Aos católicos tradicionalistas e aos renovados: porque vocês vão à Missa?

Tenho notado que nem os padres e os cristãos tradicionalistas e talvez nem os padres e fiéis renovados não cumprem seu papel como verdadeiro católico se não sabem porque vão à Missa.

E você, porque vai à Missa. Quais os esclarecimentos ou focos são necessários para fazer verdadeiros fiéis, cristãos denominados discípulo missionário, como diz o padre no batizado: ser profeta, sacerdote e rei?

Tenho ouvido os dois lados e cheguei à conclusão que nem os padres nem os fiéis de ambos os lados sabem o que devem, e como devem participar, e não assistir a Santa Missa!

Os tradicionalistas seguem aqueles folhetos repetindo como um papagaio o que está escrito. De um lado o padre pergunta e de outro o fiel responde. E assim vai. Quando chega o momento da comunhão, o sacerdote já abordou o evangelho sobre o tema do domingo e então comunga-se ficando-se um minuto ajoelhado em oração e depois se senta para esperar os avisos e as bênçãos finais.

Em sua opinião, se você, tradicionalista ou renovado, quisesse tornar a Santa Missa mais eficiente quais providências tomaria, como arcebispo, bispo ou sacerdote ou simples fiel, supondo que o seu arcebiepo ou bispo e o pároco iriam adotar a sua sugestão.

O que você sugeriria? Ou a Santa Missa que você assiste já é ótima? Então porquê???

Comments

• Eu fui católico e posso te dizer com sinceridade: a missa foi o primeiro dos motivos que me empurraram para o ateísmo.

Não existe ritual mais chato e enfadonho do que uma missa.

E a tal renovação carismática, que surgiu como uma alternativa, se mostrou ainda pior.

O único ritual religioso que chama minha atenção são aqueles cultos de igrejas protestantes americanas, onde o coral gospel dá um show de ritmo, melodia e afinação.

Se Deus existisse acho que ele pensaria a mesma coisa.

• Prezada protestante, a Missa não muda, porque a Missa é a continuidade da Ultima Ceia que Jesus celebrou com os seus e que se repete todos os dias para celebrar a Sua Memória.

Missa não é Show, nem teatro , para mudar texto ou roteiro.

A Missa é a continuidade , e o fazer presente todos os dias os mistérios de nossa redenção, a paixão, morte e ressurreição do Senhor.

E estes mistérios não mudam.

Agora, os folhetos podem não mudar, serão sempre 4 paginas.

Mas o conteúdo deles as orações , as leituras bíblicas , as reflexões diárias, todos os dias , principalmente todos os Domingos mudam sim, isto se chama de Liturgia, coisa que as seitas não possuem, aliás, possuem sim, é o momento da gritaria que incomoda a vizinhança e os cachorros começam a latir, e o momento do dá ou desce, quando os protestantes abrem suas vidas, quer dizer, suas carteiras, para quem berrou nas suas orelhas.

Isto sim , sra, protestante, nunca é renovado não.

Passe bem!

• Acho que preciso começar a responder dizendo que a Missa não muda, porque a Missa é a continuidade da Ultima Ceia que Jesus celebrou com os seus apóstolos e que se repete todos os dias para celebrar a Sua Memória.

Missa não é Show, nem teatro , para mudar texto ou roteiro, por isso também quem realmente é católico e vai a missa semanalmente ou até mesmo diariamente entende que não se 'assiste' a Missa, porque ela não é show, o cristão católico 'participa' das celebrações da Santa Missa.

Podemos dizer ainda que a Missa é a continuidade , e o fazer presente todos os dias os mistérios de nossa redenção, a paixão, morte e ressurreição do Senhor, e os Mistérios não mudam, o q muda é a forma mais animada ou tradicional de se celebrar esse grande Mistério.E estes mistérios não mudam.O que mudam também são os tempos Litúrgicos, e com eles mudam as cores usadas nas celebrações e tb os tipos de leituras bíblicas para cada tempo Litúrgico.

Também vale dizer que a ICAR é tão Unificada (na verdade a Única igreja Unificada é a ICAR), que as leituras diárias são realizadas em qualquer igreja católica em qualquer lugar do mundo.

.

• Eles vão a missa pelo mesmo motivo que os crentes vão ao culto.Pura religiosidade abstrata.

Só que os católicos não deixam toda sua grana para o padre.

• Cara irmã,entendo sua pergunta.Mas vamos a missa para agradecer a DEUS por tudo aquilo que recebemos e somos,para pedir perdão por nossos atos errados,para glorificar o seu santo nome,para meditar a sua palavra,para entrar em comunhão com ELE,através da hóstia consagrada.A missa que eu participo e não assisto,pois assistir é para peça teatral,filme e novela,mas para mudar claro que deveria acrescentar as vezes um louvor mais animado etc.Mas somos as vezes um pouco mais organizados que os protestantes,pois não pegamos somente a bíblia,chegamos e começamos a falar sem nenhuma preparação e depois gritar,cair no chão rolar etc.A Santa Missa é sacrifício,não um espetáculo para se mudar todo dia.

• Eu não vou a missa, eu faço culto em minha casa,

eu minha familia, e amigos, não pedimos dinheiro,

nem oferta, nem dizimos.

porque nós temos que ensinar sem cobra nada.

Jesus ensinava, e fazia milagres, e maravilhas,

e curava, e não cobrava nada, e nem preguntava,

se ele devia fazer ou não, o que ele fazia, ele

fazia tudo para glória de Deus.

E nós temos que fazer para glória de Jesus,

porque a salvação nós vamos ter a traves de

Jesus.

Eu gosto muito da palavra de Deus,

mas ela tem que ser verdadeira, lida

na Biblia.

muitos ler mas não pede a Deus sabedoria,

entendimento, interpletação, para que possa

saber, o que Deus, quer que nós aprendemos.

Quando nós lemos a biblia, falamos da palavra

de Deus, nós passamos a ser profetas e sacerdotes,

porque nós falamos de Deus.

E Deus nos á bençoar.

Não sou contra quem vai a missa,porque cada

um tem que fazer, o que gosta.

Mas é melhor ir no culto cristão, que não tem

imagem, porque Deus quer que nós

o adoramos ele, em espirito e em verdade.

• Somos todos irmãos, lutando por um mundo novo!

• Eles nem sabem por que são católicos....

Sign In or Register to comment.