Pode o Cristão Julgar ?

São vários grupos de julgadores Cristãos, cada um de per si, se atribui o maior santarão e no papel de poderoso Juíz pronto para julgar o proximo, será ?, veja se você não se enquandra em um desses grupos ?

O que disse o Profeta Jeremias 627 a 580 a.C. acerca dos sacerdotes (Pastores, Bispos, Mestre, Doutores, Missionários, Etc) que profetissam falsamente, escadalazindo o povo: "Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotesdominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?" Jeremias 5:30-31.

O outro grupo é o daqueles que dizem que não é possível julgar a ninguém, pois somente Deus é que sabe todas as coisas. Deixem as pessoas fazerem o que quizerem e aguarde o juízo final..

Outro grupo de cristão julgadores são aqueles que usam a Bíblia com enfase nos Textos clásicos como os de Romanos que diz: "Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar.

Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente.

Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor.

Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus." Rom. 14:4-11.

Pode o Cristão julgar os erros do seu irmão, ou simplesmente adverti-lo, orar por ele ?

Comments

  • Jesus nos mandou anunciar o evangelho ao povo e testemunhar que Ele foi posto por Deus como Juiz dos vivos e dos mortos.(Atos 10:42).

    O julgar é proibido por Deus, pois nem Jesus, quando esteve aqui julgou alguém. "Pois Deus mandou o seu Filho para SALVAR o mundo e não para JULGÁ-LO. (João 3:17).

    Jesus disse que faríamos as mesmas obras que Ele e ainda maiores que ele fez, (pois teríamos muito mais tempo, oportunidades e recursos para isso). De modo que as nossas obras não consistem em julgar quem quer que seja.

    Entretanto, o que muitos consideram julgamento, significa o compromisso com a verdade de Jesus. Quem se cala diante do pecado, da injustiça e de falsas doutrinas não ama de verdade.

    A Bíblia diz que o amor "...não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade" (1 Co 13.6).

    Ao estar em jogo a verdade, Estevão argumentou, mas sempre em amor a seu povo e com temor diante da verdade em Cristo. O apóstolo Paulo estava disposto a ser considerado maldito por amor ao seu povo, mas não cedia um milímetro quando se tratava da verdade em Cristo.

    Jesus amou como nenhum outro sobre a terra, mas assim mesmo pronunciou duras palavras de ameaça contra o povo incrédulo, que seguia mais as tradições e as próprias leis do que a Palavra de Deus.

    Não podemos assistir as pessoas indo para o inferno sem deixar de falar a verdade: que só Cristo é o Senhor e Salvador, que Ele tem todo o poder no céu e na terra e que ninguém vai a Deus, a não ser por Ele.

    Por isso não podemos tolerar falsas doutrinas sem protesto e sem contestação.

    Se fosse para viver em paz e a harmonia, como muita gente defende, deixando de falar a verdade para evitar discussões, não teria havido a Reforma Protestante de Martim Lutero. Estaríamos até hoje adorando a "virgem" Maria e estaríamos nos curvando perante imagens e relíquias em nome da paz.

    O livro de Atos dos Apóstolos conta como o Paulo, ao defender suas decididas convicções, foi por diversas vezes espancado com varas, apedrejado e deixado como morto, acorrentado e lançado na prisão, arrastado diante das autoridades, e só por pouco escapou de uma tentativa de assassinato.

    Infelizmente, hoje há pastores, que para ver o crescimento de suas igrejas, deixam de falar a verdade em prol da manutenção paz e da harmonia. Eles podem até fugir das polêmicas, mas certamente não escaparão do tribunal de Cristo.

    Deveríamos orar muito por sabedoria e, com amor ainda maior, chamar a atenção para a verdade e não tolerar a as falsas doutrinas.

  • Posso emitir juízos de valor mas não sentenciá-lo, que seria o julgar propriamente dito.

    Todos nós temos nossos erros e acertos.

    Ninguém é perfeito...

    Se todos somos imperfeitos então não poderíamos advertir nossos irmãos?

    Não creio assim.

    Podemos emitir juízos de valor, mas não podemos sentenciar ninguém.

    Uma coisa é dizer:

    "Você está errado meu irmão... seria melhor que revisse a sua conduta."

    Outra é afirmar.

    "Você está errado. Certamente você será castigado por D'us."

    Quem sou eu para saber os desígnios de D'us?

    Só Ele tem o direito de julgar.

    Poderia eu dizer com toda a certeza que alguém irá para o inferno?

    Não, certamente que não.

    Mas posso advertí-lo que se continuar por tal caminho poderá se afastar de D'us.

    Espero que eu tenha sido claro.

    Um abraço.

  • A BÍBLIA diz q devemos julgar todas e q o homem espiritual julga todas as coisas e de nada e julgado porque tem a mente de CRISTO.

    MAS JULGAR SEGUNDO A JUSTIÇA DE DEUS E NÃO SEGUNDO DOGMAS E DOUTRINAS HUMANAS, ENTENDE?

  • creio que você está falando do julgamento de homem para homem. E n, n devemos vulgar !

    mas... se Deus abomina, n deve fazer parte da nossa vida!

  • Alertar a outra pessoa pelo erro q ela está cometendo muitas vezes até sem saber é necessário, afinal, "quem avisa amigo é", mas julgar não podemos.

    Pq também seremos julgados.

    Nem julgar, nem santificar, nem nada parecido.

    Somos todos iguais e imperfeitos.

    Seremos salvos somente pela misericórdia de Deus.

    Se fosse pela nossa perfeição ou por achar q somos só nós q seremos salvos, pq só nós somos os certos, não chegaríamos nem perto do céu.

    Mas também não custa a gente sonhar e ficar falando q vai ser, vai q um anjo ouve e diz amém...

  • Um tonto vai querer julgar outro tonto.

Sign In or Register to comment.