Duvidas em laudo de TC e Ultrasson?
Por favor, gostaria de saber o que pode ser as expressões que foram encontradas em um ultrasson e em uma tomografia computadorizada. Seguem abaixo as informações:
Ultrasson - Figado com dimensões, contornos e ecotextura normais, exceto por pequena calcificação de 0,5cm no lobo direito (granuloma?) . Não há dilatação de vias biliares intra ou extra hepaticas.
Nota-se imagem nodular heterogenea na glandula suprarrenal esquerda, medindo 3,0 x 2,2 x 2,2 cm.
ID - Lesão na glandula suprarrenal esquerda.
Obs. A critério clinico, sugerimos ressonancia magnetica do abdome.
Tomografia
Nota-se no lobo hepatico D, imagem ovalada hipodensa com calcificação nodular associada, de limites definidos, sem realce após contraste endovenososo, medindo 1,2 cm no maior eixo.
Nota-se em topografia de supra renal E, imagem ovalada, discretamente lobulada, medindo cerca de 2,7 x 2,3 cm, com discreto realce heterogeneo após contraste endovenoso.
ID - Lesão em suprarrenal a esquerda de etiologia a esclarecer (Lesão expansiva?)
Imagem nodular com calcificação no lobo hepatico direito (cicatricial?).
Com respeito a lesão na suprarrenal, essa se refere a um neuroblastoma tratado há anos e que se encontra nessa condição desde o fim do tratamento, inclusive com as mesmas medidas, comprovado por um PET-scan realizado há um ano atrás, onde foi constatado que não havia atividade. Essa massa ainda se encontra nesse local por que optamos em não retira-lo por meio cirurgico.
O que mais me preocupada é o que pode significar essa calcificação no lobo hepatico? Pode ser algo grave? Poderia ser gordura, visto alguns anos atrás ter constatado esteatóse através do mesmo exame? O exame indicado para ser feito conforme laudo do ultrasson, seria para investigar a lesão na suprarrenal ou a do figado?
Recorri a esse meio por que o retorno ainda esta longe e agradeço desde já a atenção em me dar respostas sobre isso.
Update:Agradeço a resposta dada, porém gostaria de mais detalhes, por favor.
Comments
Meu caro(a) ! Geralmente essas pequenas lesões calcificadas que aparecem as vezes em exames de imagem são resultados residuais de algum processo inflamatório/infeccioso pregresso. Como vc menciona que já ocorreu um tratamento (quimioterapia creio eu) do neuroblastoma de supra-renal, creio que essa calcificação encontrada tenha ínfima relação com a quimio.