Preciso de ajuda História?
estou escrevendo um livro que fala sobre uma adolescente no ano de 1889 Inglaterra
preciso saber se alguem sabe como eram as escolas nessa época se todos eram colegios internos se tinham interferencia da igreja como eram os periodos de aula essas coisas
alguem pde me ajudar?
Comments
Leia Charles Dikens e Agatha Cristie, que eram desse tempo.
Na primeira metade do século XIX (na Europa) há notÃcias da criação de escolas inspiradas em métodos pedagógicos que denomino “pré-experimentais, calcados firmemente no que viria a se tornar elemento comum nas iniciativas de renovação educacional pretendidas, não só a essa época, mas também mais adiante, em meados do século XIX e século XX. Trata-se de escolas que teriam como elemento comum uma descentração do eixo da dinâmica de sala de aula, passando este do professor para o aluno (SUCHODOWLSKY, 1973). Ao longo deste perÃodo, o principal resultado em termos educativos teria sido o desenvolvimento de uma concepção teórica que, no âmbito da Pedagogia deu origem a uma idéia que, inspirada no idealismo alemão (especialmente na filosofia de Kant aplicada à educação), entendia a formação como sendo um sinônimo de “formação do espÃrito” através da cultura. Para a consecução de tal objetivo, cabia reformular o sentido da educação escolar, e assim (re)criar a escola pensando-a como uma instituição eleita para o desempenhar desta tarefa de caráter “civilizatório” (CAMBI, 1999). A partir da segunda metade do século XIX, na Europa e nos Estados Unidos, houve o surgimento de uma pedagogia experimental que reunia as seguintes caracterÃsticas: a) era embasada não somente em pressupostos de caráter filosófico, mas também cientÃfico; b) fundamentalmente ligada ao método experimental, transposto para a Psicologia e adotado (muitas vezes sem qualquer tipo de adaptação) como eixo norteador de métodos e técnicas de ensino utilizados nas instituições escolares que caracterizo como “escolas experimentais”. Nas palavras de CAMBI (1999), tal perspectiva educacional corresponderia. a uma pedagogia: “cunhada em estreito contato com a psicologia experimental (...) a pedagogia experimental nasce como não-valorativa (deixa de fora os juÃzos de valor) e visa aos aspectos objetivos e mensuráveis da experiência educativa submetida à experimentação
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/16...