Quem é entendido de Umbanda por favor me ajude?

POR FAVOR EU SEI QUE É MUITO MAIS LEIAM

Estou desesperada ....Olha o que eu fiz ontem...

Falei com a mãe de Santo sobre a minha vontade de participar da gira

Ajudar de alguma forma e não so de ficar na .assistência

Ela deixou colocou algumas roupas em mim e deixou eu entrar

Então eu fiquei até o final na gira.eu me consultei com o Seu marinheiro ele falou assim que eu poderia ficar Participando mais como ajudante (eu esqueci o nome é quem acende o charuto ,da bebida...)

Ai como era a ultima do ano os últimos foram exu e bombo gira

Era Seu Marabo ai ele pergunta pra mim se eu ia continuar eu falei que ia.

Ai depois veio as Bombo Gira dai eu falei que ia continuar ela gosto de mim falo que era muito esforçada pela primeira vez que estava participando de uma gira (lá dentro da gira)

Certo!adorei participar fiquei muito feliz

Ai cheguei em casa minha mãe falou pra mim não ir mais porque é muito longe e porque eu sou muito nova e isso é uma responsabilidade muito grande (tenho 16 anos)

falou assim que até toma um passe ,pedir uma ajuda tudo bem mais isso já é demais

E ai meus irmãos o que que eu faço

Eu sei que meti os pés pelas mãos não deveria ter feito o pedido

Mais agora que eu já fiz o jeito é concertar

O que eu faço porque eu falei at com Seu Exu Marabo e ele é de lei.

Eu falei ta falado me ajudem vocês que são mais experientes

Outra coisa eu comecei a frequentar centros de Umbanda a 3 meses prestem atenção!

Eu fui em um centro 4 vezes na assistência parei de ir porque Seu Zé baiano não gosta de conversar ,2 vezes em outro dai lá dentro desse me convidaram para ir nesse outro que eu participei da gira.E minha colega me convidou para ir no dela.(eu ainda não fui vai ser dia 5 a última do ano.)

Minha mãe falou que eu não vou receber graça nenhuma porque eu fico pulando de centro em centro.Mais é porque eu não me indentifiquei direito o que eu mais gostei foi o do Seu Zé Baiano mais tem aquele problema que eu falei.

Me digam a opinião de vocês eu sei que eu sou muito desesperada que tem que ser devagar mais agora que já foi vou fazer o que?

Me de a opinião sincera de vocês.Eu adoro ir no centro me sinto muitíssimo bem participando

acho muito linda aquelas roupas as danças não quero parar de frequentar nem que for so na assistência.Mais tem um problema toda vez que vai tem que fazer uma pergunta para que eles possam ajudar e nem sempre eu tenho a algo para perguntar eu gosto de ir mais para ver, ouvir as cantigas e etc

Mais uma vez eu pesso ajuda de amiga mesmo não de yahoo...mais sim um conselho

Por Favor.

Que Deus e todos os orixas venham iluminar o caminho de todos vocês de coração.

Update:

OLHA GENTE COMO TODOS ,TODOS MESMO ME DERAM OTIMOS CONSELHOS CONSEGUI APRENDER MUITO COM TODOS VOCÊS ESCUTEI O CONSELHO DE TODOS VOU CONTINUAR A PROCURA DE UM CENTRO QUE TOQUE NO MEU CORAÇÃO E NÃO VOU MAIS SER DESEPERADFA SO VOU ASSUMIR COMPROMISSO QUANDO TIVER CERTEZA.

ESTOU CRESCENDO MUITO COM O APRENDIZADO QUE VOCÊS ME PASSAM NÃO SO NESTA MAIS EM TODAS AS PERGUNTAS QUE EU FAÇO MUITISSIMO OBRIGADA!!

QUE TODOS OS ORIXAS ILUMINEM O CAMINHO DE VOCÊS LHE DANDO MUITA SABEDORIA E FORÇA PARA TODOS OS OBSTACULOS DA VIDA E QUE DEUS ABENÇOE RICAMENTE A VIDA DE VOCÊS.

MUITO OBRIGADA MESMO

EU FIQUEI MUITO INDECISA POIS TODOS ME AJUDARAM ENTÃO COLOQUEI MINHA PERGUNTA EM VOTAÇÃO TA BOM!!!

Comments

  • Você tem que ir trabalhar na Umbanda quando sentir realmente que quer e deve ir. Acho que é muita responsabilidade pra uma menina que ainda tem que estudar muito, eu sei porque fiquei uns meses no centro, ajudava os cambones e conversava com as entidades sempre que podia. Mas nem sempre dava pra conciliar o trabalho, a faculdade e centro..mas às vezes eu faltava aula para ir aos desenvolvimentos, saía mais cedo do trabalho para ir ao centro, isso me consumia muito. Eu gostava da ir mas minha família brigou com a mãe de santo e por esse motivo não estou podendo frequentar, e hoje sei a responsabilidade que era, o quanto eu trabalhava..Espero um dia poder encontrar outro centro e ir sozinha, sem envolver familiares, e que isso aconteça no momento que eu me sentir preparada e com maturidade para assumir o trabalho. Eu acho que voce realmente não deve ficar pulando de centro em centro, pois isso passa uma imagem de pouco comprometimento. Você pode começar só assistindo e se consultando, até a hora que achar que deve para não atrapalhar a gira, quando tiver que começar a trabalhar, será na hora certa. Converse com sua mãe de santo, fale que está tendo muitas ocupações por causa dos estudos e que prefere apenas assistir, conte o que sua mãe falou tbm, tenho certeza que ela vai entender..vc não TEM que ter uma pergunta sempre..muitas entidades nem mesmo nos convidam para a consulta, a Vovó Maria Redonda, por exemplo, sempre chama todo mundo que vê, mas é só pra dar um passe, um abraço confortante e conselhos, ela sempre sabe o que tá no seu coração, então não precisa ter uma pergunta em mente..Acho que essa pergunta que vc fez aqui já é uma pergunta a fazer a ela ou outra entidade como ela. Só faça o que seu coração mandar.

    Que Oxalá te ilumine!

  • Eu acho que você ainda é muito nova realmente, Umbanda é uma responssabilidade para o resto da vida.

    Você pode frequentar algumas casas, escolher uma onde você se identifique, mais cuidado, não é prestar atenção só nas roupas e danças, tem que ver a conduta da casa, se o zelador é uma pessoa seria e não mais um aproveitador (existem muitos por ai infelizmente), tem que observar os filhos da casa, como se comportam, se existe respeito, seriedade nos trabalhos.. só depois de ter certesa da idoniedade da casa você pode se oferecer pra cambonar.... ai presta atenção nos guias, nos trabalhos feitos, se a casa presta caridade. Tudo isso é muito importante na sua escolha.

    Tenha calma, paciencia, peça que os orixas te iluminem e mostre uma casa boa que você possa cuidar da sua espiritualidade e fazer sua caridade.

    Axé

  • Naira, posso falar por experiência própria, pois já passei por diversas religiões (Kardecismo, Catolicismo, Igrejas Evangélicas, Xamanismo, etc), pois sou um estudioso de religiões, e hoje estou na Umbanda (sendo Ogã da casa), e amo esta religião.

    Não tem problema você ter prometido para um Exu de Lei que você ia continuar a freqüentar e quiser parar, pois ele mais que ninguém sabe que este mundo é passageiro e que nós os encarnados temos problemas. E além de tudo ele sabe que temos que encontrar um lugar que toque o nosso coração, seja a religião que for, pois a única coisa que importa é a caridade, e o bem que possamos fazer ao próximo.

    Concordo com sua mãe, pois é uma responsabilidade, é um compromisso que você está assumindo, e tenha certeza daquilo que você quer fazer, pois ainda você esta estudando e outros compromissos que possa ainda assumir.

    A Umbanda é uma religião magnífica, se você quiser só freqüentar, mesmo sem ter coisas pra pedir, isso é um sinal muito bom, pois mostra como sua vida esta equilibrada.

  • Não sobrou mais nada para eu te falar,nobre amiga,ouça a voz do seu coraçãozinho,e essa da mãe de santo falar que você não vai receber graça nenhuma pois fica pulando de centro em centro,é a mesma coisa de dizer que haverá cruzamento de linhas,ou seja pura bobagem,pois o mesmo Deus que te ama em um centro te amará em outro,pois ele é onipresente,isso é apenas jogo de pais de santo para segurar fiéis,pura bobagem.Fica em paz,pois eu levei 18 anos para desenvolver a minha mediunidade,sempre fui cambono,e digo que cambonos tem muita responsabilidade dentro dos trabalhos,só perdem para o pai ou mãe.E outra coisa,cada centro tem uma maneira de trabalhar,de ver as coisas,portanto seria realmente bom,por esse motivo,você se fixar em um e não dar bola para o que os outros dizem,pois a essência da umbanda,por mais que queiram mudar será sempre a mesma:Amor e caridade em tudo.

    Paz e bem amadinha de Jesus.

  • Simpatizo muito com a Umbanda.

    Talvez você encontre a reposta no Instituto Cultural Aruanda, dos meus amigos: http://www.teologiadeumbanda.com.br/ead/

    Abraço!

  • As resposta de Alexo, Ciganinha e Juliano estão corretas.

    Eu passei o que vc está passando e hj tanto gosto da umbanda e estudo kardec.

    VC não pode se empolgar demais, tudo é muito bonito por fora... mas vá com calma.

    Siga o que a sua mãe disse, não pegue responsabilidades agora, pq qdo vc começar a

    trabalhar com as entidades não poderá largar.

    Procure ler mais e se informar mais.

    Conheço muita gente que teve fé de "fogo ardente" e não deu muito certo.

    O certo é: fé de água corrente....

    Fique na Paz....

    Abraços...:)

  • NAIRA....RSRSR...VOCÊ É UMA BOA MOÇA...FIQUE TRANQUILA...O PESSOAL JÁ LHE DEU BOAS RESPOSTAS...NÃO EXISTE UMA COBRANÇA, FICA SOSSEGADA...E LEMBRE-SE...ESCUTE E RESPEITE SEMPRE OS SEUS PAIS

    ABRAÇOS...

  • Olá, amiga

    Realmente vc está bem desesperada, além de confusa..rs. Mas isso td pode ser resolvido.

    Sua mãe tem razão quando diz que ser CAMBONE ou CAMBONA é muita responsabilidade dentro do terreiro, assim como ser qq outra coisa q vc seja chamada pra ser ou se apresente pra ser. Trabalhar numa corrente, na gira, é de muita responsabilidade, enorme até, eu diria...Vc precisa ver se está pronta pra encarar essa responsa aos 16 anos mesmo porque vc pediu pra entrar na corrente de um lugar que nao foi o q vc gostou de imediato...

    Quando sua mae fala em ficar pulando e nao conseguir graça nenhuma, ela tem razão em partes. Vc realmente precisa achar um clã, um terreiro que lhe agrade. Isso acontecerá com o tempo...aguarde que os proprios caminhos dos Orixás te levarão ao lugar correto.

    Quanto à ter falado ate com Sr. Marabô, te garanto que ele entenderá perfeitamente seu lado caso vc decida aceitar a sugestão da sua mae carnal e desistir de sua ocupação no terreiro. Aliás, tenho certeza q ele a´te já sabia q isso poderia acontecer. Seja sincera, peça desculpas por ter sido muito ansiosa e diga q, assim que se sentir realmente preparada, vcs voltam a conversar. Exú é Mojubá!

    Agora, se vc relamente quiser continuar no terreiro, pense direito e por muito tempo nas implicações que isso acarreta. Faça direito e de coração.

    Espero ter te ajudado.

    Saravá!

  • Naira vc pode e deve visitar vários lugares antes de encontrar um em que vc confie nos dirigentes. Escolha um lugar onde não se faça sacrfício de sanguie e onde as consultas sejam grátis, isso que eu estou dizendo é essencial.

    Cuidado, veja bem por que é que vc quer entrar: roupas, danças e canto atraem os jovens mas não são um bom motivo pra você ingressar na corrente, a Umbanda exige muitos sacrifícios, como uma boa parte do seu tempo. Pode levar anos até você conseguir desenvolver sua mediunidade. Quando a gente se sente atraída paraa Umbanda geralmente dá mesmo esse siricotico de estar lá dentro da corrente o quanto antes, mas se você não tem companhia pra ir e voltar e é longe, talvez você devesse ouvir a sua mãe, pois mâe tem sabedoria, tem experiência, mesmo que nos irrite o tempo todo com suas verdades. Você é muito novinha ainda. Nada impede que vc continue frequentando mas sem as obrigação da frequência que será exigida de você. E depois, você terá algumas despesas, deverá contribuir para a manutenção da casa, deverá ajudar levando materiais, terá que fazer suas roupa... você tem como sustentar isso ou está contando com sua família? Não seria mais certo tomar essa decisão quando puder arcar com tudo?

    De qualquer forma, se vc entrar para ajudar, estará entrando como cambone. É a melhor maneira de começar, pois se pode observar muito e aprender. E além disso, você deverá ler sobre a Umbanda e estudar, isso ajuda muit no desenvolvimento. Leia os livrois de Kardec também.

    O fato de vc ter dito que vai entrar não tem importância, simplesmente volte lá e diga que sua mãe aconselhou que agora não dá por isso isso e aquilo e vc resolveu ouvir os conselhos dela, e diga que pretende frequentar na assistência sempre que puder. Se você está lidando com entidades de luz, fique certa de que eles dirão simplesmente que está tudo bem. Fique com as bençãos de Nosso Pai Oxalá.

  • Família e religião.

    Religião não deve gerar desavenças na família. Para DEUS família é mais sagrada que religião.

    Se for realmente para ser umbandista e participar das giras seu tempo chegará.

    Tente resolver em harmonia com tua mãe pois ela é tua primeira mentora. Se não for possivel aguarde e vol quando atingir a maioridade (21 anos).

Sign In or Register to comment.