Nem a Palavra nem o Nome de Deus Lhes Agrada?

Embora o tetragrama hebraico )יהוה(apareça quase 7.000 vezes nas Escrituras Hebraicas, o nome “Jehovah” (Jeová), ou “Yahweh” (Iavé), tem sido substituído pelo anônimo LORD (SENHOR) em muitas Bíblias em inglês. Também, o nome é totalmente omitido nas traduções correntes da Bíblia no idioma africâner. A tradução espanhola Franquesa-Solé usava o nome em sua edição original. Quando se publicou a edição revisada, o nome divino desapareceu, substituído por Señor (Senhor). O mesmo se deu ao longo dos anos com a tradução Almeida, em português.

Update:

ÀGUIA,

João 17:3, ALA: “[Jesus orou a seu Pai:] A vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro [“tu que és o único Deus verdadeiro”, BLH], e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (Note que Jesus referiu-se, não a si mesmo, mas a seu Pai no céu como “o único Deus verdadeiro”.)

João 20:17, ALA: “Recomendou-lhe [a Maria Madalena] Jesus: ‘Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos, e dize-lhes: subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.’” (Portanto, para o ressuscitado Jesus, o Pai era Deus, assim como o Pai era Deus para Maria Madalena. É interessante que não encontramos nenhuma vez nas Escrituras o Pai dirigindo-se ao Filho como “meu Deus”.)

Update 3:

Também, Jeová orientou seu povo antigo de Israel quanto ao uso do dinheiro que fôra reservado para certo propósito: “Tens de dar o dinheiro por tudo o que a tua alma almeje em matéria de gado vacum, e de ovelhas e de cabras, e de vinho, e de bebida inebriante, e por qualquer coisa que à tua alma te peça; e tens de comer ali perante Jeová, tou Deus, e tens de alegrar-te.” (Deu. 14:26) Quão óbvio é que Deus visava que o leitor tivesse prazer em comer e beber!

E que vívido prazer e satisfação deveria ser obtido em conexão com o arranjo marital, a Bíblia indica claramente, dizendo: “Alegra-te com a esposa da tua mocidade . . . Que te extasies constantemente com o seu amor.” — Pro. 5:18, 19.

Update 5:

VEJA ESTE SITE:

É errado tomar bebidas alcoólicas?

http://www.watchtower.org/t/200612b/article_01.htm

Comments

  • Eu prefiro que a tradução do original se mantenha. Vejo na "Bliblia na Linguagem de Hoje" que é bem popular mas o risco é que mais umas 2 ou 3 revisões podem estar chamando Deus de O CARA, BROW, e outras girias.

    Assim como pai, foi virando, "o velho", o "coroa lá de casa" e se alguns toleram ou aceitam ou até achem carinhoso td bem eu ja vejo como banalização de uma figura importante na família.

    Eu nao quero e nao atendo por "tia" qdo um adolescente me chama assim, nem vou tolerar que seja "a coroa lá em casa", a "dona maria" e por aí vai.

    Mesmo que pra alguns nao faça diferença e aceite bem esses "títulos" pra mim nao pq eles estao cada vez remetendo a um tratamento desrespeitoso.

    Qdo se trata do Sagrado pra quem respeita como tal, o que é meu caso, quero fazer jus à forma mais respeitosa que possa me referir a Ele.

    Confesso que sei pouco sobre isso e agradeço a oportunidade de aprender com a sua pergunta.

    Fui criada em "lar evangélico" o que me garantiu uma série de conflitos e trouxeram distúrbios relevantes a minha saúde mental.

    Pra mim foi apresentado um deus exigente, que castiga, que é vingativo, mesmo com crianças, e tratado por "Pai", Senhor, e a figura paterna que pra mim foi alguém mau, injusto pois meu pai foi um homem violento, e cheio de culpas e a imagem dele como pai ligada a esse deus que tb travam como pai, aterrorizava muito. Tanto que me levou a frequentar os cultos por medo de ir para o inferno. Toda minha vida era em função de me comportar pra ser aprovada por esse deus mau e vingativo um big brother que me acompanhava a cada movimento em qq lugar.

    Qdo fazia alguma coisa que me dava prazer logo vinha a culpa e roubava o sentimento bom e caia em depressão pois sabia que tudo que eu gostava ou que desse prazer era mundano e não agradava a deus.

    Ir ao cinema, ver TV, beber uma cerveja, e uma lista imensa de coisas boas era tudo pecado.

    Qdo tinha 9 anos fui escondida de minha mãe numa seção gratis de cinema (pq nunca dariam dinheiro pra eu entrar num cinema) pelo dia da criança, e o filme era era uma comédia de Jerry Lews. Na volta saí correndo pra chegar em casa rapido e nao ser notada a minha ausência. Caí e machuquei o joelho. Esfolou e doía mto e fiquei escondendo pra minha mãe nao ver.

    Fiquei péssima pq fui onde era proibido e deus me castigou na hora me jogando ao chão pra que com ferimento e o risco de uma surra em casa eu aprendesse a nao desobedecer.

    Encurtando a historia eu qdo adulta entrei num conflito tao grande com deus que pensei varias vezes em tirar a vida. já que eu ia pro inferno mesmo e aqui ja estava horrível pq nada do que fazia era lícito, melhor ir logo. Passei a anestesiar minha dor da alma enqto nao morria, com comprimidos e bebida.

    Até que um dia alguem aqui do YR mesmo da minha rede de amigos, me escreveu uma e mais outra vez e foi me mostrando um Deus que não era como o que me venderam. Que me ama e me protege e não me julga tão severamente. Que eu tb nao devo me julgar e me chicotear tanto mas viver bem.

    Fui sentindo uma paz que nunca senti antes. Já tinha deixado de ir a igrejas e nao vou a nenhuma ainda nem pretendo por enqto. Minha relação é com Deus na forma que conheci agora. Sei pouco sobre Ele, mas o principal me basta, que está do meu lado e não contra mim.

    Voltando a sua pergunta, (acabei indo longe dela) o nome de Deus me agrada sim! mas desejo conhecer a forma que mais Lhe agrada e é legitima de ser chamado.

    Ou entao, voltando ao que escvrevi no inicio, logo vamos estar tratando por girias como já acontece ate qdo a Xuxa diz "O cara la em cima" e as crianças ouvem isso e vão tendo uma imagem cada vez mais distante de quem é Deus.

    Sem falar dos que tratam Ele como o quebra galhos da vida. Ta sem grana vai fazer correntes de oração, quer uma cura passa a ser contribuinte fiel mensalista de valor X pra um tele-pastor, missionário, apóstolo, irmão ou algo que o valha, desses que estão se multiplicando a cada dia.Ágora quero aprender um pouco da origem de tudo e nao as varias traduções e versões que alteraram o original.

    Abraços,

    Lia.

  • As Bíblias revisadas não podiam colocar só o tetragrama, pois é impronunciável.

    Qualquer combinação do mesmo é mera especulação.

    Eis o motivo por que colocaram SENHOR. É o que se pode pronunciar sem cair em erros.

  • As sociedades evoluem. As religiões as seguem de longe e a contragosto. Não se tornaram mais humildes e tolerantes. Apenas perderam o poder que tinham sobre as pessoas. Já não inspiram o medo e, cada vez menos, o respeito.

  • e quem modificar minha palavra tera seu nome riscado do livro da vida assim diz a biblia ou seja quem modificar a palavra de deus tera seu nome tirado do livro dos que irão para o ceu.

  • Porque os anciãos dão mau testemunho bebendo bebidas alcoolicas?

  • O Império Romano foi substituído pelo Império do Vaticano (as cores são as mesma verde,vermelho e branco) e a bíblia e descrita conforme o interesse do Imperio não importa quantas religiões surgirem, pois e verdadeira bíblia esta escondida nos subterrâneos do Vaticano.

  • De alguma forma, as religiões cristãs optaram por também não dar o nome de Deus nas escrituras, pois Deus não se dá um nome na Bíblia. É apenas Eu sou. Então foi recomendado que nas bíblias católicas se substituísse o Yavé e assemelhados por Senhor e Deus.

  • As autoridades não querem que o povo aprenda o nome do Deus de Israel pq/é pecado chamar o nome dele em vão... então pra poupar o povo de mais um pecado fizeram isso. Bem simplista o raciocinio mas acho que tem alguma luz nisso! rsss

    ps_ vc é gostosão hem! hummmmm

  • Se a vc também não agrada, Por que quer então vir com essa onda de "eu sei tudo" falando asneiras? Quer só gerar confusão? A mesma Bíblia que vc despreza. diz que quem quiser ser sábio aos olhos de Deus primeiro se faça louco aos olhos do mundo porque a sabedoria do mundo é loucura para Deus e sua informação não procede. Deus e senhor é tradução para a mesma palavra que reverentemente deve ser poupada de repetir. Fui pesquisar e não encontrei nada que justifique a sua falsa acusação; onde na Almeida aponta God (Deus) no hebraico aponta elohim- Senhor, contudo, se vc citar sua fonte, vou me dar ao trabalho de ver sua acusação. tenho aqui comigo a Bíblia hebraica, e nova versão do hebraico. Dicionários, concordâncias, comentários e curiosidades do hebraico bíblico, Grego e as versões da King James, e a Ferreira de Almeida. Vc está blefando como seu pai o capiroto!

  • Obrigado pelos detalhes curiosos, mas para mim tanto faz, Deus é Senhor, o Senhor é Deus....

Sign In or Register to comment.