem Ca2+ como cátion e

Br- como ânion

então o cátion do primeiro reagente se junta com o ânion do segundo reagente:

Na+ + Br- ----> NaBr (brometo de sódio)

e

o cátion do segundo reagente se junta com o ânion do primeiro reagente:

Ca2+ + CO3^2- ----> CaCO3 (carbonato de cálcio)

essa que foi a "dupla troca"

cátion de um com o ânion do outro e vice versa ....

para saber as valências é interessante consultar uma tabela de cátions e ânions

• Erros principais:

- A nomenclatura de sais inorgânicos é sempre assim: nome do ânion + de + nome do cátion. Na fórmula molecular, troca: você escreve o símbolo do cátion e depois o do ânion. Você se atrapalhou quando foi escrever a fórmula molecular do sulfeto de amônio, que é (NH4)2S e não S(NH4)2.

- Sempre na fórmula molecular, usamos a regra da cruz: a carga do cátion dá o numero de baixo que entra do lado de fora do parenteses, no ânion, e vice-versa. Isso não foi seguido no nitrato férrico: o ferro tem carga +3 e deveria ter um parenteses com um três fora, no nitrato, assim: Fe(NO3)3. O nitrato não dá nenhum número pro ferro, pois a carga do nitrato é -1.

Para corrigir estes erros, sugiro que voce pegue uma tabela de ânions e cátions e consulte quando for escrever as fórmulas moleculares, por repetição você vai acabar gravando a maioria deles.

Vamos as correções:

I. 3NaBr + Fe(NO3)3 ---> FeBr3 + 3NaNO3.

Todos os nitratos são solúveis, e somente brometos de prata, chumbo e cátion mercuroso são insolúveis. Todos os dois compostos são solúveis.

II. 2KI + (NH4)2S ---> 2NH4I + K2S

Iodetos são o mesmo caso dos brometos, portanto iodetos solúveis. Sulfetos de cátions da família 1A e 2A e cátion amônio são solúveis. Sem precipitado.

III. Na2S + Zn(NO3)2 ----> 2NaNO3 + ZnS

Este nitrato é solúvel, como vimos antes. O zinco é um metal de transição, e seu sulfeto, diante do que vimos antes, é insolúvel. Precipitado é o ZnS.

IV. Na2CO3 + CaBr2 ----> 2NaBr + CaCO3

Este brometo é solúvel, já quanto ao carbonato, somente carbonato de amônio e de família 1A é solúvel. Carbonato de cálcio é insolúvel, esse é bem conhecido. Precipitado: CaCO3.

Portanto, alternativa E (III e IV).

Espero ter ajudado, faço química. Boa sorte!

Sign In or Register to comment.